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Título: Compras públicas e inovação no setor espacial : implicações dessa relação na Agência Espacial Brasileira
Autor(es): Castro, Junio Netto de
Orientador(es): Melo, Michele Cristina Silva
Assunto: Compras públicas
Inovação
Agência Espacial Brasileira (AEB)
Setor espacial - Brasil
Data de publicação: 26-Fev-2024
Referência: CASTRO, Junio Netto de. Compras públicas e inovação no setor espacial: implicações dessa relação na Agência Espacial Brasileira. 2023. 67 f., il. (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A capacidade estatal na mobilização de mercados por meio das compras públicas revela que essa temática tem se mostrado de grande revelo no contexto da inovação, sobretudo quando as condições de possibilidades dessa mobilização são incorporadas na estratégia de compras estatais. Nesse contexto, o presente estudo aborda a problemática das compras públicas do setor espacial no âmbito da Agência Espacial Brasileira (AEB), com foco na identificação das características e das estratégias de compras adotadas pela AEB e suas vinculações com a dotação orçamentária do período de 2012 a 2022, a partir de dados extraídos dos processos administrativos de compras da AEB, de publicações do Diário Oficial da União, de registros constantes nos Sistemas das contratações públicas do Poder Executivo Federal – COMPRASNET/SIASGNET e dos relatórios institucionais produzidos pela AEB. De modo que ficou demonstrado na pesquisa que a AEB tem uma atuação subsidiária nas compras públicas destinadas ao setor espacial, restando evidenciado que há, na instituição, uma estratégia de descentralizações orçamentárias, que dentre o atendimento de outras necessidades, se destinam às compras públicas pertinentes aos projetos e às missões espaciais.
Abstract: The state's ability to mobilize markets through public procurement reveals that this issue has been very revealing in the context of innovation, especially when the conditions of possibilities for this mobilization are incorporated into the state procurement strategy. In this context, this study addresses the issue of public procurement in the space sector within the scope of the Brazilian Space Agency (AEB), focusing on identifying the characteristics and procurement strategies adopted by the AEB and their links with the budget allocation for the period 2012 to 2022, based on data extracted from AEB's administrative procurement processes, publications in the Official Gazette of the Union, records contained in the Public Procurement Systems of the Federal Executive Branch – COMPRASNET/SIASGNET and institutional reports produced by AEB. So that it was demonstrated in the research that the AEB has a subsidiary role in public purchases for the space sector, remaining evidenced that there is, in the institution, a strategy of budget decentralization, which, among other needs, are intended for relevant public purchases to space projects and missions.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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