Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Turbin, Ana Emília Fajardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Póvoa, Kaio Maia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:20Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-23 | - |
dc.identifier.citation | PÓVOA, Kaio Maia. Agência e responsabilidade : um estudo de caso sobre a autonomia de alunos de inglês em um centro de línguas público do DF. 2023. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47375 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo de caso tem como objetivo principal refletir sobre a autonomia de alunos de inglês
de um centro de línguas público do DF. O primeiro objetivo específico é analisar agência e
responsabilidade dos mesmos, enquanto indicadores de autonomia, nas atividades de sala. O
segundo é refletir sobre fatores que podem ter influência na autonomia dos participantes do
estudo de caso, com foco em suas agências e responsabilidade. O terceiro é analisar o papel
das professoras e do Centro de línguas, contexto de pesquisa, na autonomia de seus alunos. A
fundamentação teórica deste projeto explora a autonomia como tema que se relaciona com
inúmeros fatores, e que possui natureza multidimensional e complexa (BROWN; LEE, 2015;
FREIRE, 2015; LITTLE, 2008; MAGNO E SILVA, 2008; NICOLAIDES, 2017; OXFORD,
2003; PAIVA, 2006). Agência e responsabilidade, indicadores de autonomia, são enfatizadas
nas reflexões e análises feitas (AHEARN, 2001; BANDURA, 2016; BROWN; LEE, 2015;
CHARLE; SZABÓ, 2000; ESTARNECK, 2022; FREIRE, 2015; LITTLE, 2003;
NICOLAIDES, 2017; OXFORD, 2003). O estudo de caso traz a multimodalidade como fator
que tem influência sobre a aprendizagem e autonomia dos alunos (KALANTZIS; COPE;
PINHEIRO; 2020; KENSKI, 2013; KRESS, 2010) e problematiza o papel do professor e da
escola no processo de construção e estímulo à autonomia em contextos tipicamente
multimodais e tecnológicos (DIAS, 2015; FREIRE, 2015; 2018; LEFFA, 2003; MATTAR,
2013; PAIVA; BRAGA, 2008). Para atingir seus objetivos, esta pesquisa foi feita com os
seguintes instrumentos de coleta de dados: observação de aulas, diário e notas de campo,
entrevistas semiestruturadas, questionários virtuais. Nos resultados, indícios de agência e
responsabilidade são esquematizados em um mapa mental. Além disso, evidenciam-se que
atividades e ferramentas multimodais e tecnológicas são as que mais propiciam o exercício da
autonomia dos alunos participantes. Ademais, foram identificados diversos fatores que
exercem influência sobre a autonomia individual de cada participante, como fatores pessoais,
psicológicos, sociais, profissionais e existenciais. Por fim, também resultou-se que o perfil das
professoras e o contexto de pesquisa deste estudo de caso possuem características importantes
que podem afetar a autonomia dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Agência e responsabilidade : um estudo de caso sobre a autonomia de alunos de inglês em um centro de línguas público do DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Línguas estrangeiras - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola de línguas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This case study’s main goal is to reflect on the English student’s autonomy in a public
language center in Distrito Federal. The first specific goal is to analyze their agency and
responsibility, as autonomy indicators, in classroom activities. The second is to reflect about
the factors that may have an influence on the participants’ autonomy, focusing on their agency
and responsibility. The third is to analyze the teachers’ and school’s roles on the autonomy of
their students. The literature review explores autonomy as a topic which relates to various
factors and has a multidimensional and complex nature (BROWN; LEE, 2015; FREIRE,
2015; LITTLE, 2008; MAGNO E SILVA, 2008; NICOLAIDES, 2017; OXFORD, 2003;
PAIVA, 2006). There’s an emphasis on agency and responsibility in the reflections and
analysis of this case study (AHEARN, 2001; BANDURA, 2016; BROWN; LEE, 2015;
CHARLE & SZABÓ, 2000; ESTARNECK, 2022; FREIRE, 2015; LITTLE, 2003;
NICOLAIDES, 2017; OXFORD, 2003;). This case study considers multimodality as a factor
which influences on student’s autonomy and learning process (KALANTZIS; COPE;
PINHEIRO; 2020; KENSKI, 2013; KRESS, 2010) and problematizes the teacher’s and the
school’s role in the autonomy construction process in typically multimodal and technological
contexts (DIAS, 2015; FREIRE, 2015; 2018; LEFFA, 2003; MATTAR, 2013; PAIVA;
BRAGA, 2008). To reach its goals, this research was conducted with the following data
collection instruments: class observations, journals and field notes, semistructured interviews,
online questionnaires. In the results, indicators of agency and responsibility are organized in a
mind map. Besides, there’s evidence that multimodal and technological activities and tools are
the ones that foster the student’s autonomy the most. Moreover, various factors were
identified as influential on the students’ personal autonomy, such as personal, psychological,
social, professional and existential factors. Finally, there are indications that the teacher’s and
context’s profile have important characteristics that may affect student’s autonomy. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|