Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | pt_BR |
dc.contributor.author | Carolino, Marcella da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T21:06:45Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T21:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-07 | - |
dc.identifier.citation | CAROLINO, Marcella da Silva. Mediação docente na Educação Física em classes especiais do Distrito Federal: experiências de aprendizagem para alunas com transtorno do espectro autista (TEA). 2023. 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47898 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas escolas públicas de Anos Iniciais do Distrito Federal, persiste, de acordo com uma
recomendação psicopedagógica específica, o atendimento a estudantes com
deficiência em classe especial. A inserção da Educação Física nos Anos Iniciais, por
sua vez, faz parte de um programa que tem o objetivo de fornecer diretrizes que
ampliem as experiências corporais dos estudantes. Todavia, as escolas que possuem,
ao mesmo tempo, uma classe especial e o Programa Educação com Movimento,
carecem de diretrizes que deem suporte pedagógico para um atendimento de
qualidade para pessoas com deficiência. A fim de contribuir na construção de saberes
docentes que auxiliem na orientação de professores, realizamos uma pesquisa
pedagógica qualitativa, com objetivo de analisar as possibilidades de flexibilização
educacional da mediação docente a partir dos conceitos de ciclo de mediação
(Vygotsky, 1991) e de experiência de aprendizagem mediada (Feuerstein; Feuerstein;
Falik, 2014). O percurso metodológico compreende: (a) a descrição do Cenário
Educacional, com dados sobre o contexto sociocultural e institucional onde a prática
educativa está inserida, e sobre as pessoas envolvidas; (b) o Diário de Classe da
execução de uma Unidade Didática, pautada nos princípios da psicomotricidade, para
o atendimento de duas alunas, de 17 e 18 anos de idade, com Transtorno do Espectro
Autista (TEA) e necessidade de apoio muito substancial. As reflexões sobre a prática
educativa abrangem desde a avaliação diagnóstica e a elaboração do planejamento
didático até as situações educativas vivenciadas pela professora com as estudantes
e os resultados, em termos de aprendizagem, para as estudantes e para a professora.
Concluiu-se que a mediação docente é capaz de favorecer a aprendizagem de alunas
com TEA quando a professora se responsabiliza por considerar a intencionalidade e
a reciprocidade de suas estudantes na flexibilização das ações docentes. Acreditamos
na aprendizagem que decorre do acesso das alunas aos signos culturais presentes
em práticas corporais lúdicas, intencionalmente construídas de forma dialógica pela
mediação docente da professora. Dessa forma, pretendemos contribuir para reflexão
sobre as possibilidades de novas propostas de mediação docente para a Educação
Física escolar no atendimento a alunos com TEA matriculados em classes especiais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mediação docente na Educação Física em classes especiais do Distrito Federal : experiências de aprendizagem para alunas com transtorno do espectro autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Educação com Movimento (PECM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In public elementary schools in the Federal District, according to a specific psychopedagogical recommendation, students with disabilities are provided with special
classes. The inclusion of Physical Education in the Early Years, in turn, is part of a
program that aims to provide guidelines that expand students' bodily experiences.
However, schools that have, at the same time, a special class, and the Education with
Movement Program, lack guidelines that provide pedagogical support for quality care
for people with disabilities. To contribute to the construction of teaching knowledge that
helps guide teachers, we conducted qualitative pedagogical research, with the aim of
analyzing the possibilities of educational flexibility in teaching mediation based on the
concepts of mediation cycle (Vygotsky, 1991) and experience of mediated learning
(Feuerstein; Feuerstein; Falik, 2014). The methodological path comprises: (a) the
description of the Educational Scenario, with data from the sociocultural and
institutional context where the educational practice is inserted, and the people
involved; (b) the Class Diary of the execution of a Didactic Unit, based on the principles
of psychomotricity, to assist two students, aged 17 and 18, with Autistic Spectrum
Disorder (ASD) with the need of very substantial support. Reflections on educational
practice range from diagnostic assessment and the development of didactic planning
to educational situations experienced by the teacher with the students and the results,
in terms of learning, for the students and the teacher. It was concluded that teaching
mediation can promote the learning of students with ASD when the teacher is
responsible for considering the intentionality and reciprocity of their students in making
teaching actions more flexible. We believe in learning that results from students'
access to cultural signs present in playful bodily practices, intentionally constructed in
a dialogical way through the teacher's teaching mediation. In this way, we intend to
contribute to reflection on the possibilities of new proposals for teaching mediation for
school Physical Education in serving students with ASD enrolled in special classes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|