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Título: Entre o épico e o cômico : o cinema brasileiro, o humor e a história
Autor(es): Limeira, Míriam Silvestre
Orientador(es): Faria, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: Teoria da história
Cinema brasileiro
Gêneros cinematográficos
Cinema e história
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: LIMEIRA, Miriam Silvestre. Entre o épico e o cômico: o cinema brasileiro, o humor e a história. 2022. 270 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta tese reflete sobre formas de narrativa da história, no caso, em filmes cômicos brasileiros realizados em diferentes épocas. Aqui, a articulação que se propõe contempla dois gêneros cinematográficos (a comédia e o filme histórico) como veículos de imagens e mensagens capazes de encarnar formas de percepção sobre a história. É possível elencar e refletir acerca de temas voltados para a História do Brasil que foram objeto de elaboração em comédias na cinematografia nacional. O conceito de gênero cinematográfico e suas diversas ramificações remetem à riqueza do que se configura por trás do modelo histórico e as possibilidades narrativas quando de sua conexão com a comédia. Quais as percepções sobre a história estão sendo veiculadas nesse formato de comédia, de farsa? O que se apresenta como objeto de riso a respeito da história no cinema brasileiro? Estas foram duas questões que a todo momento se apresentaram no decorrer da pesquisa. Todas estas minúcias detalhadas nesta teia de possibilidades nos mostram a complexidade do objeto de maneira a estabelecer relações entre a comédia, o cinema e a história com um enfoque vinculado à cinematografia brasileira. Quanto às fontes, exploram-se três filmes que subverteram as convenções do gênero histórico através da comédia e que compartilham o recurso retórico à metalinguagem para falar de história e também da produção cinematográfica brasileira à época de suas respectivas realizações: Carnaval Atlântida (1952, direção de José Carlos Burle), Ladrões de cinema (1977, direção de Fernando Coni Campos) e A primeira missa ou tristes tropeços, enganos e urucum (2014, direção de Ana Carolina Teixeira Soares). Nos três filmes, a conexão entre os elementos presentes no imaginário do público sobre a Grécia Antiga, a Inconfidência Mineira e a celebração da primeira missa no Brasil (especialmente tendo por referência o quadro de Víctor Meirelles, de 1861), é explorada. Dentre os autores que forneceram subsídios para tramar essa rede de possibilidades de percepção sobre o passado, encontram-se Hayden White, Jacques Rancière, Hannu Salmi e Robert A. Rosenstone, contribuindo para o diálogo que possa conceber a comédia cinematográfica como uma forma de pensamento histórico.
Abstract: This research aims at reflecting upon varied forms of historical accounts, namely, those manifest in Brazilian comic films of various periods. The articulation proposed herein contemplates two filmic genres (the comedy and the historic film) as media capable of conveying images and messages akin to certain forms of historic apprehension. It is possible to reflect upon themes bearing on the History of Brazil which were elaborated upon in comedies in Brazilian cinematography. The concept of filmic genre and its ramifications point to the richness of what lies behind the historical model and its narrative possibilities when associated with comedy. Which perceptions of history are being conveyed in comedy and farce? What is the being laughed at as regards history in Brazilian cinema? These two questions governed this investigation. All the minutiae detailed in this web of possibilities reveal the complexity of the object so as to establish relations between comedy, cinema and history with a focus on the Brazilian cinematography. As for the sources elected, three films which challenge the conventions of the historical genre through comedy were analyzed, in which the rhetorical use of metalanguage is present: Carnaval Atlântida (1952, directed by José Carlos Burle), Ladrões de cinema (1977, directed by Fernando Coni Campos) and A primeira missa ou tristes tropeços, enganos e urucum (2014, directed by Ana Carolina Teixeira Soares). Not only to these films discuss history but also the conditions of Brazilian filmic production at the time of their footage. In these films, the connexions between the elements featuring in the public imaginary about Ancient Greece, the Mineira Inconfidence and the celebration of the first mass in Brazil, whose unavoidable reference is the 1861 painting by Victor Meirelles, are explored. Hayden White, Jacques Rancière, Hannu Salmi and Robert A. Rosenstone are among the authors offering insights into how to weave this theoretical proposal in which comic cinema is conceived of as a form of historical thought.
Résumé: Cette recherche a pour but une réflexion autour des formes des narratives historiques, notamment celle présente dans des filmes comiques brésiliens de différentes périodes. L’articulation théorique proposée ici comprend deux genres cinématographiques (la comédie et le film historique) en tant que véhicules d’images et de messages portant sur l’appréhension historique. L’élaboration comique chez la cinématographie brésilienne autour de l’Histoire du Brésil fournit l’objet de notre investigation. Le concept de genre cinématographique et ses plusieurs ramifications renvoient à la richesse du modèle historique et ses possibilités narratives en ses rapports avec la comédie. Quelles perceptions sur l’histoire sont véhiculées par cette forme comique, farcesque? Qu’est-ce qui se présente en tant qu’objet du rire dans ce qui concerne l’histoire chez le cinéma brésilien? Ces deux questions gouvernent cette recherche. Toutes ces points caractéristiques dans cette toile de possibilités révèlent la complexité de l’objet de façon à établir les rapports entre le comique, le cinématographique et l’historique à partir de la cinématographie brésilienne. Trois films qui défient les conventions du genre historique à travers le comique et dont l’appel au métalangage est partagé pour parler de l’histoire aussi que de la production cinématographique brésilienne à l’epoque de leur réalisation ont été analysés: Carnaval Atlântida (1952, réalisé par José Carlos Burle), Ladrões de cinema (1977, réalisé par Fernando Coni Campos) et A primeira missa ou tristes tropeços, enganos e urucum (2014, réalisé par Ana Carolina Teixeira Soares). Dans ces films, les rapports entre les éléments présents dans l’imaginaire publique autour de la Grèce Ancienne, l’Inconfidence Mineira et la célébration de la première messe au Brésil, dont la référence incontournable est le tableau daté de 1861 de Victor Meirelles, sont explorés. Hayden White, Jacques Rancière, Hannu Salmi et Robert A. Rosenstone sont parmis les auteurs qui contribuent à la toile théorique de cette investigation dans laquelle le cinéma est conçu comme une forme de pensée historique.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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