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JaquelineDosSantosMartins_DISSERT.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbreu, Delmary Vasconcelos dept_BR
dc.contributor.authorMartins, Jaqueline dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T19:35:42Z-
dc.date.available2024-02-23T19:35:42Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.date.submitted2023-02-09-
dc.identifier.citationMARTINS, Jaqueline dos Santos. Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente. 2023. 121 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47862-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo o memorial musicobiográfico, dispositivo que é fonte de saberes docentes, com potencial para uso na mediação pedagógica, considerando a musicobiografização como processo de formação e compreensão das práticas docentes. O interesse pelo tema surge a partir da necessidade de compreender minhas práticas como docente de música e do desejo de aprimorá-las. As questões que norteiam este trabalho partem do entendimento de que os saberes da experiência, adquiridos ao longo das vivências com a música, influenciam os modos de atuação em sala de aula. Assim, pensando em como tenho trabalhado com os alunos e considerando o lugar que a voz cantada vem assumindo nas aulas, busco compreender minhas práticas. A partir da experiência com a música e do que compreendo com o memorial, me pergunto como poderia refigurar minhas ações. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho consiste em desvelar a musicobiografização como mediação pedagógica na aula de música tendo como desdobramentos específicos compreender o potencial formativo do memorial musicobiográfico e elucidar as práticas musicais como experiência musicobiográfica no exercício da docência de música. Os caminhos metodológicos se definem na aproximação entre a pesquisa (auto)biográfica e o campo da educação musical, sendo adotada a abordagem da pesquisa-ação-formação abarcando como fontes o memorial formativo, a reflexividade narrativa, a formação e a autoformação. O embasamento teórico parte dos estudos de Maria da Conceição Passeggi, com as dimensões do sujeito (auto)biográfico, e Paul Ricoeur, com a teoria da tríplice mimese para o referencial teórico analítico. As contribuições do trabalho consistem na elucidação de abordagens pedagógicas que surgem com a construção do memorial musicobiográfico, que se configura como um material elaborado a partir de um processo reflexivo e formativo, que possibilita a compreensão de saberes da docência e impacta a mediação pedagógica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordPrática docentept_BR
dc.subject.keywordMusicobiografizaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work has as object of study the musicobiographical memorial, a device that is a source of teaching knowledge, with potential for use in pedagogical mediation, considering musicobiography as a process of formation and understanding of teaching practices. The interest in the theme arises from the need to understand my practices as a music teacher and the desire to improve them. The questions that guide this work come from the understanding that the knowledge of experience, acquired throughout the experiences with music, influence the ways of acting in the classroom. Thus, thinking about how I have been working with students and considering the place that the sung voice has been assuming in the classroom, I seek to understand my practices. Based on my experience with music and on what I understand from the memorial, I ask myself how I could refigure my actions. Thus, the main goal of this work is to unveil the musicobiography as pedagogical mediation in the music class and, as specific unfoldings, to understand the formative potential of the musicobiographical memorial and to elucidate the musical practices as a musicobiographical experience in the exercise of music teaching. The methodological paths are defined in the approximation between (auto)biographical research and the field of music education, adopting the research-action-training approach, including as sources the formative memorial, narrative reflexivity, training and self-training. The theoretical basis is based on Maria da Conceição Passeggi's studies, with the dimensions of the (auto)biographical subject, and Paul Ricoeur's theory of triple mimesis for the theoretical-analytical referential. The contributions of the work consist in the elucidation of pedagogical approaches that arise with the construction of the musicobiographical memorial, which is configured as a material elaborated from a reflective and formative process, which enables the understanding of knowledge of teaching and impacts pedagogical mediation.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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