Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47456
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FlavioDeAguiarFerreira_DISSERT.pdf19,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O uso de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de matemática
Autor(es): Ferreira, Flávio de Aguiar
Orientador(es): Evangelista, Tatiane da Silva
Assunto: Tecnologia educacional
Ferramentas educacionais
Matemática - estudo e ensino
Matemática - aprendizagem
Data de publicação: 23-Jan-2024
Referência: FERREIRA, Flávio de Aguiar. O uso de recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de matemática. 2023. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O principal objetivo desta dissertação é fazer com que os educadores possam ter uma nova visão sobre a melhoria alcançada no aprendizado dos alunos ao introduzir dispositivos tecnológicos às aulas. Inicialmente a ideia da escrita deste trabalho era trabalhar apenas com softwares matemáticos no desenvolvimento da Matemática. Mas no decorrer do estudo, foi visto que, recursos que contém tecnologia não giram em torno apenas de equipamentos eletrônicos e modernos, mas sim ferramentas criadas há muito tempo como a régua, o compasso, o esquadro, e o Soroban. Essas ferramentas citadas foram inovadoras em suas épocas porém hoje são pouco usadas. Ao coletar a opinião de professores de Matemática, alguns acreditam que se perde muito tempo utilizando tais recursos mas outros acreditam nas vantagens que tais materiais podem oferecer no desenvolvimento da aprendizagem em diversos tipos de conteúdo matemáticos. Inicialmente, foi abordada a importância e as contribuições que a Matemática proporcionou a tecnologia tanto atualmente como em tempos que não existia nenhum equipamento eletrônico, tendo apenas equipamentos analógicos ou manuais. Também foi detalhado sobre a importância do uso dessas ferramentas em sala de aula além dos desafios enfrentados pelo educador ao sair da aula tradicional e adotar uma metodologia diferenciada usando tais recursos. Para defender essa teoria, foi feita uma pesquisa com professores e com alunos do ensino fundamental que deram opinião sobre o uso desses instrumentos. A partir dessa pesquisa, foi desenvolvido um trabalho em sala de aula dando ênfase na aplicação dos conteúdos como uso dos materiais apresentados no corpo desta dissertação, provando a tese de que há mais vantagens do que desvantagens ao introduzi-los às aulas de Matemática.
Abstract: The main purpose of this thesis is to provide a new vision to educators about the improving students learning through the introduction of technology in classrooms. The original idea of this project was to work only with mathematical software in the development of Mathematics. However, in the course of the study, it was seen that It is not just about the use of electronic and modern equipment, but tools created a long time ago, such as the ruler, the compass, the square, and the Soroban. These tools were innovative in their time but are now little used. When collecting input from math teachers, some believe that a lot of time is wasted using these resources but others believe in the benefits these materials can provide in developing learning in different types of mathematical content. At first it was discussed the importance and contributions that mathematics has provided technology both today and in the days when there was no electronic equipment, having only analogue or manual. The importance of using these tools within the classroom has been identified and the challenges that the educator faces as he or she leaves the traditional classroom and adopts a differentiated methodology using these resources. In support of this theory, a survey was conducted of teachers and primary school students who provided an opinion on the use of these instruments. From this research, work has been developed in the classroom emphasizing the application of content as the use of materials presented in the body of this thesis. prove the thesis that there are more advantages than disadvantages by introducing them into mathematical classes.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.