Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47897
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ElizuitaDaConceicaoMouraoMoraes_DISSERT.pdf9,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: “Mana, não te afoba! Que hoje a aula vai ser diferente” : as competências digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física
Autor(es): Moraes, Elizuita da Conceição Mourão
Orientador(es): Amaro, Rosana
Assunto: Educação física escolar
Competências tecnológicas
Tecnologia da informação e da comunicação
Ensino médio - avaliação
Data de publicação: 26-Fev-2024
Referência: MORAES, Elizuita da Conceição Mourão. “Mana, não te afoba! Que hoje a aula vai ser diferente”: as competências digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física. 2023. 154 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A pesquisa intitulada “Mana, não te Afoba! Que Hoje a Aula Vai Ser Diferente”: As Competências Digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física”, tem esse título, por surgir dos momentos que antecederam as aulas de aplicação da pesquisa, em que os estudantes estavam ansiosos para saber o que aconteceria na aula de Educação Física, sendo que a pesquisa ocorreu em Macapá-AP. “Mana” é uma gíria usada no norte do Brasil, neste caso no Amapá, sendo um vocativo para pessoas próximas e “Não te afoba” também é uma gíria amapaense que significa “não tenha pressa/te acalma”. Essa foi uma das expressões mais utilizadas pela professora-pesquisadora durante o processo da pesquisa, para pedir que os estudantes esperassem o início das aulas para saberem o que aconteceria. Esta pesquisa foi construída a partir da inquietação de como trabalhar as competências digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo que eles possam utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais. As competências digitais vêm sendo mais solicitadas a partir da pandemia de COVID-19, onde as pessoas tinham que possuir habilidades com tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) e aquelas que não tinham essa aptidão, tiveram consequências negativas em seus estudos e/ou trabalhados. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo geral desenvolver as competências digitais dos estudantes nas aulas de Educação Física. Buscou-se com os objetivos específicos: investigar as competências digitais dos estudantes do ensino médio nas aulas de Educação Física; propiciar aos estudantes a compreensão das dimensões tecnológicas, cognitivas e éticas das competências digitais na Educação Física de acordo com Calvani, Cartelli, Fini e Ranieri (2009) e; criar um e-book para ampliar as possibilidades de aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas aulas de Educação Física. O percurso metodológico se apoiou na abordagem qualitativa, do tipo exploratória com procedimento de pesquisa participante, utilizando-se dos instrumentos como plano de aula, roteiro de observação e questionário aberto. A análise dos resultados foi realizada a partir da relação das respostas dos estudantes nos questionários e a observação da aula, não havendo uma pré-categorização para as respostas, contudo, estas foram divididas em categorias conforme o que surgia no processo segundo as aulas e as dimensões e subdivisões das competências digitais de acordo com Calvani, Cartelli, Fini e Ranieri (2009). A pesquisa ocorreu na Escola Estadual Professora Benigna Souza, na cidade de Macapá-Amapá, com 67 estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Foi possível verificar possibilidades de trabalhar competências digitais dos estudantes utilizando conteúdos da Educação Física, permitindo o desenvolvimento da aprendizagem global dos mesmos.
Abstract: The survey entitled “Sis, don’t worry! That Today the Class Will Be Different”: The Digital Skills of students in Physical Education classes”, has this title, as it emerged from the moments that preceded the research application classes, in which students were anxious to know what would happen in the Physical Education class, and the research took place in Macapá-AP. “Sis” is a slang used in the north of Brazil, in this case in Amapá, being a vocative for people close to us and “Don’t worry” is also an Amapá slang that means “don't be in a hurry/calm down”. This was one of the expressions most used by the teacher-researcher during the research process, to ask students to wait for classes to start to find out what would happen. This research was built based on the concern of how to work on students' digital skills in Physical Education classes according to the National Common Curricular Base (BNCC), so that they can use and create digital information and communication technologies (TDIC) in a critical, meaningful, reflective and ethical in various social practices. Digital skills have been in greater demand since the COVID-19 pandemic, where people had to have skills with digital communication and information technologies (DIT) and those who did not have this skill had negative consequences in their studies and/or worked. Therefore, the research had the general objective of developing students' digital skills in Physical Education classes. The specific objectives were: to investigate the digital skills of high school students in Physical Education classes; provide students with an understanding of the technological, cognitive and ethical dimensions of digital skills in Physical Education according to Calvani, Cartelli, Fini and Ranieri (2009) and; create an e-book to expand the possibilities of applying digital information and communication technologies (DIT) in Physical Education classes. The methodological path was based on a qualitative, exploratory approach with a participatory research procedure, using instruments such as lesson plans, observation scripts and open questionnaires. The analysis of the results was carried out based on the list of student responses in the questionnaires and observation of the class, with no pre-categorization for the responses, however, they were divided into categories according to what arose in the process according to the classes and the dimensions and subdivisions of digital skills according to Calvani, Cartelli, Fini and Ranieri (2009). The research took place at Escola Estadual Professora Benigna Souza, in the city of Macapá-Amapá, with 67 second-year high school students. It was possible to verify possibilities of working on students' digital skills using Physical Education content, allowing the development of their global learning.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.