Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47860
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GlaydsonGomesDaSilva_DISSERT.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Do rapto da princesa bolachinha a um chá com Clarice Lispector : aproximações estéticas em processos artísticos no âmbito escolar
Autor(es): Silva, Glaydson Gomes da
Orientador(es): Café, Ângela Barcellos Coelho
Assunto: Lispector, Clarice, 1925-1977
Teatro escolar
Aprendizagem significativa
Contação de histórias
Data de publicação: 23-Fev-2024
Referência: SILVA, Glaydson Gomes da. Do rapto da princesa bolachinha a um chá com Clarice Lispector: aproximações estéticas em processos artísticos no âmbito escolar. 2023. 179 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo busca compreender como os processos teatrais desenvolvidos no âmbito escolar podem auxiliar no desenvolvimento do olhar estético das crianças participantes, com vistas a promover novas experiências, enriquecendo seu repertório cultural e possibilitando a construção de aprendizagens significativas. Nessa investigação, a figura do professor-artista surge como o elo que conduz as crianças à uma compreensão mais apurada de suas sensibilidades e saberes. Como mediador desse processo, cabe ao professor de teatro promover situações, durante a realização dos jogos teatrais, brincadeiras, contação de histórias e dramatizações, nas quais as aproximações estéticas favoreçam reflexões sobre as experiências alcançadas pelas crianças. Como metodologia se utiliza da Etnografia da prática escolar, da autoetnografia e do Relato de Experiência, investigando dois processos teatrais distintos: O rapto da princesa Bolachinha e Um chá com Clarice Lispector, espetáculos realizados em duas escolas distintas, Escola Cenecista de Brasília e Escola Parque 308 Sul, com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, a fim de analisar e refletirsobre como esses processos teatrais estimularam o desenvolvimento de novas experiências para seus participantes e os significados que esses lhe atribuem. A pesquisa conta com os depoimentos de duas alunas que participaram dos processos teatrais e da montagem dos espetáculos, favorecendo desse modo uma compreensão mais profunda sobre o desenvolvimento das aproximações estéticas e suas reverberações. Procura examinar por meio da descrição dos processos teatrais como as aulas de teatro podem auxiliar na construção de novas experiências, saberes, sensibilidades e sentidos que perpassem o âmbito escolar e sejam capazes de possibilitar uma nova forma de compreensão do mundo às crianças.
Abstract: This study seeks to understand how the theatrical processes developed in the school environment can help in the development of the aesthetic look of the participating children, with a view to promoting new experiences, enriching their cultural repertoire and enabling the construction of meaningful learning. Glaydson Orientando Profartes: In this investigation, the figure of the artist-teacher emerges as the link that leads children to a more accurate understanding of their sensibilities and knowledge. As a mediator of this process, it is up to the theater teacher to promote situations, during the performance of theatrical games, games, storytelling and dramatizations, in which aesthetic approaches favor reflections on the experiences achieved by children. Glaydson Orientando Profartes: It investigates two distinct theatrical processes: The kidnapping of the Biscuit Princess and Tea with Clarice Lispector, shows performed in two different schools, Escola Cenecista de Brasília and Escola Parque 308 Sul, with children from the early years of Elementary School, in order to analyze and reflect about how these theatrical processes stimulated the development of new experiences for their participants and the meanings they attribute to them. The research relies on the testimonies of two students who participated in the theatrical processes and in the setting up of the shows, thus favoring a deeper understanding of the development of aesthetic approaches and their reverberations. Glaydson Orientando Profartes: It seeks to examine, through the description of theatrical processes, how theater classes can help in the construction of new experiences, knowledge, sensibilities and meanings that permeate the school environment and are capable of providing children with a new way of understanding the world.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.