Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Resende, José Guilherme de Lara | pt_BR |
dc.contributor.author | Leitão, Felipe Ferraz Damasceno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T18:12:16Z | - |
dc.date.available | 2024-02-20T18:12:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-15 | - |
dc.identifier.citation | LEITÃO, Felipe Ferraz Damasceno. Uma análise da Lei 12.431, de 2011 das debêntures de infraestrutura e o seu impacto no financiamento em infraestrutura no Brasil. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47792 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O financiamento ao investimento em infraestrutura no Brasil, historicamente
realizado quase exclusivamente via recursos públicos, tem enfrentado desafios diante das
restrições fiscais que o país vem enfrentando. Essa situação suscitou discussões, a partir de
2009-2010, entre o governo federal e a sociedade civil, com o objetivo de incentivar o
financiamento privado de longo prazo nesse setor. Essas discussões culminaram na publicação
da Medida Provisória no
517, de 30 de dezembro de 2010, posteriormente convertida na Lei nº
12.431, de 24 de junho de 2011, que introduziu a chamada debênture de infraestrutura como
um novo instrumento financeiro. A motivação para a criação desse novo tipo de debênture teve
como base a expectativa de vultosos investimentos nos anos seguintes e a necessidade de
reduzir a dependência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
como financiador quase exclusivo dos investimentos em infraestrutura no país. A Lei nº 12.431,
de 2011, assim, teve o propósito de incentivar os investimentos privados em infraestrutura. Para
alcançar esse objetivo, a lei ofereceu desonerações tributárias aos investidores que adquirissem
esses títulos de crédito, desde que os recursos fossem destinados exclusivamente a projetos de
infraestrutura relacionados aos setores de energia, transporte, água, saneamento básico,
irrigação e outras áreas estratégicas estabelecidas pelo Executivo Federal. Essa medida teve
como intuito atrair recursos para áreas-chave de desenvolvimento do país e fortalecer o
financiamento de projetos de infraestrutura essenciais para o crescimento econômico e bemestar da sociedade. Desde 2012, quando as debêntures de infraestrutura começaram a ser
emitidas, houve alguns ajustes na legislação, tanto legal quanto infralegal, sempre buscando
reduzir burocracias ou esclarecer questões que geravam dúvidas no mercado. Como resultado
dessas alterações, o volume de emissões de debêntures de infraestrutura tem aumentado de
maneira expressiva ano após ano, chegando a mais de R$47 bilhões em 2021. O objetivo desse
trabalho é explorar como essa legislação desempenhou papel fundamental na promoção do
investimento privado em infraestrutura no Brasil realizando uma análise descritiva da Lei nº
12.431, de 2011, e suas regulamentações infralegais. Nesse entendimento, é essencial
reconhecer a relevância da ampliação das alternativas de financiamento no âmbito da
infraestrutura brasileira. Isso se deve ao fato de que se apresentam oportunidades evidentes para
incrementar a participação de investidores privados, especialmente mediante a utilização de
instrumentos disponíveis no mercado de capitais. Essa abordagem se revela mais adequada para
empreendimentos de longo prazo, consolidando assim um cenário propício para o
desenvolvimento sustentável do setor. A expansão das emissões das debêntures de infraestrutura a partir de 2017 se deve a vários fatores, como a introdução da Taxa de Longo
Prazo (TLP), a diminuição do envolvimento do setor público nos investimentos em
infraestrutura e a simplificação do processo de emissão desses títulos através do Decreto
8.874/2016. Além disso, a diversificação das opções de debêntures atraiu mais investidores,
aumentando o interesse por esse instrumento e levando a um aumento significativo no volume
de transações no mercado secundário de debêntures. Assim, a elaboração desse trabalho buscou
dados das séries históricas de investimento em infraestrutura do BNDES, dados do Ministério
da Fazenda e da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais –
ANBIMA, entre outras fontes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma análise da Lei 12.431, de 2011 das debêntures de infraestrutura e o seu impacto no financiamento em infraestrutura no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Debênture | pt_BR |
dc.subject.keyword | Debênture de infraestrutura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura (Economia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Investimentos privados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento de infraestrutura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Legislação - estudos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Pinto, Júlio César Costa | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Financing infrastructure investment in Brazil, historically carried out almost
exclusively through public resources, has faced challenges in view of the fiscal restrictions that
the country has been facing. This situation gave rise to discussions, from 2009-2010, between
the federal government and civil society, with the aim of encouraging long-term private
financing in this sector. These discussions culminated in the publication of Provisional Measure
nº 517/2010, later converted into Law nº 12.431/2011, which introduced the so-called
infrastructure debenture as a new financial instrument. The motivation for creating this new
type of debenture was based on the expectation of large investments in the following years and
the need to reduce dependence on the National Bank for Economic and Social Development
(BNDES) as an almost exclusive financier of investments in infrastructure in the country. Law
nº 12.431/2011, therefore, had the purpose of encouraging private investments in infrastructure.
To achieve this objective, the law offered tax exemptions to investors who acquired these credit
titles, as long as the resources were allocated exclusively to infrastructure projects related to the
sectors of energy, transport, water, basic sanitation, irrigation and other strategic areas
established by the Federal Executive. This measure was intended to attract resources to key
areas of development in the country and strengthen the financing of essential infrastructure
projects for the growth and well-being of society. Since 2012, when infrastructure debentures
began to be issued, there have been some adjustments to legislation, both legal and infra-legal,
always seeking to reduce bureaucracy or clarify issues that raised doubts in the market. As a
result of these changes, the volume of infrastructure debenture issues has increased significantly
year after year, reaching more than R$47 billion in 2021. The objective of this work is to explore
how this legislation played a fundamental role in promoting private investment in infrastructure
in Brazil performing a descriptive analysis of Law nº 12.431/2011, and its infralegal
regulations. In this understanding, it is essential to recognize the relevance of expanding
financing alternatives within the scope of Brazilian infrastructure. This is due to the fact that
there are clear opportunities to increase the participation of private investors, especially through
the use of instruments available in the capital market. This approach proves to be more suitable
for long-term ventures, thus consolidating a favorable scenario for the sustainable development
of the sector. The expansion of infrastructure debenture issues from 2017 onwards is due to
several factors, such as the introduction of the Long-Term Rate (TLP), the decrease in public sector involvement in infrastructure investments and the simplification of the issuance process
of these bonds through Decree 8,874/2016. Furthermore, the diversification of debenture
options attracted more investors, increasing interest in this instrument and leading to a
significant increase in the volume of transactions in the secondary debenture market. Therefore,
the preparation of this work sought data from the BNDES historical series of investment in
infrastructure, data from the Ministry of Finance and the Brazilian Association of Financial and
Capital Market Entities - ANBIMA, among other sources. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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