Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47733
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_FranciscoMárcioJúnior.pdf1,77 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Percepções dos coordenadores pedagógicos sobre o uso de drogas entre estudantes da Educação de Jovens e Adultos
Auteur(s): Márcio Júnior, Francisco
Orientador(es):: Zardo, Sinara Pollom
Assunto:: Drogas - escolas
Educação de jovens e adultos
Coordenação pedagógica
Date de publication: 14-fév-2024
Référence bibliographique: MÁRCIO JÚNIOR, Francisco. Percepções dos coordenadores pedagógicos sobre o uso de drogas entre estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 2019. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: Esta dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE) do Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasília. A pesquisa teve como objetivo geral compreender as percepções dos coordenadores pedagógicos sobre o uso de drogas entre estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como objetivos específicos, procurou-se conhecer a trajetória biográfica, escolar e profissional dos coordenadores pedagógicos que atuam nessa modalidade; identificar as concepções desses profissionais sobre o uso de drogas entre os estudantes da EJA e analisar de que forma tais concepções orientam suas práticas de intervenção. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumento a entrevista narrativa e método de análise de conteúdo. A pesquisa ancorou-se em estudos que problematizam que a criminalização das drogas tem corroborado para a marginalização de populações pobres, funcionado como mecanismo de manutenção da estrutura que legitima desigualdades historicamente construídas. Pensando isso e no público que frequenta a Educação de Jovens e Adultos, bem como na função que a escola ocupa na escolarização dessa população e no desenvolvimento de projetos de intervenção por meio da ação da coordenação pedagógica, este estudo traz um breve histórico dessas drogas na humanidade, assim como as origens do proibicionismo, seus desdobramentos e as políticas de drogas atuais. Por meio das reflexões de teóricos críticos, buscou-se problematizar o papel da escola como dispositivo de controle, bem como sua responsabilidade na promoção de violência simbólica e seu papel na promoção de uma educação para a autonomia. Abordamos as origens da EJA e da coordenação pedagógica, assim como as políticas públicas que os regem e seus desafios. Por fim, por meio da análise dos dados obtidos, observamos que, embora haja um discurso repressivo antidrogas por parte dos coordenadores, há, também, uma percepção de que o uso dessas sustâncias não leva necessariamente à violência e ao baixo-rendimento escolar. Percebemos, também, que há uma distância entre a função da coordenação pedagógica e as orientações do Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, como também dissonância entre como o tema drogas é abordado na escola e as recomendações da portaria nº 97, de 13 de junho de 2012, que orienta a Política sobre Drogas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF e a prática.
Abstract: This dissertation is tied to the line of research Comparative Studies in Education (ECOE) of the Postgraduate Programme of the University of Brasília. The overall objective was to understand the pedagogical coordinators’ perception on drug use among students of the Education of Young People and Adults (EJA). As specific objectives, we aimed to get to know the biographic, school and professional paths of the pedagogical coordinators who work with these students, identity the pedagogical coordinators’ perception on drug use amongst those students and analyse how their perceptions guide their intervention approaches. A qualitative research used content analysis as an interpretation method. The research was framed in studies, which discuss how the criminalisation of drugs has endorsed the marginalization of poorer populations, and used as a maintaining mechanism of a system that legitimizes historical inequalities. Due to these students as well as how school plays an important role on their education and on the development of intervention projects – that can be orchestrated by the pedagogical coordinators –, this study brings a brief history of these substances in mankind, such as the origins of prohibitionism and its ramification and the current drug policies. Based on the reflection of critical authors, we discussed the school role as a tool of social control and its onus on causing symbolic violence in addition to in promoting an education for autonomy. We addressed the origins of EJA and pedagogical coordination, as well as the public policies that guide them. Lastly, through the analysis of the data collected, we observed that, although there is a repressive antidrug speech, there is also a perception that the use of these substances does not necessarily lead to violence and low school achievement. We also perceived that there is a gap between pedagogical coordination duties and the regulations which are guided by the Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito (Local Public School’s Regiment) and how these issues have addressed is at odds with the ordinance No. 97, of June 13, 2012, which guides the Drugs Policy of the State Department for Education.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47733/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.