Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47870
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MarianaBravoBurlamaqui_DISSERT.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: “Quando falam em superdotado, eu só penso no Mozart e no Beethoven!” Mitos, preconceitos e inclusão : a narrativa de professores de música sobre talento, altas habilidades ou superdotação
Autor(es): Burlamaqui, Mariana Bravo
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Altas habilidades/superdotação
Superdotação musical
Professores de música
Atendimento educacional especializado
Data de publicação: 23-Fev-2024
Referência: BURLAMAQUI, Mariana Bravo. “Quando falam em superdotado, eu só penso no Mozart e no Beethoven!” Mitos, preconceitos e inclusão : a narrativa de professores de música sobre talento, altas habilidades ou superdotação. 2022. 126 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um direito garantido aos alunos, reconhecidos como especiais, que devem ter à sua disposição serviços e recursos que lhes possibilitem o acesso ao seu desenvolvimento cognitivo e social. Em música, as Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD) provocam inquietações que envolvem: o entendimento dos professores sobre altas habilidades ou superdotação em música; a identificação de tais habilidades e o atendimento específico e adequado. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo conhecer e descrever como os professores de música relatam seu entendimento sobre o conceito de altas habilidades ou superdotação; como descrevem suas características e quais dificuldades encontram na identificação dessa capacidade em seus alunos. A Entrevista Narrativa (EN) foi a técnica de coleta de dados utilizada para atingir os objetivos propostos. Participaram da pesquisa quatro (4) professores de uma Escola Parque da Regional Administrativa do Plano Piloto em Brasília. A análise interpretativa dos dados apontou as seguintes categorias: 1) Formação Musical; 2) Conceitos; 3) Características e Identificação; 4) Dificuldades e 5) Intervenções. Dentre os resultados, destacam-se a forte presença de mitos e crenças sobre as AH/SD. Os professores percebem as altas habilidades ou superdotação como algo excepcional e acreditam que raramente terão alunos com essas características. Por outro lado, acreditam que devem considerar que todos em suas turmas são talentosos ou superdotados e, portanto, não deve haver diferenças. Como consequência, deixam de reconhecer ou identificar habilidades e ainda deixam de indicá-los para um atendimento diferenciado. Esperase que os resultados desta pesquisa possam contribuir para orientar professores sobre AH/SD na área musical e fomentar o atendimento desses alunos na educação básica.
Abstract: The Specialized Educational Assistance (AEE, in Portuguese) is a guaranteed right for students, recognized as special, who must have at their disposal services and resources that allow them access to their cognitive and social development. In music, high abilities provoke concerns that involve: 1) teachers’ understanding of high skills or giftedness in music; 2) the identification of such skills, and 3) the specific and appropriate care. From this perspective, this research aimed to know and describe how music teachers report their understanding of the concept of high skills or giftedness; how they describe their characteristics and what difficulties they encounter in identifying this capacity in their students. The narrative interview was the data technique used to achieve the proposed objectives. Four teachers from a school of the Regional Administrative Center of Plano Piloto in Brasília, Brazil participated in the study. The interpretative analysis of the data pointed to the following categories: 1) Musical Training; 2) Concepts; 3) Characteristics and Identification; 4) Difficulties and 5) Interventions. Among the results, we highlight the strong presence of myths and beliefs about high abilities. Teachers perceive high skills or giftedness as exceptional and believe that they will rarely have students with these characteristics. On the other hand, they believe that they should consider that everyone in their class is talented or gifted and, therefore, there should be no differences. Consequently, they fail to recognize such skills, and even propose that they receive differentiated care. We hope that the results can contribute to guide teachers about high abilities or giftedness in the music area and foster the attendance of these students in basic education.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.