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MarcellaVieiraViana_DISSERT.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorTorres, Mateus Gambapt_BR
dc.contributor.authorViana, Marcella Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T21:34:43Z-
dc.date.available2024-01-31T21:34:43Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.date.submitted2023-04-28-
dc.identifier.citationVIANA, Marcella Vieira. A resistência estudantil no Território Federal do Amapá durante a ditadura civil-militar (1964-1968). 2023. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47622-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o objetivo de analisar o Movimento Estudantil do Território Federal do Amapá (TFA) entre os anos de 1964 e 1968, à luz do Relatório da Comissão Estadual da Verdade do Amapá, produzido entre os anos de 2013 e 2016. Para alcançar o objetivo da pesquisa, além do relatório, analiso o arquivo não publicado, que inclui as oitivas e documentos oficiais que foram cedidos pela Comissão Estadual da Verdade do Amapá (CEV-AP) para a realização da presente pesquisa. Utilizando a História Oral, a História Social e a História do Tempo Presente, este trabalho problematiza as relações do Movimento Estudantil diante da militarização do Estado, e observa os atos de resistência e apoio ao golpe civil-militar por parte dos estudantes, entendendo que, mesmo submetidos à um ambiente político-administrativo diverso da maioria do país, eles superaram boa parte das especificidades territoriais que poderiam prejudicar a própria existência do movimento. Constatou-se que estudantes externalizaram, até onde foi possível, suas pautas, apoios e reivindicações à ditadura civilmilitar. Assim, a análise feita sobre os agrupamentos estudantis no TFA identifica movimentações intencionais e cotidianas, desprendendo-se de qualquer inferência à inércia.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA resistência estudantil no Território Federal do Amapá durante a ditadura civil-militar (1964-1968)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDitadura militar - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordMovimento estudantilpt_BR
dc.subject.keywordAmapápt_BR
dc.subject.keywordBrasil - história - 1964-1985pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research aims to analyze the Student Movement of the Federal Territory of Amapá between 1964 and 1968, according to the Report of the Amapá State Truth Commission, produced between 2013 and 2016. In addition to the report, I analyze the unpublished documents, which include the hearings and official records provided by the CEV-AP for the conduct of the present research. Based on Oral History, Social History, and History of the Present Time methods, this study discusses the relations of the Student Movement in face of the militarization of the Brazilian State, and it examines the acts of resistance and support to the civil-military coup on the part of the students, understanding that, even subjected to a distinct political-administrative environment from the majority of the country, they overcame many of the territorial peculiarities that could jeopardize the very existence of the movement. It was found that students externalized, as far as possible, their agendas, support, and demands to the civil-military dictatorship. Thus, the analysis of the student groupings in the TFA identifies intentional and daily actions, far from any inference of inertia.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
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