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Título: Contingenciamento nas verbas da educação superior : uma análise empírica acerca dos grupos de despesas afetados no período de 2014 a 2021
Autor(es): Borges, Cleriane dos Santos Matias
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Universidades federais
Financiamento da educação superior
Alocação de recursos
Contingenciamento
Data de publicação: 16-Fev-2024
Referência: BORGES, Cleriane dos Santos Matias. Contingenciamento nas verbas da educação superior: uma análise empírica acerca dos grupos de despesas afetados no período de 2014 a 2021. 2022. 118 f., il. (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O sistema de Ensino Superior Público é financiado pelos governos, ou seja, pelo poder público, nos níveis federal, estadual e municipal. Sabe-se que o orçamento é elemento essencial para a estabilidade das contas públicas, além de indicar as prioridades do Governo para a sociedade. Contudo, a educação vem sofrendo consecutivos bloqueios no orçamento nos últimos tempos. Nesse sentido o objetivo deste trabalho foi verificar quais grupos de despesas foram mais afetados com os bloqueios destinados à Educação Superior, no período de 2014 a 2021. Os dados utilizados para a construção da pesquisa foram extraídos do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento/SIOP. Todos os valores monetários da pesquisa foram deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, tendo como base o mês de dezembro de 2021. Dessa forma, foi possível a comparação entre os valores dentro do período analisado. Assim, foi possível analisar empiricamente, as universidades que sofreram os maiores contingenciamentos no período em questão, bem como aquelas que sofreram os menores contingenciamentos.
Abstract: The Public Higher Education system is financed by governments, that is, by the public power, at the federal, state and municipal levels. It is known that the budget is an essential element for the stability of public accounts. In addition to indicating the Government's priorities for society. However, education has suffered consecutive budget blockages in recent times. In this sense, the objective of this work was to verify which groups of expenses were most affected by the blocks destined to Higher Education, in the period from 2014 to 2021. The data used for the construction of the research were extracted from the Integrated System of Planning and Budget/SIOP. All monetary values in the survey were deflated by the Broad Consumer Price Index, based on the month of December 2021. In this sense, it was possible to compare the values within the analyzed period. Thus, it was possible to empirically analyze the universities that suffered the greatest contingencies in the period, as well as those that suffered the smallest contingencies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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