Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47446
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
MichelleRamosVonBorries_DISSERT.pdf17,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O ensino de funções : uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio
Autor : Borries, Michelle Ramos Von
Orientador(es):: Rodrigues, Luciana Maria Dias de Ávila
Assunto:: Funções (Matemática)
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Fecha de publicación : 23-ene-2024
Citación : BORRIES, Michelle Ramos Von. O ensino de funções: uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio. 2023. 181 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : Essa dissertação tem o objetivo de analisar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conceito de funções envolvendo os tópicos: o conceito de função, a representação gráfica, a variação de uma função, as funções representadas por mais de uma sentença, a função composta, a paridade de uma função e a função inversa. O trabalho em questão teve como foco um estudo feito com alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Militar de Brasília (CMB), uma das unidades do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino destes temas constando de avaliações diagnósticas, de entrevista estruturada, de aulas expositivas, de estudos dirigidos e de atividades com o uso do aplicativo Geogebra. O estudo mostra que as dificuldades dos alunos permeiam em todos os tópicos estudados, no entanto, consideramos que as atividades trabalhadas na sequência didática contribuíram para a melhoria das aulas e para o aprendizado do conteúdo da teoria de funções.
Abstract: This dissertation aims to analyze the teaching-learning process of the following topics in the concept of functions: function concept, graphical representation, variation of a function, functions represented by more than one sentence, compound function, parity of a function, and inverse function. The work focused on a study carried out with 1st year high school students at The Military School of Brasilia (Colégio Militar de Brasília - CMB), one of the units of The Brazilian Military School System (Sistema Colégio Militar do Brasil - SCMB). In methodological terms, the research presents a proposal for a didactic sequence for teaching the aforementioned topics, diagnostic assessments, structured interviews, expository classes, guided studies, and activities using the Geogebra software. The study shows that students’ difficulties permeate all the topics studied, however, we consider that the didactic sequence activities contributed to the improvement of classes and to the learning of the function theory content.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47446/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.