Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47627
Files in This Item:
File SizeFormat 
RamonGustavoBecker_DISSERT.pdf1,57 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Marcos Aurélio de Paulapt_BR
dc.contributor.authorBecker, Ramon Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T21:34:44Z-
dc.date.available2024-01-31T21:34:44Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.date.submitted2023-06-02-
dc.identifier.citationBECKER, Ramon Gustavo. As raridades de Aucourt e Padilha: o maravilhoso e a literatura fantástica em Portugal no século XVIII. 2023. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47627-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA curiosidade e busca por explicações de fenômenos pouco conhecidos é um traço presente em grande parte das sociedades. Durante a História humana, diversos pensadores, filósofos, estudiosos, religiosos e até mesmo as “pessoas comuns” se indagaram sobre elementos místicos, simbólicos e naturais daquilo que consideravam “maravilhoso”. O resultado disto é um número significativo, se não gigantesco, de registros tratando sobre o tema, nos quais se encontram obras escritas, imagens, gravuras e outros relatos de toda sorte, inspirados pelo sentimento misto de curiosidade, maravilha e até mesmo medo. No presente estudo, analisamos a obra As Raridades da Natureza e da Arte, Divididas pelos Quatro Elementos, publicada em 1759 sob autoria do fidalgo português Pedro Norberto Aucourt e Padilha. Em um contexto em que o reino lusitano enfrentava um processo de mudança no cenário intelectual e político, ao mesmo tempo que lidava com o impacto social e material do Terremoto de Lisboa de 1755. Este autor, que previamente já tinha produzido outros escritos, buscou compilar alguns dos vários registros da cultura oral e escrita sobre monstros e maravilhas em uma obra extensa. Ao explorar as mais de 500 páginas do livro neste trabalho, demonstraremos não só as visões e discursos organizados e escritos por ele. Mas também entenderemos como o que a catástrofe de 1755, acompanhada de todo um contexto setecentista que favoreceu o estudo e a cultura escrita, proporcionaram um incremento no interesse dos portugueses em compreender não somente fenômenos ditos maravilhosos ou prodigiosos, mas a organização e funcionamento da natureza e do universo.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs raridades de Aucourt e Padilha : o maravilhoso e a literatura fantástica em Portugal no século XVIIIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPortugal - históriapt_BR
dc.subject.keywordSéculo XVIIIpt_BR
dc.subject.keywordCultura escritapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura fantásticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The curiosity and the search for explanations of unknown phenomena is a trait present in a great part of the societies. Throughout human History, a vast number of thinkers, philosophers, scholars, religious people and even the “common people” asked themselves about the mystic, symbolic and natural elements of what they considered “wonderful.” The result is a substantial number, if not gigantic, of documents dwelling on the subject, in which are found written works, images, engravings and other accounts of all sorts, inspired by the mixed feeling of curiosity, wonder and even fear. In the present study, we analyze the book As Raridades da Natureza e da Arte, Divididas pelos Quatro Elementos, published in 1759 under de authorship of the Portuguese nobleman Pedro Norberto Aucourt e Padilha. It was published while the Lusitanian Kingdom faced changes in the intellectual and political scene, at the same time that they dealt with the social and material impact of the 1755 Lisbon Earthquake. This writer, which had already published other works, sought to compile some of the various accounts of the written and oral culture about monsters and wonders in one extensive work. While exploring the five hundred plus pages of the book, we seek to demonstrate not only the perspectives and discourses organized and written by the author. Our purpose is to understand how the tragedy of 1755, accompanied by the 18th century context that favored the study and the written culture, provided an increase in the interest of the Portuguese people to comprehend not only the marvelous and prodigious phenomena, but the organization and behavior of nature and the universe.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47627/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.