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Título: Proposta didática com foco nas estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento da língua oral de estudantes de E/LE
Autor(es): Colorado, Ángela Milena Lopéz
Orientador(es): Oliveira, Aline Fonseca de
Assunto: Estratégias de aprendizagem
Pronúncia - didática
Fonética
Abordagem mediante tarefas
Data de publicação: 18-Jan-2024
Referência: COLORADO, Ángela Milena Lopéz. Proposta didática com foco nas estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento da língua oral de estudantes de E/LE. 2023. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo aprofundou no campo da Didática da Pronúncia para entender como acontece o desenvolvimento da língua oral desde perspectiva da abordagem oral. Precisou-se construir uma base teórica associada aos conceitos chave: competências fônicas e estratégias de aprendizagem de modo a conhecer a relação entre ambos os conceitos e elaborar uma proposta didática audiovisual, por meio do ensino mediante tarefas que venha contribuir com o entendimento acerca do processo de ensino-aprendizagem de E/LE. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade de análise documental e bibliográfica quanto aos procedimentos, sendo que, para interpretação e análise de dados apoiou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). A pesquisa como um todo, aproxima aos professores que trabalham em contexto de educação informal (aulas particulares e centros de línguas, u outros) ao saber teórico-prático no desenvolvimento das competências fônicas e de atividades comunicativas que podem potencializar, através de estratégias de aprendizagem ou estratégias comunicativas, o ensino e aprendizagem da pronúncia, isso, longe de métodos tradicionais ou de metodologias que focam na leitura e na língua escrita para o ensino da pronúncia.
Abstract: This study delved into the field of Pronunciation Didactics with the aim of understand how works the learning of a foreign language´s pronunciation from the perspective of oral approach. It was necessary to build a theoretical base associated with key concepts of phonic skills and learning strategies with the intention of know the relationship between them and develop an audiovisual didactic proposal, which contributes to a better understanding of the process of teaching Spanish as a foreign language. The research is qualitative in the form of document analysis and bibliographic. Analysis of data and its interpretation were supported by the Content Analysis proposed by Bardin (1977). The research brings teachers who work in a non-formal education context (private classes, foreign language institutes, among others) closer to theoretical-practical knowledge of development of phonic skills and communicative activities that can potentiate the learning of correct pronunciation, outside traditional methods that focus on reading or writing to manage this aspect.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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