Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lehmann, Michael Christian | pt_BR |
dc.contributor.author | Amorim, Vívian de Fátima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T16:28:48Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T16:28:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Vivian de Fátima. Essays on public primary education in Brazil. 2022. xiv, 151 f. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47435 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O primeiro capítulo desta tese investiga os impactos do fechamento de escolas adotado em São
Paulo/Brasil em meio ao surto de H1N1 de 2009. Meus resultados sugerem que o fechamento de
três semanas leva a uma redução do aprendizado equivalente a pelo menos seis semanas de aula.
Os efeitos são mais pronunciados entre as escolas estaduais, onde estimo uma diminuição de 0,19
desvio padrão na proficiência em português dos alunos da quinta série e uma diminuição de 0,26
desvio padrão na proficiência em matemática. Nas escolas municipais, os efeitos são restritos
à matemática e equivalem a 0,18 desvio padrão. O segundo capítulo explora os impactos do
Acelera, uma intervenção que vem sendo implementada em Recife/Brasil desde 2010, e foca nos
alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que apresentam pelo menos um ano de distorção
idade-série e que têm desempenho inferior aos seus pares. O programa visa aumentar os níveis
de aprendizado e a aprovação, e diminuir o abandono e a distorção idade-série. Não encontro
evidências de que o Acelera aumenta a proficiência dos alunos em leitura e matemática. No
entanto, minhas estimativas sugerem que o programa aumenta a aprovação em 22.6% e diminui
a distorção idade-série em 17%. A análise de heterogeneidade indica que alunos com menos
anos de distorção idade-série tendem a se beneficiar mais da intervenção. O terceiro capítulo
avalia a ineficiência dos gastos públicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental municípios
brasileiros. Eu estimo que os governos municipais utilizam eficientemente entre 72% e 83% de
seus recursos. Isso significa que com o aumento da eficiência, por exemplo por meio da adoção
de algumas das melhores práticas dos municípios da fronteira de eficiência, haveria um espaço
fiscal de pelo menos R$ 86 bilhões, mais que o dobro do orçamento do Bolsa Família para 2022,
o maior programa de transferência de renda do país. Um montante que poderia ser destinado a
intervenções para aumentar o desempenho dos alunos num contexto pós-pandemia em que são
tão necessários. | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Essays on public primary education in Brazil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diferenças-em-diferenças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - aspectos econômicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The first chapter of this thesis investigates the impacts of the school closures adopted in São
Paulo/Brazil amid the 2009 H1N1 outbreak. I find evidence that a three-week shutdown
reduces in test scores equivalent to at least six weeks of schooling. The effects are more
pronounced among the state-managed schools, where I estimate a decrease of 0.19 standard
deviation in fifth graders’ proficiency in Portuguese and a decrease of 0.26 standard deviation
in students’ proficiency in math. In locally-managed schools, the effects are restricted to math
and are equivalent to a 0.18 standard deviation. The second chapter explores the impacts of
Acelera, an intervention that has been implemented in Recife/Brazil since 2010 and focuses on
primary education students who are at least one year older than the adequate age for their
grade and who lag behind their peers. The program aims to increase learning levels and grade
promotion, and decrease dropout and age-grade distortion. I do not find evidence that Acelera
increases students’ proficiency in reading and math. Nonetheless, my estimates suggest that
the program increases grade promotion by 22.6% and decreases age-grade distortion by 17%.
The heterogeneity analysis indicates that students with fewer years of age-grade distortion
tend to benefit more from the intervention. The third chapter assesses the inefficiency of
public primary education expenditures in Brazilian municipalities. I estimate that local
authorities efficiently use between 72% to 83% of their resources. This means that by
increasing their efficiency, for example adopting the best practices of the municipalities on the
efficient frontier, there would be a fiscal space of at least 86 billion BRL, which is more than
twice the 2022 Bolsa Família budget, the most import conditional cash transfer in the
country. An amount that could be allocated to interventions to increase students’ performance
in a post-pandemic context where they are so much needed. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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