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dc.contributor.advisorRossi, Marina Delmondes de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorCunha, Daniel Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-19T21:37:59Z-
dc.date.available2024-01-19T21:37:59Z-
dc.date.issued2024-01-19-
dc.date.submitted2023-02-13-
dc.identifier.citationCUNHA, Daniel Carvalho. Essays on fiscal policy and public debt. 2023. 109 f., il. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47406-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractSobre a política fiscal, estimamos o multiplicador do PIB e do emprego subnacional das transferências federais de renda do Brasil em 2020 para famílias vulneráveis. Usando regressões de mínimos quadrados em dois estágios, estimamos um multiplicador de emprego formal e, em seguida, aplicamos uma transformação analítica para recuperar um multiplicador de PIB na faixa de 0,5-1,5. O limite inferior deste intervalo encontra-se abaixo da maioria das estimativas da literatura, o que pode resultar dos constrangimentos excecionais impostos pela pandemia às cadeias de abastecimento e consumo. No entanto, mesmo usando o limite inferior de nossa faixa, isso implica que as transferências de renda desempenharam um papel importante no apoio ao emprego e ao PIB. Sobre a dívida pública, estudamos o papel desempenhado pelos títulos soberanos indexados à inflação (ILBs) e pelos títulos ambientais, sustentáveis e de governança (ESG). Sobre ILBs, mostramos formalmente que os prêmios de prazo dos títulos do governo medem o quanto um observador externo não pode aprender sobre os fundamentos dos preços e a demanda por títulos públicos será maior se os agentes esperarem que os prêmios de prazo se contraiam ao longo do tempo e/ou da variação de os prêmios de prazo são baixos. É importante ressaltar que demonstramos analiticamente que a demanda por títulos prefixados é positivamente impactada pela demanda/informação de títulos indexados à inflação. Usando uma abordagem de diferença em diferenças, estimamos empiricamente o impacto da criação de um mercado soberano de títulos vinculados à inflação (ILB), descobrindo que a abertura leva a uma melhoria significativa em diferentes métricas de prêmios de prazo para econonomias emergentes. Sobre títulos ESG soberanos, exploramos uma base de dados granular do BID cobrindo 625 emissões de títulos ESG corporativos e soberanos na região da América Latina e Caribe (LAC) pendentes em mercados offshore para investigar como uma emissão de títulos ESG soberanos pode impulsionar o ESG corporativo mercado de títulos. Usando uma abordagem de diferenças em diferenças, estimamos empiricamente o impacto de emissores soberanos explorando o mercado externo de dívida ESG, descobrindo que isso leva a um aumento de aproximadamente 50 porcento no volume de emissões de títulos corporativos e um aumento de 25 porcento no número de Emissões de títulos corporativos ESG no mercado externo após dois anos. Sobre os mecanismos, argumentamos que a construção de um mercado ESG soberano fornece uma referência que aprimora o processo de descoberta de preço das emissões de títulos corporativospt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEssays on fiscal policy and public debtpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPolítica fiscalpt_BR
dc.subject.keywordMultiplicador fiscalpt_BR
dc.subject.keywordTítulos públicospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1On the fiscal policy, we estimate the subnational employment and GDP multiplier of Brazil’s 2020 federal cash transfers to vulnerable households. Using two-stage least squares regressions we estimate a formal employment multiplier and then apply an analytical transformation to recover an implied GDP multiplier in the range of 0.5-1.5. The lower bound of this range lies below most estimates in the literature, which may result from the exceptional constraints imposed by the pandemic on supply chains and consumption. Nevertheless, even using the lower end of our range implies that federal cash transfers played an important role in supporting employment and GDP. On public debt, we study role play by sovereign Inflation Linked Bonds (ILBs) and Environmental, Sustainable, and Governance (ESG) bonds. About ILBs, we formally show that government bonds’ term premia measures how much an external observer cannot learn about fundamentals from prices and the demand for public bonds will be higher if agents expect that the term premia will contract over timer and/or the variation of the term premia is low. Importantly, we analytically demonstrate that the demand for fixed rate bonds is positively impacted by the demand/ information of inflation linked bonds. Using a difference-in-differences approach, we empirically estimate the impact of the creation of a sovereign Inflation-Linked Bond (ILB) market finding that the opening leads to a significant improvement across different term premia metrics for EMs, but it is not significant for AEs. About sovereign ESG bonds, we explore a granular data base from the IDB covering 625 corporate and sovereign ESG bond issuances in the Latin America the Caribbean region (LAC) outstanding in offshore markets to investigate how a sovereign ESG bond issuance can boost the corporate ESG bond market. Using a difference-in-differences approach, we empirically estimate the impact of sovereign issuers tapping into the external ESG debt market finding that it roughly leads to a 50 percent increase in the volume of corporate bond issuances, and 25 percent increase in the number of ESG corporate bond issuances in the external market after two years. On the mechanisms, we argue that building a sovereign ESG market provides a benchmark enhancing the price discovery process of corporate bond issuances.en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
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