Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4737
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Danylla Ibrahim de Souza Moreira.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Em busca do estilo sustentável de administrar : a formação do administrador sob o enfoque da problemática sócio-ambiental
Autor(es): Moreira, Danylla Ibrahim de Souza
Orientador(es): Martins, Leila Chalub
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Administração
Formação profissional
Data de publicação: 19-Mai-2010
Referência: MOREIRA, Danylla Ibrahim de Souza. Em busca do estilo sustentável de administrar: a formação do administrador sob o enfoque da problemática sócio-ambiental. 2006. 206 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: A fundamentação do presente trabalho está baseada em proposições de uma administração voltada para o desenvolvimento sustentável. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar em que medida o sistema atual de formação do profissional de administração, oferecido por uma instituição de ensino superior do Distrito Federal (DF), pode dar satisfação às necessidades formativas impostas pela complexidade da realidade atual e pela emergência de um novo modelo de desenvolvimento: desenvolvimento sustentável. A partir de pesquisas teórica e prática, o estudo procurou apresentar uma revisão conceitual da trajetória histórica do curso de graduação em administração no Brasil, bem como, do processo de construção da identidade do administrador; compreender o atual processo de formação do profissional de administração a partir de um diagnóstico situacional; identificar as competências consideradas indispensáveis para atuação dos futuros profissionais de administração, tomando por base o contexto do desenvolvimento sustentável; investigar a percepção sobre a problemática sócioambiental na perspectiva de três atores da comunidade acadêmica: corpo docente, corpo discente e coordenador; considerando os fatores de conhecimentos sobre o tema e interesse pelo assunto; e identificar os Fatores Críticos de Sucesso para o curso de administração voltado para a sustentabilidade. A pesquisa constitui-se como um estudo de caso realizado em uma Instituição de Ensino Superior localizada em Brasília, DF, possuindo um caráter exploratório e qualitativo, onde se utilizou pesquisa documental, questionários e entrevistas estruturadas como instrumentos para levantamento dos dados. Os resultados do estudo sugerem que o atual processo de ensino-aprendizagem do curso de administração necessita ser repensado a fim de que a administração possa ser redesenhada para atender aos novos desafios que lhes são impostos por meio das questões relativas à problemática sócioambiental. Concepção e vocação do curso; perfil do egresso; matriz curricular; prática educativa; funções e competências do administrador precisam estar em consonância com a idéia de sustentabilidade. Por refletir a realidade presente nos cursos de administração, o estudo poderá contribuir para o aperfeiçoamento do processo de formação do profissional de administração e, por conseguinte, para o universo da administração.
Abstract: This work is based in proposals for an administration directed toward the sustainable development. This research has as general objective to analyze in what extent the current system of formation of the professional of administration offered by the Institution of Superior Education of Distrito Federal (DF) can correspond to the formative necessities imposed by the complexity of the current reality and by the emergency of a new model of development: the sustainable development. From theoretical and practical researches, this study presents a conceptual revision of the historical trajectory of the course of graduation in administration in Brazil, as well as of the process of construction of the identity of the administrator. It searches to understand the current process of formation of the professional of administration from a situational diagnosis, identifying the abilities considered indispensable for the performance of the future professionals of administration, considering the context of the sustainable development. It is investigated, also, the perception on the socioenvironmental problematic under the perspective of three actors of the academic community: teaching body, learning body and coordinator, considering the factors of knowledge on the subject and interest for the subject. It identifies the Critical Factors of Success for the course of administration directed toward the sustainability. The research consists on a study of case carried through in an Institution of Superior Education located in Brasilia-DF, presenting an exploratory and qualitative character. It was used documentary research, questionnaires and structuralized interviews as instruments for survey of the data. The results of the study suggest that the current teaching and learning process of the administration course needs to be rethought so that the administration could be redesigned to take care of the new challenges that are imposed to it by means of the aspects related to the socioenvironmental problematic. Conception and vocation of the course, profile of the egress, curricular matrix, educative practice and functions and abilities of the administrator need to be in accord with the idea of sustainability. Because it reflects the present reality in the administration courses, this study can contribute to the improvement of the process of formation of the administration professional and, therefore, for the universe of the administration.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2006.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.