Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fernandez, Yamilka Rabasa | pt_BR |
dc.contributor.author | Kabongo, Suzany Moura Saldanha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-01 | - |
dc.identifier.citation | KABONGO, Suzany Moura Saldanha. A representação africana no ensino de língua inglesa: uma análise de livros didáticos propostos pelo PNLD 2020. 2022. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47366 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As marcas deixadas pelo colonialismo ainda são refletidas hoje no nosso modo de
lidar com a diversidade cultural. Ao longo da história, o continente africano foi alvo
de representações estereotipadas, ligadas aos exotismo e à selvageria, ou até
mesmo à miséria e à folclorização. No Brasil, este imaginário ainda se perpetua nos
discursos da mídia, entre as pessoas e no ensino. Visto que o livro didático é um dos
recursos mais utilizados em sala de aula, espera-se que ele seja uma forte
ferramenta para a desconstrução de estereótipos. Contudo, de acordo pesquisas de
diversas áreas do conhecimento (SILVA; 2005; SILVA FILHO; RODRIGUES; 2016;
SANTOS, 2013; ALMEIDA; 2017; ROLANDI; 2016), mais especificamente do ensino
e aprendizagem de língua inglesa (TILIO, 2010; FERREIRA; CAMARGO, 2014), os
livros didáticos ainda apresentam dificuldades na abordagem de temas étnico-raciais
e da cultura e história africana, mesmo após a implementação da Lei 10.639/03.
Dada a importância do ensino da língua inglesa na construção das identidades e na
compreensão da interculturalidade, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar
as representações da África e das culturas africanas em livros didáticos de inglês do
PNLD 2020. Para isso, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: Como dois dos
livros didáticos de língua inglesa aprovados pelo PNLD 2020 abordam a
representatividade africana? Utilizando a abordagem qualitativa interpretativista,
realizamos uma pesquisa primeiramente bibliográfica, para a fundamentação teórica,
e documental, na qual voltamos nosso olhar para os documentos oficiais, a Lei
10.639/03 e o corpus de análise. Os livros analisados foram Way to English for
Brazilian Learners (FRANCO, 2018) e Become (LACOMBE, 2018), ambos
aprovados pelo PNLD 2020. Para fundamentação teórica, buscamos os conceitos de
cultura e identidade e suas relações com a língua (EAGLETON, 2011; HALL, 2001;
LARAIA, 1994; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2012), as representações africanas
estereotipadas e os movimentos de resistência (ADICHIE, 2009; BRASIL, 2004;
HALL, 2016; MATOS, 2020; OLIVA, 2005; WALSH, 2010) e os silenciamentos que
ocorrem no currículo e nos livros didáticos de línguas estrangeiras (GRIGOLETTO,
1999; SANTOMÉ, 1995; TILIO, 2008). Utilizamos como base para análise os três
passos para desconstrução dos estereótipos, propostos por Serrani (2022),
relacionados com os componentes da Proposta Multirrede-Discursiva, também da
autoria de Serrani (2020). Os resultados obtidos revelam que o primeiro livro carece
de representatividade africana, pois, quando não silenciada, aparece desconectada
das atividades, já o segundo livro trouxe mais perspectivas sobre o continente, mas,
do mesmo modo, ainda há muito o que ser feito para que haja uma nova visão sobre
a África. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A representação africana no ensino de língua inglesa : uma análise de livros didáticos propostos pelo PNLD 2020 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Africanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The marks left by colonialism are still reflected today in our way of dealing with
cultural diversity. Throughout history, the African continent has been the target of
stereotyped representations, linked to exoticism and savagery, or even poverty and
folklore. In Brazil, this imaginary is still perpetuated in media discourses, among
people and in education. Since the textbook is one of the most used resources in the
classroom, it is expected that it will be a strong tool for the deconstruction of
stereotypes. However, according to research in different areas of knowledge (SILVA;
2005; SILVA FILHO; RODRIGUES; 2016; SANTOS, 2013; ALMEIDA; 2017;
ROLANDI; 2016), more specifically English language teaching and learning (TILIO,
2010; FERREIRA; CAMARGO, 2014), textbooks still have difficulties in approaching
ethnic-racial themes and African culture and history, even after the implementation of
Law 10.639/03. Given the importance of English language teaching in the
construction of identities and understanding of interculturality, this research had the
general objective of analyzing the representations of Africa and African cultures in
English textbooks of the PNLD 2020. For this, we started with the following research
question: How do two of the English language textbooks approved by the PNLD 2020
approach African representation? Using the interpretivist qualitative approach, we
conducted a bibliographical research first, for the theoretical foundation, and
documentary, in which we turned our gaze to the official documents, Law 10.639/03
and the corpus of analysis. The books analyzed were Way to English for Brazilian
Learners (FRANCO, 2018) and Become (LACOMBE, 2018), both approved by the
PNLD 2020. For theoretical foundation, we sought the concepts of culture and
identity and their relations with language (EAGLETON, 2011 ; HALL, 2001; LARAIA,
1994; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2012), stereotyped African representations and
resistance movements (ADICHIE, 2009; BRASIL, 2004; HALL, 2016; MATOS, 2020;
OLIVA, 2005; WALSH, 2010) and the silences that occur in the curriculum and in
foreign language textbooks (GRIGOLETTO, 1999; SANTOMÉ, 1995; TILIO, 2008).
We used as a basis for analysis the three steps for deconstructing stereotypes,
proposed by Serrani (2022), related to the components of the
Discursive-Multinetwork Proposal (SERRANI, 2020). The results obtained reveal that
the first book lacks African representation, because when not silenced, it appears
disconnected from activities, while the second book brought more perspectives on
the continent, but, likewise, there is still much to be done so that there is a new vision
of Africa. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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