Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47816
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarcelaVilarimMuniz.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Segurança do paciente : um desafio na formação de enfermeiros
Outros títulos: Patient safety : a challenge in nursing training
Seguridad del paciente : un desafío en la formación de enfermería
Autor(es): Muniz, Marcela Vilarim
Orientador(es): Rodrigues, Maria Cristina Soares
Assunto: Segurança do paciente
Educação em enfermagem
Currículo educacional
Data de publicação: 20-Fev-2024
Referência: MUNIZ, Marcela Vilarim. Segurança do paciente: um desafio na formação de enfermeiros. 2019. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: Os cuidados à saúde evoluíram muito nas últimas décadas, no entanto, se tornaram mais complexos e especializados, sendo mais passível à ocorrência de erros relacionados à assistência. Muitos autores acreditam que a melhor estratégia para se garantir um profissional com competências de segurança do paciente é através da formação. Nesta perspectiva, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou em 2011, um Guia Curricular Multiprofissional para Segurança do Paciente, que fornece orientação para a instrução dos profissionais de saúde, visando uma melhor qualificação sobre o assunto. Objetivo: Para este estudo foi traçado como objetivo geral analisar a relação entre o currículo, o ensino e a compreensão dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente. Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa, que seguiu distintos métodos para o alcance dos objetivos específicos. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de ensino superior pública do Distrito Federal, Brasil. Para a análise documental e a compreensão dos graduandos, foram utilizados instrumentos já validados, e para a análise do currículo oculto e as estratégias pedagógicas, um instrumento validado nesta pesquisa. A amostra foi composta por 51 docentes, 58 graduandos e foram analisados todos os documentos utilizados durante a formação da turma de graduandos do ano de 2018. Os dados foram analisados com o software Statistical Package for the Social Sciences, versão 18.0 for Windows. A análise estatística descritiva dos resultados foi realizada por meio das frequências absolutas e relativas, bem como pela análise da média e do desvio-padrão. Resultado: Os resultados mostram que, tanto na análise documental quanto na análise do currículo oculto, os tópicos de segurança do paciente tiveram representações heterogêneas, com alguns tópicos melhor representados que outros, destacando-se os tópicos relacionados aos aspectos clínicos. Os aspectos relacionados à gestão são menos explorados pelos docentes, tanto no currículo formal quanto no currículo oculto. São utilizadas estratégias pedagógicas diversificadas, conforme orientado pelo Guia da OMS. Os graduandos, por sua vez, apresentam lacunas na compreensão do tema. Como síntese, constatou-se que o currículo formal pouco enfatiza a tema em questão. Em decorrência disso, há uma falha na formação e percepção do estudante acerca da temática. Conclusão: esta pesquisa mostra de forma inédita a relação entre o currículo formal, o currículo oculto e a compreensão dos estudantes com relação ao tema de segurança do paciente. Pode-se afirmar que o conteúdo de segurança do paciente é ensinado de forma fragmentada, tanto do ponto de vista documental quanto do currículo oculto, o que gera lacunas na compreensão do graduando.
Abstract: Introduction: Health care has evolved a lot in the last decades, however, it has become more complex and specialized, being more susceptible to errors related to care. Many authors believe that the best strategy for securing a professional with patient safety skills is through training. In this perspective, the World Health Organization (WHO) launched in 2011, a Multiprofessional Curriculum Guide for Patient Safety, which provides guidance for the instruction of health professionals, aiming at a better qualification on the subject. Objective: This study aimed to analyze the relationship between the curriculum, teaching and understanding of nursing undergraduates about patient safety. Method: This is an exploratory and descriptive study with a quantitative approach, which followed different methods to achieve the specific objectives. The research was conducted in a public higher education institution in the Federal District, Brazil. For the documental analysis and the understanding of the undergraduates, already validated instruments were used, and for the analysis of the hidden curriculum and the pedagogical strategies, a validated instrument in this research. The sample consisted of 51 teachers, 58 undergraduates and all the documents used during the formation of the undergraduate class of 2018 were analyzed. Data were analyzed using Statistical Package for Social Sciences, version 18.0 for Windows. Descriptive statistical analysis of the results was performed using absolute and relative frequencies, as well as analysis of the mean and standard deviation. Results: The results show that, in both documentary analysis and hidden curriculum analysis, patient safety topics had heterogeneous representations, with some topics better represented than others, highlighting the topics related to clinical aspects. Management-related aspects are less explored by teachers in both formal and hidden curriculum. Diversified pedagogical strategies are used as directed by the WHO Guide. Undergraduates, in turn, have gaps in understanding the theme. In summary, it was found that the formal curriculum has little emphasis on the topic at hand. As a result, there is a failure in the formation and perception of the student about the theme. Conclusion: This research shows in an unprecedented way the relationship between the formal curriculum, the hidden curriculum and the students' understanding regarding the subject of patient safety. It can be stated that the patient safety content is taught in a fragmented manner, both from a documentary and hidden curriculum point of view, which creates gaps in the undergraduate's understanding.
Resumen: Introducción: La atención médica ha evolucionado mucho en las últimas décadas, sin embargo, se ha vuelto más compleja y especializada, siendo más susceptible a los errores relacionados con la atención. Muchos autores creen que la mejor estrategia para asegurar a un profesional con habilidades de seguridad del paciente es a través de la capacitación. En esta perspectiva, la Organización Mundial de la Salud (OMS) lanzó en 2011 una Guía Curricular Multiprofesional para la Seguridad del Paciente, que proporciona orientación para la instrucción de los profesionales de la salud, con el objetivo de una mejor calificación en el tema. Objetivo: Este estudio tuvo como objetivo analizar la relación entre el plan de estudios, la enseñanza y la comprensión de los estudiantes de enfermería sobre seguridad del paciente. Método: Este es un estudio exploratorio y descriptivo con un enfoque cuantitativo, que siguió diferentes métodos para lograr los objetivos específicos. La investigación se realizó en una institución pública de educación superior en el Distrito Federal, Brasil. Para el análisis documental y la comprensión de los estudiantes de pregrado, se utilizaron instrumentos validados, y para el análisis del currículum oculto y las estrategias pedagógicas, un instrumento validado en esta investigación. La muestra consistió en 51 docentes, 58 estudiantes de pregrado y se analizaron todos los documentos utilizados durante la formación de la clase de pregrado de 2018.Los datos se analizaron mediante el Paquete Estadístico para Ciencias Sociales, versión 18.0 para Windows. El análisis estadístico descriptivo de los resultados se realizó utilizando frecuencias absolutas y relativas, así como el análisis de la media y la desviación estándar. Resultados: Los resultados muestran que, tanto en el análisis documental como en el análisis curricular oculto, los temas de seguridad del paciente tuvieron representaciones heterogéneas, con algunos temas mejor representados que otros, destacando los temas relacionados con aspectos clínicos. Los aspectos relacionados con la gestión son menos explorados por los docentes tanto en el currículo formal como en el oculto. Las estrategias pedagógicas diversificadas se utilizan según las indicaciones de la Guía de la OMS. Los estudiantes universitarios, a su vez, tienen lagunas en la comprensión del tema. En resumen, se encontró que el plan de estudios formal tiene poco énfasis en el tema en cuestión. Como resultado, hay una falla en la formación y percepción del alumno sobre el tema. Conclusión: Esta investigación muestra de una manera sin precedentes la relación entre el plan de estudios formal, el plan de estudios oculto y la comprensión de los estudiantes sobre el tema de la seguridad del paciente. Se puede afirmar que el contenido de seguridad del paciente se enseña de manera fragmentada, tanto desde un punto de vista documental como curricular oculto, lo que crea lagunas en la comprensión del estudiante.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.