Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47499
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DaianeMarcianoJardim_DISSERT.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Daniel Teixeira da Costapt_BR
dc.contributor.authorJardim, Daiane Marcianopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T21:27:34Z-
dc.date.available2024-01-24T21:27:34Z-
dc.date.issued2024-01-24-
dc.date.submitted2022-11-14-
dc.identifier.citationJARDIM, Daiane Marciano. Comment la littérature peut faire émerger les sentiments et l'empathie pour la compréhension de l'autre et de soi même. 2022. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47499-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA literatura tem um papel transformador na sociedade, pois a partir de diferentes representações ela ajuda o indivíduo a compreender e estar em contato com os seus sentimentos e também com os sentimentos do outro. As associações que acolhem imigrantes na França podem se beneficiar da literatura para realizar a integração deste público, levando-os a entender os sentimentos que fazem parte desse processo imigratório e os empoderando através de suas próprias histórias. Para tanto, realizamos uma formação com a abordagem do livro “Là où vont nos péres” de Shaun Tan, com o objetivo de verificar como a literatura faz emergir os sentimentos e contribui para a compreensão do sujeito em situação imigratória, bem como colabora para a criação da empatia entre formador e imigrantes.pt_BR
dc.language.isoFrancêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComment la littérature peut faire émerger les sentiments et l'empathie pour la compréhension de l'autre et de soi mêmept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação inicialpt_BR
dc.subject.keywordImigrantespt_BR
dc.subject.keywordEmpatiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1La littérature a un rôle transformateur dans la société, puisqu'à travers différentes représentations, elle aide les individus à comprendre et à être en contact avec leurs sentiments et ceux des autres. Les associations qui accueillent les immigrés en France peuvent bénéficier de la littérature pour mener à bien l'intégration de ce public, en les amenant à comprendre les sentiments qui font partie de ce processus d'immigration et en les valorisant à travers leur propre histoire. À cette fin, nous avons réalisé un cours de formation en utilisant le livre "Là où vont nos pères" de Shaun Tan, dans le but de vérifier comment la littérature fait ressortir les sentiments et contribue à la compréhension du sujet dans une situation d'immigration, ainsi que de contribuer à la création d'une empathie entre le formateur et les immigrants.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.