Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Assis, Arthur Alfaix | pt_BR |
dc.contributor.author | Andrade, Daniela Linkevicius de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T21:10:09Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T21:10:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Daniela Linkevicius de. A conversa começa aqui: padrões de autoridade nos fóruns de história do Reddit (2008-2018). 2023. 266 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47579 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo compreender a interface entre a historiografia e a web, com
ênfase nas práticas que visam conferir autoridade àquilo que se produz e comunica enquanto
conhecimento histórico no espaço digital. Para tanto, a investigação concentrou-se em três
fóruns de história dentro da plataforma Reddit: r/history, r/AskHistorians e r/badhistory, no
intervalo entre 2008 e 2018. Na análise, “autoridade” funciona como um meta-conceito,
referindo-se a um tipo geral de fenômeno social e histórico que subentende uma dissimetria
hierárquica aceita por todos na relação. Pressuposto importante da investigação é, portanto, que
as relações de autoridade atravessam o conhecimento histórico, sendo este último também
inseparável da prática social. Para iluminar as relações de autoridade no conhecimento histórico
produzido na web, abordamos, num primeiro momento, a arquitetura hierárquica dos fóruns de
discussão e os sistemas que o antecederam no espaço digital. Depois, passamos para a
compreensão do Reddit enquanto plataforma, atentando-nos para a dinâmica de sua
sociabilidade técnica e para o surgimento dos subreddits. Em seguida, abrimos uma discussão
mais aprofundada acerca do conceito de autoridade, explorando sua historicidade e possíveis
transformações quando inserido no espaço digital. Ao fim, buscamos explicar de maneira
detalhada qual seria o processo que cria e legitima autoridades nos subreddits de história,
através da investigação de três estruturas em que se baseia esse processo: os perfis de usuários,
as ferramentas e sistemas que organizam as conversas nos fóruns, e as regras que versam sobre
questões de produção e monitoramento do conhecimento histórico. A pesquisa assinala a
complexidade e pluralidade das práticas de autoridade no espaço digital, especialmente quando
associadas à construção do conhecimento, ressaltando em especial o protagonismo de
autoridades executivas e não-executivas, que se manifestam especialmente como autoridades
operativas e autoridades epistêmicas que se relacionam a todo momento. Nesse cenário,
procuraremos avançar a tese de que os subreddits de história, ao estipular tais relações entre
autoridades epistêmicas e operativas para a produção do conhecimento, procuraram gerar
estabilidade, segurança, e inteligibilidade num ambiente conhecido por ser aberto, instável e
contraditório, adaptando práticas muito semelhantes àquelas que caracterizam o trabalho dos
historiadores. A transformação que a web efetua na construção do conhecimento histórico se
dá nesse processo de (re)criação adaptada a materialidade digital. Por isso, a forma como os
historiadores contribuem para a conversa na web é tão importante quanto o conteúdo que eles
contribuem, trazendo à tona a construção da autoridade epistêmica através da estrutura do
argumento, dentro do espaço digital. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A conversa começa aqui : padrões de autoridade nos fóruns de história do Reddit (2008-2018) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internet - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fórum de discussão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais - análise | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Carvalho, Bruno Leal Pastor de | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to understand how historical knowledge occurs on the web by analyzing
the practices that aim to confer authority to the knowledge produced and communicated in the
digital space. To this end, we focus our investigation on three history forums within the Reddit
platform: r/history, r/AskHistorians, and r/badhistory, between 2008 and 2018. We consider
authority a social and historical phenomenon that presupposes a hierarchical dissymmetry
accepted by everyone in the relationship, functioning as a meta concept, assuming that authority
relations intersect historical knowledge. Following authority relations, we first address the
hierarchical architecture of discussion forums and the systems that preceded it in the digital
space. Then, we move on to understand Reddit as a platform, focusing on the dynamics of its
technical sociability and the emergence of subreddits. From there, we will proceed to a deeper
discussion about the concept of authority, exploring its historicity and possible transformations
when inserted in the digital space. Finally, we seek to explain the process that creates and
legitimates authorities in the history subreddits through the investigation of three structures on
which this process is based: the user profiles, the tools and systems that organize the
conversations in the forums, and the rules that address issues of production and monitoring of
historical knowledge. The research points out the complexity and plurality of authority practices
in the digital space, mainly when associated with the construction of knowledge. It highlights
the protagonism of executive and non-executive authorities, which manifest themselves as
operative and epistemic authorities, which are always related. By adapting practices very
similar to those that characterize the work of historians, stipulating relationships between
epistemic and operative authorities for the production of knowledge, history subreddits sought
to generate stability, security, and intelligibility in an environment known to be open, unstable,
and contradictory. The web transforms the construction of historical knowledge, a process of
(re)creation adapted to digital materiality. Therefore, the way historians contribute to the web
conversation is as important as the content they contribute, bringing to light the construction of
epistemic authority through the structure of argument within the digital space. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|