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MarcellaDaSilvaCarolino_DISSERT.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves dept_BR
dc.contributor.authorCarolino, Marcella da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-26T21:06:45Z-
dc.date.available2024-02-26T21:06:45Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.date.submitted2023-10-07-
dc.identifier.citationCAROLINO, Marcella da Silva. Mediação docente na Educação Física em classes especiais do Distrito Federal: experiências de aprendizagem para alunas com transtorno do espectro autista (TEA). 2023. 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47898-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNas escolas públicas de Anos Iniciais do Distrito Federal, persiste, de acordo com uma recomendação psicopedagógica específica, o atendimento a estudantes com deficiência em classe especial. A inserção da Educação Física nos Anos Iniciais, por sua vez, faz parte de um programa que tem o objetivo de fornecer diretrizes que ampliem as experiências corporais dos estudantes. Todavia, as escolas que possuem, ao mesmo tempo, uma classe especial e o Programa Educação com Movimento, carecem de diretrizes que deem suporte pedagógico para um atendimento de qualidade para pessoas com deficiência. A fim de contribuir na construção de saberes docentes que auxiliem na orientação de professores, realizamos uma pesquisa pedagógica qualitativa, com objetivo de analisar as possibilidades de flexibilização educacional da mediação docente a partir dos conceitos de ciclo de mediação (Vygotsky, 1991) e de experiência de aprendizagem mediada (Feuerstein; Feuerstein; Falik, 2014). O percurso metodológico compreende: (a) a descrição do Cenário Educacional, com dados sobre o contexto sociocultural e institucional onde a prática educativa está inserida, e sobre as pessoas envolvidas; (b) o Diário de Classe da execução de uma Unidade Didática, pautada nos princípios da psicomotricidade, para o atendimento de duas alunas, de 17 e 18 anos de idade, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e necessidade de apoio muito substancial. As reflexões sobre a prática educativa abrangem desde a avaliação diagnóstica e a elaboração do planejamento didático até as situações educativas vivenciadas pela professora com as estudantes e os resultados, em termos de aprendizagem, para as estudantes e para a professora. Concluiu-se que a mediação docente é capaz de favorecer a aprendizagem de alunas com TEA quando a professora se responsabiliza por considerar a intencionalidade e a reciprocidade de suas estudantes na flexibilização das ações docentes. Acreditamos na aprendizagem que decorre do acesso das alunas aos signos culturais presentes em práticas corporais lúdicas, intencionalmente construídas de forma dialógica pela mediação docente da professora. Dessa forma, pretendemos contribuir para reflexão sobre as possibilidades de novas propostas de mediação docente para a Educação Física escolar no atendimento a alunos com TEA matriculados em classes especiais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMediação docente na Educação Física em classes especiais do Distrito Federal : experiências de aprendizagem para alunas com transtorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordDocentespt_BR
dc.subject.keywordPsicomotricidadept_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordPrograma Educação com Movimento (PECM)pt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In public elementary schools in the Federal District, according to a specific psychopedagogical recommendation, students with disabilities are provided with special classes. The inclusion of Physical Education in the Early Years, in turn, is part of a program that aims to provide guidelines that expand students' bodily experiences. However, schools that have, at the same time, a special class, and the Education with Movement Program, lack guidelines that provide pedagogical support for quality care for people with disabilities. To contribute to the construction of teaching knowledge that helps guide teachers, we conducted qualitative pedagogical research, with the aim of analyzing the possibilities of educational flexibility in teaching mediation based on the concepts of mediation cycle (Vygotsky, 1991) and experience of mediated learning (Feuerstein; Feuerstein; Falik, 2014). The methodological path comprises: (a) the description of the Educational Scenario, with data from the sociocultural and institutional context where the educational practice is inserted, and the people involved; (b) the Class Diary of the execution of a Didactic Unit, based on the principles of psychomotricity, to assist two students, aged 17 and 18, with Autistic Spectrum Disorder (ASD) with the need of very substantial support. Reflections on educational practice range from diagnostic assessment and the development of didactic planning to educational situations experienced by the teacher with the students and the results, in terms of learning, for the students and the teacher. It was concluded that teaching mediation can promote the learning of students with ASD when the teacher is responsible for considering the intentionality and reciprocity of their students in making teaching actions more flexible. We believe in learning that results from students' access to cultural signs present in playful bodily practices, intentionally constructed in a dialogical way through the teacher's teaching mediation. In this way, we intend to contribute to reflection on the possibilities of new proposals for teaching mediation for school Physical Education in serving students with ASD enrolled in special classes.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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