Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47764
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DanielleCruzRocha_DISSERT.pdf765,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Panorama econômico do ensino à distância em enfermagem no Brasil e o reflexo na qualidade da formação
Autor(es): Rocha, Danielle Cruz
Orientador(es): Nascimento Júnior, Antônio
Assunto: Capital humano
Ensino a distância
Enfermagem - estudo e ensino
Formação acadêmica
Data de publicação: 16-Fev-2024
Referência: ROCHA, Danielle Cruz. Panorama econômico do ensino à distância em enfermagem no Brasil e o reflexo na qualidade da formação. 2023. 75 f. (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O cenário pandêmico ocasionado pela COVID-19 obrigou à adaptação de atividades econômicas, sociais, educacionais, de higiene, entre outras. No contexto da enfermagem, refletiu-se sobre a eficácia da adoção do ensino na modalidade à distânica na formação desses profissionais e as implicações para o mercado de trabalho. Objetivo: analisar as vantagens e desvantagens do ensino à distância para a formação do profissional de enfermagem, considerando os fatores econômicos e sociais atinentes à atuação desses agentes. Problema: Considerando que a Universidade pressupõe um ambiente inclusivo e que a prática da Enfermagem tem se demonstrado essencial no contexto pandêmico, quais os benefícios e prejuízos do ensino à distância para a formação e qualificação desses profissionais no aspecto econômico? Hipóteses: a) O ensino à distância e o capital humano possui implicação econômica positiva, considerando a flexibilidade na formação continuada; b) Considerando o contexto pandêmico, é preciso aliar ensino à distância com o presencial, devido à imprescindibilidade da prática na formação. Metodologia: foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, com o emprego de autores como OLIVEIRA (2015), SOUZA (2018) e MAAS (2018), e os dados foram analisados numa abordagem quanti-qualitativa. Resultados: foram identificadas nove instituições de ensino superior que ofertam a graduação em enfermagem à distância, todas privadas. As públicas ofertam somente cursos de pós-graduação e especialização. Conclusão: as instituições identificadas são deficientes na qualidade, conforme avaliação no ENADE, o que reflete na formação do enfermeiro e em como a ideia de educação e sua função econômica podem ser prejudiciais por focar somente capital humano para o mercado de trabalho, negligenciando a qualidade.
Abstract: The pandemic scenario caused by COVID-19 forced the adaptation of economic, social, educational, hygiene activities, among others. In the context of nursing, it was reflected on the effectiveness of the adoption of teaching in the distance modality in the training of these professionals and the implications for the job market. Objective: to analyze the advantages and disadvantages of distance learning for the training of nursing professionals, considering the economic and social factors related to the performance of these agents. Problem: Considering that the University presupposes an inclusive environment and that Nursing practice has been shown to be essential in the pandemic context, what are the benefits and harms of distance learning for the training and qualification of these professionals in the economic aspect? Hypotheses: a) Distance learning and human capital have positive economic implications, considering the flexibility in continuing education; b) Considering the pandemic context, it is necessary to combine distance learning with face-to-face teaching, due to the indispensability of practice in training. Methodology: bibliographic and documentary research was carried out, using authors such as OLIVEIRA (2015), SOUZA (2018) and MAAS (2018), and the data were analyzed in a quantitativequalitative approach. Results: nine higher education institutions were identified that offer distance education in nursing, all of which are private. The public ones only offer postgraduate and specialization courses. Conclusion: the institutions identified are deficient in quality, as assessed by ENADE, which reflects on the training of nurses and how the idea of education and its economic function can be harmful because it focuses only on human capital for the job market, neglecting quality.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.