Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Erivelto da Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Sanchez, Paul Aguilar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:48:45Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T18:48:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.citation | SANCHEZ, Paul Aguilar. Repertórios do fracasso na literatura pré-modernista brasileira e modernista mexicana : crítica, autonomia e renovação do cânone nas literaturas de final do século XIX e começo do século XX. 2023. xiv, 181 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47566 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese tem como objetivo propor o tópico do fracasso como eixo de análise dos
repertórios literários e de leitura das poéticas em Urupês (1918), de Monteiro Lobato, Triste fim de
Policarpo Quaresma (1911), de Lima Barreto, Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha, Cuentos
Frágiles (1883), de Manuel Gutiérrez Nájera, El Bachiller (1895), de Amado Nervo e Asfódelos
(1897), de Bernardo Couto Castillo. Para analisar o fracasso nesses repertórios pré-modernistas
brasileiros e modernistas mexicanos, a pesquisa reflete, primeiramente, sobre a noção geral de
sistema (BERTALANFFY, 1986), de sistema literário (EVEN-ZOHAR, 2007-2011), de campo
literário (BOURDIEU, 1989), e dos limites que essas propostas oferecem. Desse modo,
compreende-se as relações abstratas e concretas dos produtos literários, as condições de produção
e recepção e as possíveis presenças textuais (GENETTE, 1989). Isso apontaria, desde o início, para
a ligação entre os autores e os potenciais leitores das obras, mas, sobretudo, para a compreensão
das relações que os repertórios e poéticas em questão apresentam. Após ditas reflexões, propõe-se
observar a literatura como uma realidade utópica multidimensional, e os repertórios como uma
construção resultante dessa multidimensionalidade. Ademais, explora-se a noção de fracasso e sua
ligação com a literatura, deixando o termo “fracasso” para as condições de produção, ao passo que
se emprega o conceito de “entropia” para as condições de recepção. A metodologia consiste na
análise dos textos baseada nas propostas teóricas de Gilles Deleuze e Félix Guatarri (2010). Deste
modo, identifica-se o fracasso como um bloco de sensações ⎯afectos⎯, os quais, por sua vez,
estão contidos tanto nos repertórios quanto nas poéticas das obras supracitadas. A análise,
propriamente dita, destaca o fracasso em si e a releitura que se pode oferecer para cada uma das
obras brasileiras e mexicanas, além de sublinhar como esse fracasso move todo o sistema e circuito
literários em direção à renovação do cânone. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Repertórios do fracasso na literatura pré-modernista brasileira e modernista mexicana : crítica, autonomia e renovação do cânone nas literaturas de final do século XIX e começo do século XX | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura moderna - critica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema literário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This PhD dissertation aims to propose the topic of failure as the axis of analysis and
reading of literary repertoires in Urupês (1918), by Monteiro Lobato, Triste fim de Policarpo
Quaresma (1911), by Lima Barreto, Os Sertões (1902), by Euclides da Cunha, Cuentos Frágiles
(1883), by Manuel Gutiérrez Nájera, El Bachiller (1895), by Amado Nervo and Asfódelos (1897),
by Bernardo Couto Castillo. In order to analyze failure in the Brazilian Pre-Modernist and Mexican
Modernist repertoires, the research first reflects on the general notion of system (BERTALANFFY,
1986), of literary system (EVEN-ZOHAR, 2007-2011), of literary field (BOURDIEU, 1989), and
of the limits that these proposals offer. In this way, the abstract and concrete relations of literary
products, the conditions of production and reception, and the possible textual presences can be
understood (GENETTE, 1989). This would point from the outset to the possible link between
authors and potential readers of the works; but, above all, it would point to the understanding of
the relations existing in the repertoires in question. After such reflections, it is proposed to observe
literature as a multidimensional utopian reality, while the repertoires as a construction product of
that multidimensionality. Furthermore, the notion of failure and its link with literature is explored,
leaving the term “failure” for the conditions of production, and making use of the concept of
“entropy” for the conditions of reception. The methodology consists on the analysis of the texts
based on the theoretical proposals of Gilles Deleuze and Félix Guattari (2010). Thus, failure is
sought as a block of sensations ⎯affects⎯, which, in turn, are contained in the repertoires of the
above-mentioned works. The analysis, properly speaking, highlights this failure and the rereading
that can be offered for each of the Brazilian and Mexican works, in addition to highlighting how
this failure moves the entire literary system and circuit in the direction of the renewal of the canon. | en |
dc.description.abstract2 | La tesis que aquí se presenta tiene como objetivo proponer el tópico del fracaso como
eje de análisis de los repertorios literarios y de lectura de las poéticas en Urupês (1918), de
Monteiro Lobato, Triste fim de Policarpo Quaresma (1911), de Lima Barreto, Os Sertões (1902),
de Euclides da Cunha, Cuentos Frágiles (1883), de Manuel Gutiérrez Nájera, El Bachiller (1895),
de Amado Nervo e Asfódelos (1897), de Bernardo Couto Castillo. Para analizar el fracaso en los
repertorios pré-modernistas brasileños y modernistas mexicanos, la investigación reflexiona, en
primer momento, la noción general de sistema (BERTALANFFY, 1986), de sistema literario
(EVEN-ZOHAR, 2007-2011), de campo literario (BOURDIEU, 1989), y de los límites que estas
propuestas ofrecen. De este modo, se comprenden las relaciones abstractas y concretas de los
productos literarios, las condiciones de producción y recepción, y las posibles presencias textuales
(GENETTE, 1989). Esto apuntaría, desde el inicio, hacia el posible lazo entre los autores y los
potenciales lectores de las obras; pero, sobre todo, hacia la comprensión de las relaciones habidas
en los repertorios en cuestión. Luego de tales reflexiones, se propone observar a la literatura como
una realidad utópica multidimensional, mientras que a los repertorios como una construcción
producto de esa multidimensionalidad. Además, se explora la noción de fracaso y su lazo con la
literatura, dejando el término “fracaso” para las condiciones de producción, y haciendo uso del
concepto de “entropía” para las condiciones de recepción. La metodología consiste en el análisis
de los textos basados en las propuestas teóricas de Deleuze y Guattari (2010). Así, se identifica el
fracaso como un bloque de sensaciones ⎯ afectos⎯, los cuales, por su vez, están contenidos en
tanto en los repertorios como en las poéticas de las obras supracitadas. El análisis, propiamente
dicho, destaca el fracaso en sí y la relectura que puede ofrecerse para cada una de las obras
brasileñas y mexicanas, además de subrayar cómo ese fracaso mueve todo el sistema y circuito
literarios en dirección a la renovación del canon. | es |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|