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RejaneMatiasGomesDaSilva_TESE.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorPulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto-
dc.contributor.authorSilva, Rejane Matias Gomes da-
dc.date.accessioned2024-02-27T03:15:34Z-
dc.date.available2024-02-27T03:15:34Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.date.submitted2023-08-04-
dc.identifier.citationSILVA, Rejane Matias Gomes da. “Tornar-se socioeducando – uma questão de arte: processos de imaginação e criação na socioeducação. 2023. 197 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47902-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho está pautado nos princípios teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural, de modo especial nos estudos de Vygotsky sobre imaginação e atividade criadora. Essa atividade constitui o humano, perpassando por toda sua existência e promovendo o desenvolvimento dos processos psíquicos superiores. O objetivo dessa pesquisa foi compreender processos criadores que emergem na e da situação de privação de liberdade em adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Associados a esse interesse, identificou-se como o contexto de pobreza e a situação de privação de liberdade atravessam os processos de criação e como a atividade imaginária constitui-se como movimento de denúncia, resistência e de autorregulação. A escola, nesse estudo, configurou-se como um espaço privilegiado de incentivo e acolhimento dos processos criadores, apostando na educação estética como uma forma de ampliar a compreensão do sujeito sobre si e sobre o mundo. A experiência estética é uma maneira de acessar o pensamento criador e a reflexão crítica, que são habilidades essenciais para o desenvolvimento humano. Com relação aos procedimentos de construção de informações, optou se pela análise de letras de rap de autoria dos jovens que participaram do Festival de Música que ocorreu dentro da unidade de internação, nos anos de 2018 e 2020. As composições mostraram que há um contexto social complexo que influencia suas escolhas e comportamentos, mas que eles também são capazes de reconhecer seus erros e buscar mudanças positivas em suas vidas. A metodologia e as discussões dos resultados são apresentadas à luz da Análise dos Núcleos de Significação. No geral, os pré-indicadores apresentaram que o processo de composição das letras de rap é uma forma de expressão e de conexão entre os jovens no sistema socioeducativo. Tal atividade auxilia os adolescentes a lidarem com suas emoções e a se reconectarem com a sociedade de forma positiva. No entanto, ainda há uma percepção de que a sociedade os julgou por seu passado criminoso e não pela pessoa que são, o que indica a importância de mais investimentos em programas de ressocialização que tenham como referência as pesquisas desenvolvidas nessa área.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTornar-se socioeducando – uma questão de arte : processos de imaginação e criação na socioeducaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolarizaçãopt_BR
dc.description.abstract1The present work is based on the theoretical-methodological principles of cultural-historical psychology, especially on Vygotsky's studies on imagination and creative activity. This activity constitutes the human being, permeating his entire existence and promoting the development of higher psychic processes. The objective of this research was to understand creative processes that emerge in and from the situation of deprivation of liberty in adolescents who are serving a socioeducational measure of internment. Associated with this interest, it was identified how the context of poverty and the situation of deprivation of liberty cross the processes of creation and how the imaginary activity is constituted as a movement of denunciation, resistance and self-regulation. The school, in this study, was configured as a privileged space for encouraging and welcoming creative processes, betting on aesthetic education as a way to broaden the subject's understanding of himself and the world. The aesthetic experience is a way to access creative thinking and critical reflection, which are essential skills for human development. With regard to the procedures for constructing information, we opted for the analysis of rap lyrics written by young people who participated in the Music Festival that took place within the inpatient unit, in the years 2018 and 2020. The compositions showed that there is a context social complex that influences their choices and behavior, but that they are also capable of recognizing their mistakes and seeking positive changes in their lives. The methodology and discussions of the results are presented in the light of the Analysis of Meaning Nuclei. In general, the pre-indicators showed that the process of composing rap lyrics is a form of expression and connection between young people in the socioeducational system. Such activity helps teenagers to deal with their emotions and to reconnect with society in a positive way. However, there is still a perception that society has judged them for their criminal past and not for the person they are, which indicates the importance of more investments in resocialization programs that have research developed in this area as a reference.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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