Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47766
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DeboraCesarioPereiraKrepsky_DISSERT.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeirapt_BR
dc.contributor.authorKrepsky, Débora Cesário Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-16T21:03:23Z-
dc.date.available2024-02-16T21:03:23Z-
dc.date.issued2024-02-16-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.citationKREPSKY, Débora Cesário Pereira. A (ir)relevância da integração universidade-empresa e o avanço da inovação tecnológica no Brasil: um retrato das universidades brasileiras com destaque à Universidade de Brasília. 2023. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47766-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação insere-se em uma pesquisa sobre as interações Universidade-Empresa (U-E). Ela caracteriza o processo de interação U-E a partir das particularidades das doze universidades nas quais essa interação é mais intensa no Brasil: UFBA, UFF, UFMG, UFRGS, UFRJ, UFSC, UFPE, UFPR, UNESP, USP, UNICAMP e UnB. Para tanto foi realizada uma pesquisa descritivo-explicativa de abordagem qualitativa. Foram utilizados como referência dados coletados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP-CNPq), por meio dos censos realizados no período de 2000 a 2016, e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Evidenciamos que as universidades que mais interagem no Brasil, em número absoluto são USP, UFRJ e a UNESP, e as universidades que possuem maior proporção de integração são UFSC, UFBA e UNESP. Ademais, constatamos que a UnB é a única universidade da região centro-oeste do país que aparece na lista das universidades com maior número de grupos de pesquisa. Utilizando-se de pesquisa qualitativa, ancorada na pesquisa bibliográfica, evidenciamos, entre as características levantadas dos programas de pósgraduação, que as mais relevantes para o processo de integração são: a quantidade de programas, a quantidade de docentes, a quantidade de pesquisadores e a quantidade de pesquisadores doutores. Por fim, os resultados do estudo indicam que a UnB pode melhorar seu processo de integração caso aperfeiçoe características dos seus programas de pós-graduação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA (ir)relevância da integração universidade-empresa e o avanço da inovação tecnológica no Brasil : um retrato das universidades brasileiras com destaque à Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInovação tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordRelação universidade-empresapt_BR
dc.subject.keywordUniversidades públicaspt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation is part of a research on University-EnterpriseS (U-E) interactions. It characterizes the U-E interaction process from the particularities of the twelve universities in which this interaction is more intense in Brazil: UFBA, UFF, UFMG, UFRGS, UFRJ, UFSC, UFPE, UFPR, UNESP, USP, UNICAMP and UnB. For this, a descriptive-explanatory research was carried out with a qualitative approach. Data collected in the Directory of Research Groups of the National Council for Scientific and Technological Development (DGP-CNPq) were used as reference, through censuses conducted in the period from 2000 to 2016, and in the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). We show that the universities that interact the most in Brazil, in absolute number are USP, UFRJ and UNESP, and the universities that have the highest proportion of integration are UFSC, UFBA and UNESP. In addition, we found that UnB is the only university in the midwest region of the country that appears on the list of universities with the highest number of research groups. Using quali-quantitative research, anchored in bibliographic research, we evidenced, among the characteristics raised from graduate programs, that the most relevant for the integration process are: the number of programs, the number of professors, the number of researchers and the number of PhD researchers. Finally, the results of the study indicate that UnB can improve its integration process if it improves the characteristics of its graduate programs.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.