Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cernev, Francine Kemmer | pt_BR |
dc.contributor.author | Paula, Alex de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T20:05:30Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T20:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-14 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Alex de. O uso das tecnologias digitais na educação básica: um estudo de caso sobre as aulas de música das Escolas Municipais de Governador Valadares/MG. 2023. 124f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47847 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso das tecnologias digitais no período do Ensino
Remoto Emergencial (ERE) e as aplicabilidades para o uso futuro nas escolas municipais de
Governador Valadares/MG. Para auxiliar na compreensão desta pesquisa, temos os seguintes
objetivos específicos: a) conhecer as tecnologias digitais utilizadas pelos professores de música
das escolas municipais de Governador Valadares; b) discutir sobre a utilização das tecnologias
digitais nas aulas de música, nas escolas municipais de GV no contexto do ERE; c) refletir
sobre os conhecimentos adquiridos por esses professores de música utilizando as tecnologias
digitais durante o ERE; e d) discutir as potencialidades das tecnologias digitais nas aulas de
música de GV após o período remoto. A revisão de literatura consiste em estudos e pesquisas
que envolvam as tecnologias digitais e suas aplicabilidades no contexto educacional bem como
no contexto da educação musical. A metodologia foi desenvolvida dentro da abordagem
qualitativa, tendo como técnica o estudo de caso sobre as aulas de música das escolas
municipais de Governador Valadares/MG. Os dados foram coletados por meio de entrevista
semiestruturada realizada da forma online com dois professores da rede municipal de
Governador Valadares e uma pedagoga da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Os
resultados apresentados revelaram as impressões dos profissionais para o uso das tecnologias
digitais nesse contexto, bem como as reflexões sobre a necessidade da formação tanto de alunos
quanto de professores para esta modalidade de ensino. Ainda, os professores têm revelado a
possibilidade de realizar o ensino de música mediado pelas tecnologias digitais no futuro com
aulas presenciais e que as tecnologias digitais, mesmo sendo muitas vezes desenvolvidas para
outros fins, podem ser adequadas para o processo de ensino e aprendizagem musical numa
perspectiva coesa e contextualizada para o ensino de música no ambiente da educação básica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais na educação básica : um estudo de caso sobre as aulas de música das Escolas Municipais de Governador Valadares/MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governador Valadares (MG) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to analyze the use of digital technologies in the period of Emergency Remote
Education (ERE) and the applicabilities for future use in municipal schools in Governador
Valadares/MG. To aid in the understanding of this research, we have the following specific
objectives: a) to know the digital technologies used by music teachers in the municipal schools
of Governador Valadares; b) to discuss the use of digital technologies in music classes in the
municipal schools of GV in the context of the ERE; c) to reflect on the knowledge acquired by
these music teachers using digital technologies during the ERE; and d) to discuss the potential
of digital technologies in the music classes of GV after the remote period. The literature review
consists of studies and research involving digital technologies and their applicabilities in the
educational context as well as in the context of music education. The methodology was
developed within the qualitative approach, using as technique the case study about the music
classes in the municipal schools of Governador Valadares/MG. The data was collected through
semi-structured interviews conducted online with two teachers from the Governador Valadares
municipal school system and a pedagogue from the Municipal Education Secretary (SMED).
The results presented revealed the impressions of the professionals for the use of digital
technologies in this context, as well as reflections about the need for training both students and
teachers for this teaching modality. Still, teachers have revealed the possibility of performing
music teaching mediated by digital technologies in the future with face-to-face classes, and that
digital technologies, even though they are often developed for other purposes, can be suitable
for the process of music teaching and learning in a cohesive and contextualized perspective for
music teaching in the basic education environment. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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