Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47564
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MaryAndreaXavierLages_TESE.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Maria da Glória Magalhães dospt_BR
dc.contributor.authorLages, Mary Andrea Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T18:48:44Z-
dc.date.available2024-01-29T18:48:44Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.date.submitted2022-08-29-
dc.identifier.citationLAGES, Mary Andrea Xavier. Teatro bilíngue: o fazer teatral com surdos e não surdos nos espetáculos Crepúsculo do tormento e O grito da gaivota. 2022. 169 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47564-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresenta aspectos relacionados às inúmeras perspectivas sobre Teatro Surdo no Brasil, considerando a cultura surda como ponto principal na realização desse fazer teatral, a partir das plurais identidades surdas e não surdas envolvidas no ato cênico. Minhas experiências e vivências como atriz nos espetáculos Crepúsculo do Tormento e O Grito da Gaivota são aqui descritas, contextualizando as práticas teatrais compartilhadas tanto na operacionalização cênica quanto na observação do desenvolvimento das peças produzidas pelo Coletivo de Teatro En Classe et en Scène. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o teatro bilíngue com Surdos e Não Surdos, nos espetáculos Crepúsculo do Tormento e o Grito da Gaivota, em uma perspectiva cultural e identitária; e, como objetivos específicos: teorizar o Teatro em uma perspectiva Política e Emancipatória; descrever algumas identidades surdas, mostrando como estas se manifestam no processo de construção teatral; mostrar como o Teatro Surdo pode contribuir no processo de emancipação de Surdos e Não Surdos por meio das culturas em contato; discutir os processos de montagens cênicas e de iluminação dos referidos espetáculos; discorrer sobre a Direção teatral Surda do espetáculo O Grito da Gaivota. Quanto aos processos metodológicos, a pesquisa possui abordagem qualitativa, valendo-se da observação participante, empregando-se o roteiro de entrevista semiestruturada. O lócus da pesquisa foi a Universidade de Brasília – UnB, onde o Coletivo de Teatro En Classe Et en Scène apresenta e produz seus espetáculos. Para a coleta de dados, utilizou-se a câmera de vídeo para as filmagens em Língua de Sinais, que foram, posteriormente, interpretadas e transcritas para a Língua Portuguesa. Por fim, minhas experiências e vivências como atriz e pesquisadora ampliaram meu entendimento de um olhar para o outro a partir de uma perspectiva política, cultural, linguística e identitária de sujeitos que se impõem pela diferença: os Surdos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTeatro bilíngue : o fazer teatral com surdos e não surdos nos espetáculos Crepúsculo do tormento e O grito da gaivotapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTeatro bilínguept_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditiva - culturapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis presents aspects related to the numerous perspectives on Deaf Theater in Brazil, considering the deaf culture as the main point in the realization of this theatrical act, from the plural deaf and non-deaf identities involved in the scenic act. My experiences as an actress in the plays Crepúsculo do Tormento (Torment Twilight) and O Grito da Gaivota (The cry of the gull) are described here, contextualizing the theatrical practices shared both in the scenic operationalization and in the observation of the development of the plays produced by the En Classe et en Scène Theater Collective. The research has as a general objective: to analyze the bilingual theater with Deaf and Non-Deaf people, in the plays Crepúsculo do Tormento and O Grito da Gaivota, from a cultural and identity perspective; and, as specific objectives: to theorize Theater under a Political and Emancipatory perspective; to describe some deaf identities, showing how they manifest themselves in the process of theatrical construction; to show how Deaf theater can contribute to the process of emancipation of Deaf and non-Deaf people by means of cultures in contact; to discuss the processes of scenic and lighting staging of these shows; to discuss the Deaf theatrical direction of the play O Grito da Gaivota. As for the methodological processes, the research has a qualitative approach, making use of participant observation, by means of a semi-structured interview script. The research locus was the University of Brasília – UnB, where the Theater Collective En Classe Et en Scène presents and produces its shows. For data collection, a video camera was used to record in Sign Language, which was later interpreted and transcribed into Portuguese. Finally, my experiences as an actress and researcher have broadened my understanding of how to look at the other from a political, cultural, linguistic and identity perspective of subjects who impose themselves by their difference: the Deaf.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.