Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Felipe Canova | pt_BR |
dc.contributor.author | Sampaio, Guilherme Augusto Meirelles | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:35:42Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:35:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Guilherme Augusto Meirelles. A abordagem triangular em consonância com a educação audiovisual : uma pesquisa narrativa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2023. 120, 46 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47861 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente há estudos nas ciências pedagógicas que buscam elucidar a importância do
ensino-aprendizagem da linguagem audiovisual no âmbito escolar que, através de atividades de
criação artística, estimulem o desenvolvimento intelectual e a autonomia do estudante. A partir
da experiência pedagógica na SEEDF e da adoção da metodologia pesquisa narrativa, o
objetivo desta investigação é analisar o uso e a adequação da Abordagem Triangular, composta
por três ações pedagógicas, quais sejam: a leitura de obra de arte, o fazer artístico e a
contextualização, em três projetos de educação audiovisual, sendo eles, de curta-metragem de
ficção, de filmes-carta e de programas de entrevistas. Essas ações demonstraram-se promissoras
para possíveis projetos educacionais de audiovisual, com propósito libertador. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A abordagem triangular em consonância com a educação audiovisual : uma pesquisa narrativa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curta-metragem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem audiovisual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de criação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de entrevista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Currently there are studies in pedagogical sciences which seek to elucidate the
importance of the teaching-learning of audiovisual language in the school environment which,
through artistic creation activities, stimulate the intellectual development and autonomy of the
student. The aim of this research is to analyze, from the pedagogical experience in SEEDF and
based on the narrative research methodology, the consonance between the Triangular Approach
and Audiovisual Education in Basic Education. In three audiovisual projects at school, fiction
short films, letter-films and interview programs, the actions of reading, making and
contextualizing, which compose the Triangular Approach, proved to be feasible for the
teaching-learning of audiovisual in school, with liberating purposes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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