Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Pedro Mandagara | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Luzia Thereza Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T21:27:35Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T21:27:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-14 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Luzia Thereza Oliveira. O encontro com uma visão de mundo em A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47505 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa a discutir a tensão entre a sabedoria mantida pela memória e a escrita de A
queda do céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, e a
compreender de que forma ocorreu o processo concretização do texto. Na primeira parte da
dissertação, a partir da análise das primeiras linhas da obra, destacamos o esforço político de
Kopenawa inerente à elaboração do livro e algumas dificuldades de tradução entre visões de
mundo distintas, mas também localizamos as possibilidades que insurgem no terreno literário
e confrontam a ideia de hegemonia nacional que já foi disseminada pela Literatura. Na
segunda parte deste trabalho, percorremos as páginas que formam a obra analisada para ouvir
o que Kopenawa deseja explicar, assim nos aprofundamos nos sentidos que norteiam o
discurso político do xamã e descobrimos que as palavras com que nos deparamos com essa
leitura vêm de onde não poderíamos ouvir sem intermédio de Kopenawa: são palavras
xamânicas (Viveiros de Castro). É dessa maneira que percebemos que a escrita da de A queda
do céu é fruto de uma combinação política e cosmopolítica do líder interétnico e xamã
yanomami Davi Kopenawa. Além disso, ao nos depararmos com uma outra forma de ver e
habitar o mundo, nós, os leitores orientados pela lógica ocidental, somos conduzidos a
repensar a nossa própria cosmologia, por nos encontrarmos com as limitações de nosso
próprio pensamento vinculado às mercadorias e esfumaçado pela obstinação ao acúmulo e à
produção desenfreada. Assim, temos a chance de nos reorganizar e construir, com o saber das
palavras xamânicas, uma fronteira dialógica e nos tornarmos outros em relação à manutenção
das forças que seguram o céu. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O encontro com uma visão de mundo em A queda do céu : palavras de um xamã yanomami | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura e política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cosmopolítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cosmologia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to discuss the tension between the wisdom maintained by memory and the
writing of The falling sky: Words of a Yanomami Shaman, by Davi Kopenawa and Bruce
Albert, and to understand the process that resulted in the realization of the text. In the first part
of this study, based on the analysis of the first lines of the text, we highlight Kopenawa's
political effort inherent in the preparation of the book and some translation difficulties
between different worldviews, but we also locate the possibilities that arise in the literary field
and confront the idea of national hegemony that has already been disseminated by Literature.
In the second part of this work, we analyze the pages that make up the book to hear what
Kopenawa wants to explain, so we delve into the meanings that guide he shaman's political
discourse and discover that the words we find from this reading can only be heard with the
intermediary of Kopenawa, because they are shamanic words (Viveiros de Castro). It is in this
way that we realize that the writing of The falling sky is the result of a political and
cosmopolitical combination of the interethnic leader and Yanomami shaman Davi Kopenawa.
Furthermore, when we are faced with another way of seeing and inhabiting the world, we,
readers guided by Western logic, are led to rethink our own cosmology, as we find ourselves
with the limitations of our own thinking linked to goods and smoky by the obstinacy to
accumulation and unbridled production. Thus, we have the chance to reorganize ourselves and
build, with the knowledge of shamanic words, a dialogical frontier and become others in
relation to maintaining the forces that hold the sky. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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