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Título: Futebol nas aulas de Educação Física : uma experiência segundo a pedagogia crítico-superadora
Autor(es): Costa, Ediane Guimarães
Orientador(es): Costa, Jonatas Maia da
Assunto: Educação física escolar
Futebol
Pedagogia crítico-superadora
Data de publicação: 26-Fev-2024
Referência: COSTA, Ediane Guimarães. Futebol nas aulas de Educação Física: uma experiência segundo a pedagogia crítico-superadora. 2023. 142, 20 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto o ensino do futebol na Educação Física escolar baseado na pedagogia crítico-superadora. O futebol, como um clássico da cultura corporal, deve ser ensinado numa perspectiva que vá além da reprodução de saberes e supere a abordagem tradicional de ensino. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo experimentar uma proposta pedagógica, para os anos finais do ensino fundamental, abordando o conteúdo futebol segundo a pedagogia crítico-superadora, e identificar os processos educativos gerados decorrentes da aplicação da proposição elaborada. A metodologia foi dividida em três etapas, todas apresentando como participantes estudantes do 9º ano e o professor regente de Educação Física. Na primeira etapa, realizamos a observação das aulas de Educação Física e o registro em diário de campo; na segunda etapa, interviemos junto à professora regente em busca de aprimorar as práticas observadas e elaborar uma proposta de aulas de futebol segundo a pedagogia crítico-superadora; já na terceira etapa, com delineamentos da pesquisa-ação, aplicamos a proposta construída e refletimos com os estudantes sobre o que foi vivenciado, com o intuito de compreender a apreensão dos estudantes e os processos educativos gerados. Os resultados mostraram que a proposta experienciada trouxe conhecimentos para todos os envolvidos e gerou nos educandos novos conhecimentos. O trabalho fez com que os estudantes não só fossem capazes de refletir sobre o conteúdo apresentado, o futebol, mas também conseguissem pensar para além deste, fazendo relações com diferentes temas presentes na realidade. Podemos inferir que práticas pedagógicas com intencionalidade e compromisso educativo geram motivação no aluno para o processo de ensino-aprendizagem. Outrossim, a proposta pedagógica com base na pedagogia crítico-superadora proporciona espaços de maior participação e protagonismo para os estudantes, incitando-os a refletirem sobre o conteúdo e extrapolarem o entendimento para além dele. Promover uma Educação Física escolar com maior equidade, menor individualização dos sujeitos, superação de um processo de ensino acrítico, com livre manifestação de pensamentos, que contemple a diversidade existente, não é um processo fácil de promover na prática. A reinvenção na forma de abordar os conteúdos da cultura corporal na escola é emergencial. E, mesmo sendo um processo lento, é necessário fazê-lo, afinal o que está em jogo é a aprendizagem dos estudantes, que, ao fim da educação básica, terão um entendimento mais crítico diante de todas as informações que os cercam e tomarão melhores decisões, que afetam sua individualidade e também o coletivo, repercutindo nos rumos da sociedade. Concluímos, dessa forma, que a experiência permitiu-lhes vivenciarem as atividades e tornarem-se partícipes do processo, debatendo sobre aquilo que havia sido aprendido e discutido nos encontros. Notaram-se envolvimento dos estudantes, compartilhamento de conhecimentos, coparticipação, aprendizado e inclusão.
Abstract: The object of the present research is the teaching of soccer in school Physical Education based on a critical-superior pedagogy. Soccer, as a classic of body culture, should be taught from a perspective that goes beyond the reproduction of knowledge and overcomes the traditional approach to teaching. Thus, the present study aimed to experiment with a pedagogical proposal, for the final years of elementary school, approaching the soccer content according to a critical-superior pedagogy, and to identify the educational processes generated from the application of the proposal. The methodology was divided into three stages, all of them with 9th grade students and the Physical Education teacher as participants. In the first stage, we observed the Physical Education classes and recorded it in a field diary; in the second stage, we intervened with the regular teacher in order to improve the observed practices and to elaborate a proposal of soccer classes according to the critical-superior pedagogy; in the third stage, with research-action outlines, we applied the constructed proposal and reflected with the students about what was experienced, in order to understand the students' apprehension and the generated educational processes. The results showed that the proposal brought knowledge to all involved and generated new knowledge in the students. The work made the students not only able to reflect on the content presented, soccer, but also to think beyond it, making relationships with different themes present in reality. We can infer that pedagogical practices with intentionality and educational commitment generate motivation in the students for the teaching-learning process. Moreover, the pedagogical proposal based on the critical-superior pedagogy provides spaces of greater participation and protagonism for the students, encouraging them to reflect on the content and extrapolate the understanding beyond it. Promoting a school Physical Education with more equity, less individualization of the subjects, change of an uncritical teaching process, with free manifestation of thoughts, which contemplates the existing diversity, is not an easy process to promote in practice. The reinvention in the way body culture contents is approached at school is an emergency. And, even though it is a slow process, it is necessary to do it, after all, what is at stake is the students' learning, who, at the end of basic education, will have a more critical understanding of all the information that surrounds them and will make better decisions, which affect their individuality and also the collective, having repercussions on the directions of society. We concluded, therefore, that the experience allowed them to experience the activities and become participants in the process, debating about what had been learned and discussed in the meetings. We noticed student involvement, knowledge exchange, co-participation, learning, and inclusion.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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