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Título: O curta-metragem como práxis pedagógica : experiências do fazer audiovisual na formação continuada do DF
Autor(es): Cordeiro, Adriana do Valle
Orientador(es): Gonçalves, Felipe Canova
Assunto: Audiovisual - educação
Cinema - educação
Política pública - educação
Data de publicação: 22-Fev-2024
Referência: CORDEIRO, Adriana do Valle. O curta-metragem como práxis pedagógica: experiências do fazer audiovisual na formação continuada do DF. 2023. 145 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho busca compreender a contribuição da Educação Audiovisual, na criação de curtasmetragens, como um meio educativo contemporâneo para o ensino e a aprendizagem nas escolas públicas, sob a perspectiva da formação continuada de professores, a partir do recorte de seis anos do curso “Nos caminhos do Audiovisual”. A pesquisa abre um diálogo participante e polifônico, como metodologia, trazendo as análises e reflexões em parceria com grupo focal, os formadores do curso. Apresenta o trabalho de três ex-cursistas, com os desdobramentos da formação nas práxis pedagógicas em sala de aula. Professores “iniciados” na aprendizagem fílmica, como aponta Bergala (2008), um dos referenciais da investigação. Encontro com o cinema e a educação em sinergia com a formação continuada. Um recorte que precisou ser ampliado para registrar um movimento político, técnico e pedagógico que, a partir de ações formativas, seminário, festivais e mostra de curtas, constituiu a política de Educação Audiovisual da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, descontinuada pela extinção do setor responsável por sua idealização e implementação.
Abstract: This work seeks to understand the contribution of Audiovisual Education, in the creation of short films, as a contemporary educational means for teaching and learning in public schools, from the perspective of continuing teacher education, from the six-year perspective of the course “In the ways of the Audiovisual”. The research opens a participatory and polyphonic dialogue, as a methodology, bringing analyzes and reflections in partnership with a focus group, the course trainers. It presents the work of 3 course participants, with preparations for training in pedagogical practices in the classroom. Encounter with cinema and education in synergy with otherness. A cut that needed to be expanded to register a political, technical and pedagogical movement that, based on training actions, seminars, festivals and short film shows, constituted the Audiovisual Education policy of the State Department of Education of the Federal District, discontinued by the extinction of the sector responsible for its idealization and implementation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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