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LuziaTherezaOliveiraLima_DISSERT.pdf865,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRibeiro, Pedro Mandagarapt_BR
dc.contributor.authorLima, Luzia Thereza Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T21:27:35Z-
dc.date.available2024-01-24T21:27:35Z-
dc.date.issued2024-01-24-
dc.date.submitted2023-04-14-
dc.identifier.citationLIMA, Luzia Thereza Oliveira. O encontro com uma visão de mundo em A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47505-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa a discutir a tensão entre a sabedoria mantida pela memória e a escrita de A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, e a compreender de que forma ocorreu o processo concretização do texto. Na primeira parte da dissertação, a partir da análise das primeiras linhas da obra, destacamos o esforço político de Kopenawa inerente à elaboração do livro e algumas dificuldades de tradução entre visões de mundo distintas, mas também localizamos as possibilidades que insurgem no terreno literário e confrontam a ideia de hegemonia nacional que já foi disseminada pela Literatura. Na segunda parte deste trabalho, percorremos as páginas que formam a obra analisada para ouvir o que Kopenawa deseja explicar, assim nos aprofundamos nos sentidos que norteiam o discurso político do xamã e descobrimos que as palavras com que nos deparamos com essa leitura vêm de onde não poderíamos ouvir sem intermédio de Kopenawa: são palavras xamânicas (Viveiros de Castro). É dessa maneira que percebemos que a escrita da de A queda do céu é fruto de uma combinação política e cosmopolítica do líder interétnico e xamã yanomami Davi Kopenawa. Além disso, ao nos depararmos com uma outra forma de ver e habitar o mundo, nós, os leitores orientados pela lógica ocidental, somos conduzidos a repensar a nossa própria cosmologia, por nos encontrarmos com as limitações de nosso próprio pensamento vinculado às mercadorias e esfumaçado pela obstinação ao acúmulo e à produção desenfreada. Assim, temos a chance de nos reorganizar e construir, com o saber das palavras xamânicas, uma fronteira dialógica e nos tornarmos outros em relação à manutenção das forças que seguram o céu.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO encontro com uma visão de mundo em A queda do céu : palavras de um xamã yanomamipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura e políticapt_BR
dc.subject.keywordCosmopolíticapt_BR
dc.subject.keywordCosmologiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to discuss the tension between the wisdom maintained by memory and the writing of The falling sky: Words of a Yanomami Shaman, by Davi Kopenawa and Bruce Albert, and to understand the process that resulted in the realization of the text. In the first part of this study, based on the analysis of the first lines of the text, we highlight Kopenawa's political effort inherent in the preparation of the book and some translation difficulties between different worldviews, but we also locate the possibilities that arise in the literary field and confront the idea of national hegemony that has already been disseminated by Literature. In the second part of this work, we analyze the pages that make up the book to hear what Kopenawa wants to explain, so we delve into the meanings that guide he shaman's political discourse and discover that the words we find from this reading can only be heard with the intermediary of Kopenawa, because they are shamanic words (Viveiros de Castro). It is in this way that we realize that the writing of The falling sky is the result of a political and cosmopolitical combination of the interethnic leader and Yanomami shaman Davi Kopenawa. Furthermore, when we are faced with another way of seeing and inhabiting the world, we, readers guided by Western logic, are led to rethink our own cosmology, as we find ourselves with the limitations of our own thinking linked to goods and smoky by the obstinacy to accumulation and unbridled production. Thus, we have the chance to reorganize ourselves and build, with the knowledge of shamanic words, a dialogical frontier and become others in relation to maintaining the forces that hold the sky.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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