Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47865
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
KalilAlencar_DISSERT.pdf1,87 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorSales, Jonas de Limapt_BR
dc.contributor.authorAlencar, Kalilpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T19:35:43Z-
dc.date.available2024-02-23T19:35:43Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.date.submitted2023-04-29-
dc.identifier.citationALENCAR, Kalil. Que corporeidade é essa?: caminhos para reflexões estéticas e identitárias no espaço da escola. 2023. 78 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47865-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar o projeto “Corpo e Ritmo”, aplicado com estudantes de 8º e 9º ano da Escola Municipal Professora Eunice de Souza Machado Silva, localizada em Valparaíso de Goiás. O trabalho buscou colocar o estudante em contato com expressões artísticas da cultura brasileira de influência afro-indígena, usando a experiência estética como caminho para a descoberta da corporeidade e da identidade. Para além disso, o estudante foi estimulado a conhecer a origem destas expressões, compreendendo a influência que os povos afro-indígenas tiveram na formação das espetacularidades brasileiras. Desta forma, deseja-se que o estudante se aprofunde, através do corpo, nas origens e expressões da cultura nacional, contribuindo assim com a sua própria formação identitária e expandindo seu repertório estético e expressivo. Foi utilizado neste trabalho o método qualitativo de pesquisa, tendo como base a abordagem da pesquisa-ação, visando a adaptabilidade do projeto diante dos obstáculos encontrados. Também foi feita uma revisão bibliográfica e foram utilizados questionários e diários de bordo, buscando obter o retorno dos estudantes sobre as metodologias aplicadas e os reflexos do projeto sobre suas identidades e a corporeidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQue corporeidade é essa? : caminhos para reflexões estéticas e identitárias no espaço da escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordExpressões artísticaspt_BR
dc.subject.keywordCorporeidadept_BR
dc.subject.keywordCultura brasileirapt_BR
dc.subject.keywordEducação e culturapt_BR
dc.subject.keywordEstéticapt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to analyze the project “Body and Rhythm”, applied with 8th and 9th grade students from the Municipal School Professora Eunice de Souza Machado Silva, located in Valparaíso de Goiás. The work sought to put the student in contact with artistic expressions of Brazilian culture with afro-indigenous influence, using the aesthetic experience as a path to the discovery of corporeality and identity. In addition, the student was encouraged to learn about the origin of these expressions, understanding the influence that Afro-indigenous peoples had on the formation of Brazilian spectacularities. In this way, the student deepens, through the body, the origins and expressions of national culture, thus contributing to their own identity formation and expanding their aesthetic and expressive repertoire. The qualitative research method was used in this work, based on the action-research approach, aiming at the adaptability of the project in the face of the obstacles encountered. A bibliographic review was also carried out and questionnaires and logbooks were used, seeking to obtain feedback from students on the methodologies applied and the impact of the project on their identities and corporeality.pt_BR
dc.description.abstract2El presente trabajo tiene como objetivo analizar el proyecto “Cuerpo y Ritmo”, aplicado con alumnos de 8º y 9º grado de la Escuela Municipal Profesora Eunice de Souza Machado Silva, ubicada en Valparaíso de Goiás. El trabajo buscó poner al estudiante en contacto con expresiones artísticas de la cultura brasileña con influencia afroindígena, utilizando la experiencia estética como una forma de descubrir la corporeidad y la identidad. Además, se animó al estudiante a conocer el origen de estas expresiones, comprendiendo la influencia que los pueblos afroindígenas tuvieron en la formación de las espectacularidades brasileñas. De esta forma, el estudiante profundiza, a través del cuerpo, en los orígenes y expresiones de la cultura nacional, contribuyendo así a la formación de su propia identidad y ampliando su repertorio estético y expresivo. En este trabajo se utilizó el método de investigación cualitativa, basado en el enfoque de investigación-acción, visando la adaptabilidad del proyecto frente a los obstáculos encontrados. También se realizó una revisión bibliográfica y se utilizaron cuestionarios y bitácoras, buscando obtener retroalimentación de los estudiantes sobre las metodologías aplicadas y el impacto del proyecto en sus identidades y corporeidad.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47865/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.