Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47528
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DayseRayaneESilvaMuniz_TESE.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Resistência e emancipação em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie : uma escrita negra, feminista e decolonial
Autor(es): Muniz, Dayse Rayane e Silva
Orientador(es): Braga, Cláudio Roberto Vieira
Assunto: Literatura negra
Estudos decoloniais
Diáspora africana
Feminismo e literatura
Adichie, Chimamanda Ngozi, 1977- crítica e interpretação
Data de publicação: 26-Jan-2024
Referência: MUNIZ, Dayse Rayane e Silva. Resistência e emancipação em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie: uma escrita negra, feminista e decolonial. 2023. 225 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta tese analisa o romance Americanah (2014), de Chimamanda Ngozi Adichie, à luz das teorias pós-coloniais, afrodiaspóricas e feministas. Busca-se sublinhar a relevância das representações negras, femininas e diaspóricas criadas pela voz autoral, dando ênfase à sintaxe de resistência que permeia sua poética. Nesta abordagem, questões relacionadas à raça, gênero, identidade e trânsitos são priorizadas, evidenciando os conflitos culturais, linguísticos e emocionais enfrentados por Ifemelu, protagonista do romance, quando em deslocamentos que se desenrolam em novos espaços, sejam eles físicos ou virtuais. Os três capítulos desenvolvem, nesta ordem, noções que tangem o pensamento pós-colonial associado à tradição literária fora dos eixos da colonialidade, a diáspora africana e o projeto de descolonização cultural na poética adichieana; as propostas feministas plurais alinhadas à perspectiva narrativa negra e decolonial; os espaços de enunciação construídos em Americanah, e as evidências de resistência pós-colonial e emancipação feminista dentro do romance. A conclusão do trabalho, na qual discutimos o caminho de esperança traçado por mulheres negras a partir da palavra escrita, projeção em que Adichie figura com destaque, é fruto das análises deslocadas da lógica colonial e ocidentocêntrica, que procuramos privilegiar no decorrer de todo o trabalho.
Abstract: This thesis analyzes the novel Americanah (2014), by Chimamanda Ngozi Adichie, in the light of post-colonial, afro diasporic and feminist theories. It seeks to highlight the relevance of Black, feminine and diasporic representations created by the authorial voice, emphasizing the syntax of resistance which is part of Adichie's poetics. In this approach, issues related to race, gender, identity and mobility are prioritized, focusing on cultural, linguistic and emotional conflicts faced by Ifemelu, the lead character of the novel, when moving in new spaces, no matter if physical or virtual. The three chapters develop, in this order, notions about the post-colonial thinking associated with a literary tradition out of the colonial perspective, the African Diaspora, the cultural decolonization project in Adichie's poetics; the plural feminists theories aligned to a Black, decolonial point of view; the places of enunciation in Americanah and the evidence of a post-colonial resistance and feminist emancipation in the novel. The conclusion, in which we discuss the path of hope traced by Black women through the written word, the projection in which Adichie is highlighted, comes from analysis detached from the colonial and Westcentric logic we aimed to prioritize through the whole paper.
Résumé: Cette thèse analyse le roman Americanah (2014) de Chimamanda Ngozi Adichie à la lumière des théories postcoloniales, afro-diasporiques et féministes. Nous cherchons à souligner la pertinence des représentations noires, féminines et diasporiques créées par la voix de l’auteure, en mettant l'accent sur la syntaxe de résistance qui imprègne sa poétique. Dans cette approche, les questions liées à la race, au genre, à l’identité et aux transits sont privilégiées, mettant en évidence les conflits culturels, linguistiques et émotionnels auxquels Ifemelu, la protagoniste du roman, est confrontée lors des déplacements qui ont lieu dans de nouveaux espaces, qu’ils soient physiques ou virtuels. Les trois chapitres développent, dans cet ordre, des notions qui touchent à la pensée postcoloniale associée à la tradition littéraire hors des axes de la colonialité, la diaspora africaine et le projet de décolonisation culturelle dans la poétique adichienne; les propositions féministes plurielles alignées sur la perspective narrative noire et décoloniale; les espaces d'énonciation construits dans Americanah et les témoignages de résistance et d’émancipation féministe dans le roman. La conclusion de cette recherche, dans laquelle nous discutons le chemin d’espoir tracé par les femmes noires à travers l’écrit, projection dans laquelle Adichie figure en bonne place, est le résultat d'analyses disloquées de la logique coloniale et occidentalo-centrée que nous avons cherché à privilégier tout au long de la recherche.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.