Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, André Luís | pt_BR |
dc.contributor.author | Ramalho, Fabíula Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:48:46Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T18:48:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-06 | - |
dc.identifier.citation | RAMALHO, Fabíula Martins. O teatro de Oswald Barroso: o popular e a experiência trágica. 2023. 360 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47573 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O teatro do dramaturgo cearense Oswald Barroso foi arquitetado e desenvolvido a partir da
experiência com grupos de teatro amador, de vivências reais, e do estudo/pesquisa de elementos
da cultura popular nordestina. Ao articular teatro, poesia, elementos da cultura popular
nordestina, questões políticas, causas sociais e pessoas/acontecimentos que ficaram à margem
da história oficial do Brasil, Barroso estabelece um diálogo entre o teatro
moderno/contemporâneo e a tradição para expor os dramas sociais, inserindo o seu teatro em
uma arte e uma literatura dramática comprometida. Esta pesquisa procura analisar como a
produção dramatúrgica barrosiana, iniciada na década de 1970, em plena ditadura militar
brasileira, coloca em evidência uma “estrutura de sentimento” de denúncia política e social e
desvelamento das ordens e das desordens oriundos da relação entre sujeitos sociais e o poder
autoritário do Estados. Neste sentido, no conjunto de vinte e uma peças, que vão desde 1975
até 2011, focamos em três obras: Auto do Caldeirão (1986), Vaqueiros (1999) e Dormir, talvez
sonhar (2003). Nessa construção da tessitura dramatúrgica, Oswald Barroso utiliza elementos
da cultura popular nordestina, fatos históricos ou baseados em acontecimentos reais, a fim de
evidenciar a intolerância dos poderosos e a opressão realizada pelos mais fortes sobre os mais
fracos. Assim, a fim de respaldar tal análise, utilizamos, sobretudo, as ideias do sociólogo e
crítico de arte, Raymond Williams, para quem o trágico é condicionado cultural e
historicamente e não deixamos de nos apoiar em estudos sobre a cultura popular e teorias
teatrais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O teatro de Oswald Barroso : o popular e a experiência trágica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Barroso, Oswald, 1947- | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dramaturgia brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura popular - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Ceará-born playwrigth Oswald Barroso’s theatrical Works were deigned and developed from
amateur theater performances, real-life experiences, and Brazilian northeastern culture study
and reserach. By relating theater, poetry, northeastern culture, politics, social causes, people,
and even events cut off from official history, Barroso starts a dialogue between
modern/contemporany theater and tradition to expose social issues, inserting his work into
engaged drama literature and art. The present research analyzes how Barrosos’s work, set off
in the 1970s amid Brazil’s dictatorship regimen, testifies to a “structure of feeling” of social
and political reports, unveiling power disputes between social subjects and autocratic power. In
a bundle of tewnty-one plays that span from 1975 to 2015, three are studied here: Auto do
Caldeirão (1986), Vaqueiros (1999), and Dormir, talvez sonhar (2003). In his theatrical
compositions, Oswald Barroso disposes of northeastern cultural elements, historical facts, and
derivations to expose intolerance and opression by those in power toward weaker ones. The
works of Raymond Williams, sociologist and art critic, support the ideas described in this
research to whom tragedy is culturally and historically conditioned, as well as popular culture
studies and theatre theories. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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