Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47473
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGarrossini, Daniela Fávaro-
dc.contributor.authorSantos, Fátima Aparecida dos-
dc.contributor.authorTonhá, João Victor Alves-
dc.contributor.authorGuimarães, Pedro Henrique Elias-
dc.date.accessioned2024-01-24T15:22:33Z-
dc.date.available2024-01-24T15:22:33Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.citationGARROSSINI, Daniela Fávaro et al. Social networks, the fabrication of popular manifestations and attacks against democracy on January 8, 2023 in Brazil. Journal of Latin American Communication Research, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.55738/journal.v11i1p.34-48. Disponível em: http://journal.pubalaic.org/index.php/jlacr/article/view/148. Acesso em: 24 jan. 2024. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationGARROSSINI, Daniela Fávaro et al. As redes sociais, a fabricação de manifestações populares e os atentados contra a democracia em 8 de Janeiro de 2023 no Brasil. Journal of Latin American Communication Research, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.55738/journal.v11i1p.34-48. Disponível em: http://journal.pubalaic.org/index.php/jlacr/article/view/148. Acesso em: 24 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47473-
dc.description.abstractBusca-se neste artigo investigar como as redes sociais se transformaram de potência política da expressão popular às bolhas algorítmicas e a fabricação do Fascismo no Brasil. Analisa-se os aspectos especulares que levaram aos atentados de 8 de janeiro em Brasília. Este artigo fundamenta-se nos estudos de Paul Virilio sobre a construção do espaço, nas premissas de Castells sobre o advento das redes, nos estudos sobre capitalismo e capitalismo cognitivo de Yann Moulier-Boutang. Discute-se ainda uma possível semiótica do discurso a partir das disposições especulares de narrativas construídas nas redes no processo de fabricação dos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023. Ao final foi construído um panorama com vários pontos de fuga a partir dos quais com o distanciamento do tempo e apuração das camadas de significação poderemos no futuro desvelar as maquinações que perpetuam modelos políticos e midiáticos que enfraquecem as potencialidades dos grupos sociais e da democracia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherLatin American Association of Communication Researchers (ALAIC)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSocial networks, the fabrication of popular manifestations and attacks against democracy on January 8, 2023 in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeAs redes sociais, a fabricação de manifestações populares e os atentados contra a democracia em 8 de Janeiro de 2023 no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeRedes sociales, la fabricación de manifestaciones populares y ataques contra la democracia el 8 de Enero de 2023 en Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDemocraciapt_BR
dc.subject.keywordRedes sociaispt_BR
dc.subject.keywordFascismopt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55738/journal.v11i1p.34-48pt_BR
dc.relation.publisherversionhttp://journal.pubalaic.org/index.php/jlacr/article/view/148pt_BR
dc.description.abstract1This article investigates how social networks have transformed themselves from the political power of popular expression to algorithmic bubbles and the fabrication of fascism in Brazil. It analyzes the spectacular aspects that led to the attacks of January 8 in Brasilia. This article is based on Paul Virilio's studies on space construction, Castells' assumptions about the advent of networks, and Yann Moulier-Boutang's studies on capitalism and cognitive capitalism. Possible semiotics of the discourse is also discussed based on the provisions of narratives built on the networks in manufacturing the terrorist acts of January 8, 2023. In the end, a panorama was constructed from which, with the distancing of time and verification of layers of meaning, we may develop machinations that perpetuate political and mediatic models that weaken the potential of social groups and of democracy itself.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo busca investigar cómo las redes sociales se han transformado de un poder político de expresión popular a burbujas algorítmicas y la fabricación del fascismo en Brasil. Analiza los aspectos especulares que llevaron a los atentados del 8 de enero en Brasilia. Este artículo se basa en los estudios de Paul Virilio sobre la construcción del espacio, en los supuestos de Castells sobre el advenimiento de las redes, en los estudios sobre el capitalismo y el capitalismo cognitivo de Yann Moulier-Boutang. También se discute una posible semiótica del discurso a partir de las disposiciones especulares de las narrativas construidas en las redes en el proceso de fabricación de los actos terroristas del 8 de enero de 2023. Al final, se construye un panorama con varios puntos de fuga desde el cual con el distanciamiento nosotros mismos desde el tiempo e investigando las camadas de sentido, podremos, en el futuro, develar las maquinaciones que perpetúan modelos políticos y mediáticos que debilitan el potencial de los grupos sociales y la democracia.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.