Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47574
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ArturNogueiraSantosECosta_TESE.pdf.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Susane Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorCosta, Artur Nogueira Santos ept_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T21:10:08Z-
dc.date.available2024-01-29T21:10:08Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.date.submitted2023-07-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de História em disputa: deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017). 2023. 261 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47574-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresenta uma análise do processo de produção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de História para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir de um conjunto de fontes composto por três versões oficiais desse documento, publicadas entre os anos de 2015 e 2017, e pelas práticas discursivas de diversos sujeitos, entidades, instituições, movimentos e organizações brasileiras em torno de cada uma das versões. Na abordagem discursiva dessas fontes, atenta aos sentidos, concepções, embates, valores, interesses, demandas sociais e posicionamentos políticos, pedagógicos e epistêmicos que atravessaram os discursos sobre “o que”, “para que” e “como” ensinar história nas escolas brasileiras, buscou-se compreender e historicizar as relações de poder-saber que presidiram esse processo, bem como as condições de produção e os modos de funcionamento dos discursos que lhe fundamentaram. Na dinâmica de conformação da BNCC, observou-se a acomodação, ainda que com algumas fissuras, de um modelo de ensino de História bastante consolidado e amparado em discursos pedagógicos de teor neoliberal e tecnicista, mas também em pressupostos e discursos historiográficos eurocêntricos que mantêm uma tradição de seleção e organização quadripartite e cronológica/linear de acontecimentos históricos que tendem a fixar, de maneira limitada e pouco inclusiva, os sujeitos e espaços de relevância nas histórias a serem ensinadas nas escolas brasileiras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordCurrículo educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis presents an analysis of the production process of the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC) of History for the Final Years of Elementary School, based on a set of sources comprising three official versions of this document, published between the years 2015 and 2017, and the discursive practices of various Brazilian subjects, entities, institutions, movements and organizations around each of the versions. In the discursive approach of these sources, the focus is on the meanings, conceptions, conflicts, values, interests, social demands, and political, pedagogical, and epistemic positions that permeated the discourses regarding "what", "for what", and "how" to teach History in Brazilian schools, it was sought to understand and historicize the power-knowledge relations that presided over this process, and also the conditions of production and the modes of operation of the discourses that underpinned it. In the dynamic of configuration of the BNCC, it was observed the accommodation, albeit with some fissures, of a model of History teaching quite consolidated and supported by neoliberal and technicist pedagogical discourses, as well as by Eurocentric assumptions and historiographical discourses that maintain a tradition of quadripartite and chronological/linear selection and organization of historical events that tend to establish, in a limited and not very inclusive way, the subjects and spaces of relevance in the histories to be taught in Brazilian schools.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.