Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47901
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KarlaVelosoCoura.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Liderança e práticas de gestão de pessoas: as virtudes organizacionais fazem diferença nessa relação? : um estudo em empresas públicas e privadas
Autor(es): Coura, Karla Veloso
Orientador(es): Demo, Gisela
Assunto: Virtudes organizacionais
Gestão de pessoas
Modelos de mensuração
Empresas públicas
Empresas privadas
Data de publicação: 26-Fev-2024
Referência: COURA, Karla Veloso. Liderança e práticas de gestão de pessoas: as virtudes organizacionais fazem diferença nessa relação?: um estudo em empresas públicas e privadas. 2020. 181 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O atual cenário empresarial, permeado por crises, pandemias, instabilidade e incertezas, tem vivenciado mudanças em processos e estruturas, delineando novas demandas aos trabalhadores. Nesse contexto, as organizações precisam promover ambientes de trabalho saudáveis para que eles consigam desempenhar seus papéis em busca de maior realização profissional e obtenção de melhores resultados nos níveis individual, grupal e organizacional. Pesquisas indicam a relevância estratégica da liderança, das virtudes organizacionais e das práticas de gestão de pessoas neste contexto de novos desafios. Ademais, há uma lacuna na literatura no que tange à realização de estudos envolvendo variáveis do comportamento organizacional, especialmente em estudos comparativos entre empresas públicas e privadas. Assim, o presente estudo, de natureza multimétodo, tem como objetivo precípuo analisar as relações entre liderança, virtudes organizacionais e práticas de gestão de pessoas. Para tanto, a tese é composta, além da introdução (capítulo 1) e conclusões gerais, por cinco capítulos que foram desenvolvidos em formato de artigos científicos interdependentes. Primeiramente, nos capítulos 2, 3 e 4, com abordagem qualitativa, foram elaboradas revisões sistemáticas da literatura internacional, com análises bibliométricas, buscando apresentar um panorama do estado da arte de cada variável da pesquisa, bem como seus principais conceitos, fundamentos, pressupostos, instrumentos de medida e estudos empíricos investigando seus antecedentes e consequentes. O capítulo 5, a partir de uma abordagem quantitativa, consistiu em identificar a percepção dos trabalhadores quanto às variáveis de pesquisa, além de verificar se o fato de a empresa ser pública ou privada influencia essa percepção. Neste estudo, por meio de survey, foram obtidos 362 questionários de servidores de empresas públicas e 409 de colaboradores de empresas privadas e utilizou-se da análise de variância na comparação entre os tipos de empresas, obtendo-se diferenças de percepção significativas entre servidores e colaboradores, em todas as variáveis. O capítulo 6 trata de um estudo também quantitativo, onde foram reunidas 771 respostas. Os testes dos modelos de mensuração das variáveis do estudo foram realizados via análises fatoriais confirmatórias, constatando a validade interna, a validade de construto (convergente, discriminante e nomológica) e a confiabilidade das três medidas. Adicionalmente, o teste do modelo estrutural de mediação das virtudes organizacionais na relação entre liderança e práticas de gestão de pessoas, por meio da modelagem por equações estruturais, também foi validado, apresentando bom ajuste, onde as quatro hipóteses de pesquisa foram confirmadas. Enquanto conclusão geral, os resultados coligidos desvelaram diferenças significativas nas percepções de servidores e colaboradores, quanto à liderança, virtudes e práticas, bem como o importante papel dos líderes no sentido de fortalecer a cultura organizacional, fomentando ações virtuosas, as quais aumentam a percepção das práticas de gestão de pessoas, tornando-as mais positivas. Por fim, como contribuição teórica, a pesquisa avançou ao se debruçar sobre um modelo ainda inexplorado na literatura científica, abrangendo tanto servidores de empresas públicas quanto colaboradores de empresas privadas. Em relação às implicações gerenciais, fornece um diagnóstico aos gestores de empresas públicas e privadas, lançando luz à necessidade de considerar as virtudes organizacionais no planejamento e implementação de políticas e práticas rumo a uma gestão de pessoas mais ética, participativa, estratégica e efetiva.
Abstract: The current business scenario, characterized by crises, pandemics, instability and uncertainties, has been experiencing changes in processes and structures, which outlines new demands on employees. In this context, organizations need to promote healthy work environments so that the employees can perform their roles in seeking greater professional fulfillment and obtaining better results at individual, group and organizational levels. Research indicates the strategic relevance of leadership, organizational virtues and human resources management practices in this context of new challenges. In addition, there is a literature gap regarding studies encompassing organizational behavior variables, particularly in comparative studies between public and private companies. Thus, the present study, with its multi-method nature, has the main objective of analyzing the relationships between leadership, organizational virtues and human resource management practices. To that end, this thesis is composed, in addition to the introduction (chapter 1) and general conclusions, by five chapters that were developed in the form of interdependent scientific papers. First, in chapters 2, 3 and 4, with a qualitative approach, systematic reviews of international literature were performed, with bibliometric analyzes, seeking to present an overview of the state of the art of each research variable, as well as its main concepts, foundations, assumptions, measurement instruments and empirical studies investigating their antecedents and consequences. Chapter 5, with a quantitative approach, consisted in identifying the perception of employees regarding the research variables, in addition to verifying whether the fact that the company is public or private influences this perception. In this study, through a survey, 362 questionnaires from public servants and 409 from private companies’ employees were obtained and analysis of variance was used in the comparison between the two types of companies, indicating significant differences in perception between public servants and private companies’ employees, in all variables. Chapter 6 reports a quantitative study, including 771 responses. The tests of the models of measurement of the variables were carried out with confirmatory factor analysis, verifying the internal validity, construct validity (convergent, discriminant and nomological) and reliability for the three measures. Additionally, the test of the structural model of mediation of organizational virtues in the relationship between leadership and human resource management practices, through structural equation modeling, was also validated, presenting a good fit. All the four research hypotheses were confirmed. As a general conclusion, the findings revealed significant differences in the perceptions of public servants and private companies’ employees, regarding leadership, virtues and practices, as well as the important role of leaders in strengthening the organizational culture, promoting virtuous actions, which increase the perception of human resource management practices, making them more positive. Finally, as a theoretical contribution, the research advanced by looking at a model that has not yet been explored in the scientific literature, covering both public companies’ servants and private companies’ employees. Regarding the managerial implications, it provides a diagnosis to the managers of public and private companies, shedding light on the need to consider the organizational virtues in the planning and implementation of policies and practices towards a more ethical, participatory, strategic and effective people management.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2020.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.