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Título: Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas : ampliando perspectivas
Autor(es): Gerk, Tabata de Aquino
E-mail do autor: tabatagerk@gmail.com
Orientador(es): Costa, Ileno Izídio da
Assunto: Adolescência
Homicídio seguido de suicídio
Atentados em escolas
Data de publicação: 1-Fev-2024
Referência: GERK, Tabata de Aquino. Jovens e homicídio seguido de suicídio nas escolas: ampliando perspectivas. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar o fenômeno de adolescentes que realizam homicídios em massa seguidos de suicídio em escolas, trazendo novas óticas sobre possíveis fatores externos e internos relacionados às motivações de seus protagonistas. O objetivo de trazer novas discussões acerca do tema surge da necessidade identificada de aprofundar análises para além das tendências paradigmáticas vigentes atualmente na comunidade científica, na mídia e na sociedade, onde percebem-se lacunas e preconceitos quando se trata de pensar nas possíveis vivências de possíveis sofrimentos psíquicos desses adolescentes, bem como influências externas presentes no desenvolvimento da motivação para esses atos. Para alcançar tais leituras, esta pesquisa utilizou multimétodos, dividindo-se em três partes: um panorama teórico sobre como o tema é abordado atualmente e as problemáticas envolvidas nessas análises; uma exploração Psicanalítica sobre o modus operandi do ato de homicídio seguido de suicídio na adolescência; e um estudo de caso de um famoso acontecimento dentro da temática evidenciada com base na Análise Narrativa, evidenciando fatores psicossociais relacionados ao ato na visão de um amigo dos protagonistas. Dentro das descobertas encontradas, foi notado claramente a falta de material para debate sobre esses casos em vieses que não depreciam os autores desses atos ou os colocam como agentes únicos de suas ações, excluindo fatores de risco externos. Fatores de risco estes que puderam ser notados quando se observou o olhar de um par aos adolescentes, demonstrando que diversos atores sociais e instituições estão envolvidos neste fenômeno. Das limitações encontradas na pesquisa, a falta de material com informações fidedignas e sem viés sensacionalista certamente dificultou uma análise ampliada sobre o tema, bem como o fato de a grande maioria dos autores desses atos ter falecido sem contar muito de sua história. Em conclusão, sugerem-se novas pesquisas dentro da temática, pois é notável que quanto mais entendermos os mecanismos que levam a esses atos serem perpetuados pode-se pensar em ações mais efetivas de prevenção e tratamento no objetivo de evitá-los.
Abstract: This work proposes to analyze the phenomenon of adolescents who carry out mass homicide followed by suicide in schools, bringing new perspectives on possible external and internal factors related to the motivations of their protagonists. The purpose of bringing new discussions about the subject arises from the identified need to deepen analyzes beyond the current paradigmatic trends in the scientific community, in the media and in society, where gaps and prejudices are perceived when it comes to thinking about the possible experiences of possible psychic sufferings of these adolescents, as well as external influences present in the development of the motivation for these acts. In order to reach such readings, this research used multimethods, being divided into three parts: a theoretical overview about how the subject is currently addressed and the problems involved in these analyzes; a Psychoanalytic exploration of the modus operandi of the act of homicide followed by suicide in adolescence; and a case study of a famous event within the theme evidenced on the basis of Narrative Analysis, evidencing psychosocial factors related to the act in the vision of a friend of the protagonists. Within the findings found, there was a clear lack of material for debate on such cases in biases that do not depreciate the perpetrators of these acts or place them as sole agents of their actions, excluding external risk factors. These risk factors could be noticed when the look of a pair adolescent was analyzed, demonstrating that several social actors and institutions are involved in this phenomenon. From the limitations found in the research, the lack of material with reliable information and without sensationalistic bias certainly hindered an extended analysis on the subject, as well as the fact that the great majority of the authors of these acts have died without telling much of their history. In conclusion, new research on this thematic is suggested, since it is remarkable that the more we understand the mechanisms that lead to these acts being perpetuated, more we can think of effective actions of prevention and treatment in the aim of avoiding them.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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