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Título: A eficiência do orçamento público na Universidade Estadual de Goiás (UEG) no período de 2003 a 2022
Autor(es): Silva, Camila Vito
Orientador(es): Andrada, Alexandre Flávio Silva
Assunto: Finanças públicas
Investimentos públicos
Universidade Estadual de Goiás
Desenvolvimento histórico
Data de publicação: 16-Fev-2024
Referência: SILVA, Camila Vito. A eficiência do orçamento público na Universidade Estadual de Goiás (UEG) no período de 2003 a 2022. 2023. 164 f., il. (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo visa identificar em quais anos os recursos públicos investidos na Universidade Estadual de Goiás (UEG), vislumbrados a partir do resultado da execução orçamentária, produziram efeitos satisfatórios em relação à quantidade de alunos que permanecem e concluem cursos de graduação presencial. A análise comparativa será feita pelos indicadores anuais de orçamento e corpo docente da própria IES, para o estabelecimento de pontos máximos de eficiência de acordo com seu desempenho histórico, tendo como unidades tomadoras de decisão (DMUs) os anos de 2003 a 2022. Para tanto, a metodologia empregada para a mensuração da eficiência econômica é a Análise Envoltória de Dados (DEA), que se constitui uma técnica não paramétrica, baseada em programação linear, que realiza avaliação de desempenho de uma DMU em comparação à DMU mais eficiente e culmina com o ranqueamento de eficiência. O modelo aplicado é o modelo BCC, desenvolvido por Banker, Charnes e Cooper (1984), a partir de retornos variáveis de escala (VRS) com orientação output, a fim de verificar a eficiência técnica pura a partir do melhor resultado dos produtos, quais sejam: taxa de permanência, taxa de ocupação e taxa de conclusão, mantendo-se constante o volume de insumos, ou seja, o orçamento executado total e a razão entre o número de discentes e docentes. Os resultados do ranking de eficiência apontam que, ao longo de vinte anos, a UEG maximizou o uso dos recursos públicos, pela ótica orçamentária, em 2003, e, pela ótica do ensino em 2007, tendo ambas as DMUs influência proporcional mais elevada sobre a baixa evasão universitária. O desempenho atual, apontou ineficiência orçamentária da ordem de 46,4% na DMU relativa a 2022, em razão do elevado gasto médio per capita e evasão da ordem de 23,1%. Pela ótica do ensino, 2022 obteve a segunda melhor eficiência, em virtude da crescente qualificação do corpo docente e da diminuição da sobrecarga do acompanhamento pedagógico do discente. A taxa de ocupação não foi influenciada de modo significativo em nenhuma das combinações mais eficientes.
Abstract: This study aims to identify in which years the public resources invested in the State University of Goiás (UEG), as seen from the results of budget execution, have produced satisfactory effects in relation to the number of students who remain and complete face-to-face undergraduate courses. The comparative analysis will be carried out using the university's own annual budget and faculty indicators, in order to set maximum efficiency points according to its historical performance, using the years 2003 to 2022 as the decision-making units (DMUs). To this end, the methodology used to measure economic efficiency is Data Envelopment Analysis (DEA), which is a non-parametric technique, based on linear programming, which evaluates the performance of a DMU in comparison to the most efficient DMU and culminates in an efficiency ranking. The model applied is the BCC model, developed by Banker, Charnes and Cooper (1984), based on variable returns to scale (VRS) with output orientation, in order to verify pure technical efficiency based on the best result of the products, namely: permanence rate, occupancy rate and completion rate, keeping the volume of inputs constant, i.e. the total executed budget and the ratio between the number of students and teachers. The results of the efficiency ranking show that, over the course of twenty years, UEG maximized the use of public resources from a budgetary perspective in 2003, and from a teaching perspective in 2007, with both DMUs having a higher proportional influence on low university dropout. The current performance indicated a budget inefficiency of around 46.4% in the DMU for 2022, due to the high average per capita spending and a dropout rate of around 23.1%. From a teaching perspective, 2022 had the second-best efficiency, due to the increasing qualifications of the teaching staff and a reduction in the burden of teaching students. The occupancy rate was not significantly influenced by any of the most efficient combinations.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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