Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ordonez, Claudine Marie Jeanne Franchon Cabrera | pt_BR |
dc.contributor.author | Cénot, Charlemagne | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-23 | - |
dc.identifier.citation | CÉNOT, Charlemagne. La didactique de l'interculturel par le biais de texte littéraire dans le manuel de français du troisième cycle fondamental de l'enseignement haïtien. 2023. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47371 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Hoje em dia as relações com outras sociedades tornaram-se quase essenciais, porque não
existe mais uma sociedade no vácuo, uma vez que o progresso científico, político e
cultural exige uma abertura para si e para as outras sociedades. Para ter contato com outras
pessoas e empresas, precisamos de um fator extremamente importante, a linguagem, que
hoje em dia se tornou mais acessível quando se trata de tecnologia. Tornou-se, portanto,
uma obrigação pensar uma competência intercultural que é definida por Mancebo,
Marcos Aurelio Coronado (2018) como: “As competências interculturais consideradas
como parte da quarta força da psicologia são as competências e conhecimentos que
capacitam uma pessoa ou grupo para interagir com outras culturas com efetividade.”
Nosso tema de pesquisa intitula-se: "Didática intercultural por meio de textos literários
no livro didático do Terceiro Ciclo Básico de Educação do Haiti". Para alcançar o objetivo
deste projeto, analisaremos a posição ocupada pela didática intercultural no ensino
educacional haitiano, por meio do estudo dos textos literários do livro escolar francês do
terceiro ciclo fundamental. Quando falamos do terceiro ciclo fundamental, referimo-nos
aos escolares entre os 12 e os 16 anos, que em breve estarão no nível secundário. | pt_BR |
dc.language.iso | fr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | La didactique de l'interculturel par le biais de texte littéraire dans le manuel de français du troisième cycle fondamental de l'enseignement haïtien | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura e sociedade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem e línguas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Today, relations with other societies have become almost essential because there is no
longer a society in a vacuum, since scientific, political and cultural progress requires an
openness to oneself and to other societies. To have good communication with others and
with companies, we need an extremely important factor, language, which nowadays has
become more accessible when it is related to technology. Therefore, it has become imperative to think of an intercultural competence which is defined by Mancebo, Marcos
Aurelio Coronado (2018) as “The intercultural competences considered as part of the
fourth force of psychology are the skills and knowledge that enable a person or a group
to interact with other cultures effectively". Our research subject is entitled: "Intercultural
didactics through literary texts in the textbook of the third cycle of education in Haiti".
To achieve the objective of this project, we will analyze the position occupied by intercultural didactics in Haitian educational teaching, by studying the literary texts of the
French school manual of the third fundamental cycle. When we talk about the fundamental third cycle, we are referring to schoolchildren between 12 and 16 years old, who will
soon be at secondary or high school level. | en |
dc.description.abstract3 | De nos jours, les relations avec les autres sociétés sont devenues presque essentielles car
il n'y a plus de société en vase clos, puisque le progrès scientifique, politique et culturel
exige une ouverture sur soi et sur les autres sociétés. Pour avoir une bonne communication
avec les autres et aux entreprises, nous avons besoin d'un facteur extrêmement important,
la langue, qui, de nos jours est devenue plus accessible quand elle est en relation avec la
technologie. Par conséquent, il est devenu impératif de penser à une compétence
interculturelle, qui selon Mancebo, Marcos Aurelio Coronado (2018) se définit ainsi : «
Les compétences interculturelles considérées comme faisant partie de la quatrième force
de la psychologie sont les compétences et connaissances qui permettent à une personne
ou à un groupe d'interagir avec d'autres cultures avec efficacité ». Notre sujet de recherche
s'intitule : « Didactique interculturelle à travers les textes littéraires dans le manuel
scolaire du troisième cycle de l'éducation en Haïti ». Pour atteindre l'objectif de ce projet,
nous analyserons la position occupée par la didactique interculturelle dans l'enseignement
éducatif haïtien, en étudiant les textes littéraires du manuel scolaire français du troisième
cycle fondamental. Quand nous parlons du troisième cycle fondamental, nous faisons
référence aux écoliers qui ont entre 12 à 16 ans, qui seront bientôt au niveau secondaire
ou lycée. | fr |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|