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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBuzar, Márcio Augusto Roma-
dc.contributor.authorGalimi, Stefano-
dc.contributor.authorPantoja, João da Costa-
dc.contributor.authorMachado, Paulo Robert-
dc.contributor.authorSantos, Glaucyo-
dc.date.accessioned2024-02-27T12:08:56Z-
dc.date.available2024-02-27T12:08:56Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBUZAR, Marcio et al. Análise estrutural e de reabilitação do viaduto do Eixo Rodoviário Sul localizado em Brasília. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PONTES E ESTRUTURAS, 14., 2023, Rio de Janeiro. Trabalhos [...]. Rio de Janeiro: ABPE - Associação Brasileira de Pontes e Estruturas, 2023. Disponível em: http://abpe.org.br/trabalhos2023/trabalhos/ID_178.pdf. Acesso em: 27 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47910-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o caso do desabamento de parte do Viaduto sobre a Galeria dos Estados, localizado no Eixo Rodoviário Sul - DF 002, construído no final da década de 50, sendo uma das principais artérias viárias do Plano Piloto de Brasília. Analisam-se as patologias e os mecanismos oriundos que levaram ao colapso estrutural parcial do antigo pilar e do tabuleiro protendido. A estrutura original do viaduto, é composta por 8 tabuleiros de lajes alveolares protendidas de 20m de comprimento, 7 pilares em concreto Armado e 2 cortinas de contenção nas extremidades. O viaduto foi afetado por patologias que, sem a devida manutenção periódica e/o extraordinária, levaram ao colapso estrutural. Avalia-se o projeto de recuperação dos principais elementos estruturais como pilares, vigas e lajes alveolares. Mostra-se a revitalização com o engrossamento do núcleo central dos pilares e enrijecimento global da estrutura. Na requalificação do viaduto foram considerados aspectos de preservação e linguagem arquitetônica do Patrimônio Cultual, levando-se em consideração os aspectos de desempenho, segurança estrutural e vida útil. Mostram-se detalhes do sistema construtivo empregados na recuperação estrutural. Foi considerado no Retrofit aspectos de paisagismo e melhoria da acessibilidade, bem como a sua durabilidade obedecendo às normas de segurança vigentes no País.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherABPE - Associação Brasileira de Pontes e Estruturaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise estrutural e de reabilitação do viaduto do Eixo Rodoviário Sul localizado em Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordViaduto Eixo Rodoviário Sul - Brasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordRetrofitpt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.keywordDesempenho estruturalpt_BR
dc.relation.publisherversionhttp://abpe.org.br/trabalhos2023/trabalhos/ID_178.pdfpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
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