Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47555
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_ArquiteturaFazMal.pdf727,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDourado, Laura Esther Mágero-
dc.contributor.authorAndrade, Liza Maria Souza de-
dc.contributor.authorSilva, Ana Luiza Aureliano-
dc.contributor.authorLoureiro, Vânia Raquel Teles-
dc.date.accessioned2024-01-29T11:09:41Z-
dc.date.available2024-01-29T11:09:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationDOURADO, Laura Esther Mágero et al. Arquitetura faz mal à saúde: como o curso de arquitetura e urbanismo pode ser prejudicial à saúde mental de seus estudantes. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL LA FORMACIÓN UNIVERSITARIA Y LA DIMENSIÓN SOCIAL DEL PROFESIONAL, 5., 2021, Córdoba. Anais [...]. Córdoba: Editorial de la Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño de la Universidad Nacional de Córdoba, 2021. p. 787-807. Tema: Hábitat, ciudadanía y participación. Disponível em: https://0fce024f-6784-49dc-8b96-1329d6dd0fa3.filesusr.com/ugd/e66e11_9cf3ad30ba0a4cce9c0cf843fd1d7d2f.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47555-
dc.description.abstractEm um panorama crítico ao ensino de Arquitetura e Urbanismo, o objetivo deste estudo é investigar e compreender quais os problemas educacionais que estão prejudicando a saúde mental dos estudantes FAU/UnB. A partir de uma leitura teórica, foi estabelecido um panorama crítico geral, seguido por um estudo sobre saúde mental por meio de relatórios da OMS. Em seguida, foi realizada uma análise de relatos dos estudantes da FAU-UnB apresentados na Pesquisa de Brasil (2016) - “Precisamos Conversar sobre Ensino na FAU-UnB: o Plano Político Pedagógico e a perspectiva do aluno”. A finalização do estudo ocorreu por meio da aplicação e análise de um questionário elaborado pelos estudantes bolsistas do grupo de Ensino do projeto do Edital Vida Estudantil (Edital DEG/DEX/DAC no. 20/2018) “Precisamos falar sobre o ensino da FAU’’ e contou com o apoio do Grupo Periférico. Os resultados mostram que a insatisfação com questões acerca da carga horária, falta de integração de matérias, hierarquia em sala de aula e desconforto em espaços de estudo e lazer contribuem para o adoecimento psicológico dos estudantes ainda mais se combinados à uma política autoritária de gestão. Ao final, concluímos que investimento e inovação tanto em novas metodologias de ensino como na infraestrutura das escolas são essenciais para a manutenção de um ambiente saudável, sendo necessária, a ampliação de políticas de assistência estudantil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditorial de la Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño de la Universidad Nacional de Córdobapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArquitetura faz mal à saúde : como o curso de arquitetura e urbanismo pode ser prejudicial à saúde mental de seus estudantespt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - arquiteturapt_BR
dc.subject.keywordSaúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordMetodologia de ensinopt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordProtagonismo estudantilpt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela autora Ana Luiza Aureliano Silva para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.-
dc.description.abstract2En un panorama crítico para la enseñanza de la Arquitectura y el Urbanismo, el objetivo de este estudio es investigar y comprender cuales problemas educativos están afectando la salud mental de los estudiantes de la FAU/UnB. A partir de una lectura teórica se estableció una perspectiva crítica general, seguida de un estudio sobre salud mental a través de despachos de la OMS. Enseguida se realizó un análisis de los informes de los estudiantes de FAU-UnB presentados en Pesquisa de Brasil (2016) - “Precisamos Conversar sobre Ensino na FAU-UnB: o Plano Político Pedagógico e a perspectiva do aluno”. La conclusión ocurrió mediante la aplicación y análisis de un cuestionario elaborado por becarios del grupo Docente del proyecto Edital Vida Estudantil (Edital DEG / DEX / DAC no. 20/2018) “Precisamos falar sobre o ensino da FAU’’ y contó con el apoyo del Grupo Periférico. Los resultados muestran que la insatisfacción con la carga de trabajo, la falta de integración de asignaturas, la jerarquización en el aula y la incomodidad en los espacios de estudio y ocio contribuyen además con la enfermedad psicológica de los estudiantes , todavía más, si combinado con una política de gestión autoritaria. Al final, concluimos que la inversión y la innovación tanto en nuevas metodologías de enseñanza como en la infraestructura de las escuelas son fundamentales para mantener un ambiente saludable, y es necesario ampliar las políticas de asistencia al estudiante.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.