Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47744
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AlineCruzMoura_DISSERT.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Introdução do uso de VANTS nos cursos de graduação e as novas tecnologias no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília
Autor(es): Moura, Aline Cruz
Orientador(es): Melo, Michele Cristina Silva
Assunto: Veículos aéreos não tripulados (VANTs)
Inovações tecnológicas
Universidade de Brasília. Instituto de Geociências
Data de publicação: 15-Fev-2024
Referência: MOURA, Aline Cruz. Introdução do uso de VANTS nos cursos de graduação e as novas tecnologias no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília. 2023. 85 f. (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As aeronaves pilotadas por meio de um sistema de controle remoto com formatos de minihelicópteros ou mini aviões, conduzidos sem pilotos, denominados de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), mais conhecidos como Drones (zumbido ou zangão), estão começando a ser utilizadas nos cursos de graduação do Instituto de Geociências (IG) da Universidade de Brasília (UnB). Após muitas discussões durante a pandemia da COVID-19, esses equipamentos começaram a ser introduzidos nas disciplinas de Geologia, Geofísica e Ciências Ambientais. Logo, o estudo de caso delimitou-se em analisar os VANTs como sendo um instrumento tecnológico e inovador na área de educação, sobretudo, nos cursos de graduação do IG, tendo em vista que na pandemia foi um equipamento importante para a realização de mapeamentos geológicos devido ao isolamento social. Além dos VANTs, o Instituto de Geociências investe em novas tecnologias para melhor qualidade no ensino e no aprendizado de seus alunos. Assim, foram estudados ainda nesta pesquisa os avanços das novas tecnologias, tais como aquisições de softwares e outros equipamentos instalados nos seus laboratórios, além da inteligência artificial. A partir desta pesquisa, verificou-se a importância dos docentes na atualização das práticas tecnológicas e inovadoras para melhor enriquecimento do conteúdo aos seus alunos. No entanto, os recursos mais avançados, assim como os VANTs, são mais utilizados em outras áreas de ensino do IG no desenvolvimento de projetos e nos programas de pós-graduação, pesquisa e extensão, devido aos custos dos equipamentos serem elevados, nos quais são investidos por meio de parcerias externas que apoiam o campo do conhecimento. Essas informações são importantes para apresentar as contribuições que a tecnologia proporciona no ambiente de ensino em prol de uma aprendizagem de excelência. Nesse contexto, a pesquisa adotou uma abordagem exploratória e qualitativa, fazendo uma análise das informações coletadas na área acadêmica em questão. O procedimento baseou-se de uma revisão bibliográfica de estudos de caso, histórico da UnB e do IG, análises de documentos e relatórios de órgãos oficiais, e, ainda de uma revisão sistemática de pesquisas nacionais e internacionais, com o intuito de oferecer um embasamento mais consolidado para a dissertação. Com perspectivas futuras, vislumbra-se a implementação das novas tecnologias como forma de melhoria na qualidade de ensino não só no Instituto de Geociências como também nas mais diversas áreas de conhecimento das instituições de ensino superior do Brasil.
Abstract: Aircraft piloted by means of a remote control system shaped like mini helicopters or mini planes, driven without pilots, called Unmanned Aerial Vehicles (UAVs), known as Drones, are starting to be used in undergraduate courses at the Institute of Geosciences from the University of Brasilia. After many discussions during the Covid-19 pandemic, this equipment began to be introduced in the disciplines of Geology, Geophysics and Environmental Sciences. Therefore, the case study was limited to analyzing the Unmanned Aerial Vehicles as a technological and innovative instrument in the education area, especially in undergraduate courses at Institute of Geosciences, given that during the pandemic it was an important piece of equipment for carrying out geological mapping due to social isolation. Beyond the Unmanned Aerial Vehicles, the Institute of Geosciences invests in new technologies to improve the quality of teaching and learning for its students. Like this, advances in new technologies were also studied in this research, such as acquisitions of software and other equipment installed in its laboratories, in addition to artificial intelligence. From this research, the importance of teachers in updating technological and innovative practices was verified to better enrich the content for their students. However, the most advanced features, as well as the Unmanned Aerial Vehicles are more used in other teaching areas of the Institute of Geosciences in the development of projects and postgraduate, research and extension programs, due to the high cost of equipment, in which they are invested through external partnerships that support the field of knowledge. These informations are important to present the contributions that technology provides to the teaching environment in favor of excellent learning. In this context, the research adopted an exploratory and qualitative approach, analyzing the information collected in the academic area in question. The procedure was based on a bibliographic review of case studies, history of University of Brasilia and the Institute of Geosciences, analyzes of documents and reports from official bodies, and also a systematic review of national and international research, with the aim of providing a more consolidated basis for the dissertation. With future perspectives, the implementation of new technologies is envisaged as a way of improving the quality of teaching not only at the Institute of Geosciences but also in the most diverse areas of knowledge of higher education institutions in Brazil.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.