Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Susane Rodrigues de | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Artur Nogueira Santos e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T21:10:08Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T21:10:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de História em disputa: deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017). 2023. 261 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47574 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta uma análise do processo de produção da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) de História para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir de um conjunto de
fontes composto por três versões oficiais desse documento, publicadas entre os anos de 2015
e 2017, e pelas práticas discursivas de diversos sujeitos, entidades, instituições, movimentos e
organizações brasileiras em torno de cada uma das versões. Na abordagem discursiva dessas
fontes, atenta aos sentidos, concepções, embates, valores, interesses, demandas sociais e
posicionamentos políticos, pedagógicos e epistêmicos que atravessaram os discursos sobre “o
que”, “para que” e “como” ensinar história nas escolas brasileiras, buscou-se compreender e
historicizar as relações de poder-saber que presidiram esse processo, bem como as condições
de produção e os modos de funcionamento dos discursos que lhe fundamentaram. Na
dinâmica de conformação da BNCC, observou-se a acomodação, ainda que com algumas
fissuras, de um modelo de ensino de História bastante consolidado e amparado em discursos
pedagógicos de teor neoliberal e tecnicista, mas também em pressupostos e discursos
historiográficos eurocêntricos que mantêm uma tradição de seleção e organização
quadripartite e cronológica/linear de acontecimentos históricos que tendem a fixar, de maneira
limitada e pouco inclusiva, os sujeitos e espaços de relevância nas histórias a serem ensinadas
nas escolas brasileiras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis presents an analysis of the production process of the Brazilian National Common
Core Curriculum (BNCC) of History for the Final Years of Elementary School, based on a set
of sources comprising three official versions of this document, published between the years
2015 and 2017, and the discursive practices of various Brazilian subjects, entities, institutions,
movements and organizations around each of the versions. In the discursive approach of these
sources, the focus is on the meanings, conceptions, conflicts, values, interests, social
demands, and political, pedagogical, and epistemic positions that permeated the discourses
regarding "what", "for what", and "how" to teach History in Brazilian schools, it was sought
to understand and historicize the power-knowledge relations that presided over this process,
and also the conditions of production and the modes of operation of the discourses that
underpinned it. In the dynamic of configuration of the BNCC, it was observed the
accommodation, albeit with some fissures, of a model of History teaching quite consolidated
and supported by neoliberal and technicist pedagogical discourses, as well as by Eurocentric
assumptions and historiographical discourses that maintain a tradition of quadripartite and
chronological/linear selection and organization of historical events that tend to establish, in a
limited and not very inclusive way, the subjects and spaces of relevance in the histories to be
taught in Brazilian schools. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|