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MarianaMarceliDamacenaDutra_DISSERT.pdf10,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAlmeida, Vanessa Borges dept_BR
dc.contributor.authorDutra, Mariana Marceli Damacenapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T20:47:18Z-
dc.date.available2024-01-18T20:47:18Z-
dc.date.issued2024-01-18-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.citationDUTRA, Mariana Marceli Damacena. A construção do letramento em avaliação na formação inicial de professores de inglês: avaliação de produção oral em foco. 2023. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47361-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou investigar a construção do letramento em avaliação de produção oral de alunos em um curso licenciatura em Letras Inglês de uma universidade pública brasileira. Esta é uma pesquisa qualitativa em que foi realizado um estudo de caso em uma disciplina obrigatória, com carga horária de 90h, dedicada a desenvolver conhecimentos sobre avaliação. Entende-se avaliação como um mecanismo impulsionador de mudanças no contexto de ensino aprendizagem (Scaramucci, 2006) e, a partir desse entendimento, é importante pensar na formação de professores letrados em avaliação, que saibam consumir e produzir instrumentos avaliativos, além de interpretar os resultados provenientes dessas avaliações (Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018). O letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL) engloba os conhecimentos, habilidades e princípios (Davies, 2008; Giraldo, 2018) necessários para elaborar e implementar práticas avaliativas adequadas em contexto de sala de aula ou fora dele (Fulcher, 2012; Giraldo; Murcia, 2018). A partir desse referencial teórico, buscamos responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1) Quais conhecimentos prévios sobre avaliação da produção oral permeiam o discurso e a experiência dos licenciandos enquanto alunos e professores em formação?; e 2) Que indícios há de desenvolvimento de letramento em avaliação da produção oral após a educação formal em uma disciplina do curso?. Foram utilizadas entrevistas (iniciais e finais), tarefas práticas (iniciais e finais) e observações de aula ao longo do semestre como instrumentos de coleta com os sete participantes matriculados na disciplina. Os dados foram analisados por meio das etapas descritas no método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Inicialmente, os participantes, embora familiarizados com processos avaliativos como alunos, revelaram criticidade em relação a modelos avaliativos pouco transparentes. Ao assumirem o papel de professores-avaliadores, no entanto, surgiram desafios relacionados à adoção de padrões linguísticos estruturalistas e instrumentos limitados, indicando uma carência de repertório teórico e prático. Ao longo do curso, os participantes demonstraram avanços, integrando conceitos teóricos, propondo instrumentos mais elaborados e evidenciando maior autonomia na avaliação de produção oral. A análise pós-instrução revelou aprimoramentos no letramento em avaliação, indicando um progresso significativo para o contexto de formação inicial. Este estudo destaca a importância de incluir a temática no currículo de cursos de licenciatura em língua estrangeira e em programas de formação continuada, reconhecendo a necessidade persistente de desenvolvimento do letramento em avaliação para professores em formação inicial e ao longo de suas carreiras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA construção do letramento em avaliação na formação inicial de professores de inglês : avaliação de produção oral em focopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de línguas - formação inicialpt_BR
dc.subject.keywordLetramento em avaliação de línguaspt_BR
dc.subject.keywordProdução oral - avaliaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to investigate the development of assessment literacy in speaking assessment by students in an English Language Teaching undergraduate program at a Brazilian public university. This is a qualitative research that conducted a case study in a mandatory 90-hour course dedicated to developing knowledge about assessment. Assessment is understood as a mechanism that triggers changes in the teaching-learning context (Scaramucci, 2006). From this perspective, it is crucial to consider the education of assessment literate teachers who are able to consume and produce assessment instruments and interpret the results from these assessments (Quevedo-Camargo; Scaramucci, 2018). Language Assessment Literacy (LAL) encompasses the knowledge, skills, and principles (Davies, 2008; Giraldo, 2018) necessary to develop and implement appropriate assessment practices in or out of the classroom context (Fulcher, 2012; Giraldo; Murcia, 2018). Based on this theoretical framework, we sought to answer the following research questions: 1) What prior knowledge about oral production assessment permeates the discourse and experience of students as learners and future teachers?; and 2) What evidence is there of assessment literacy development in speaking assessment after formal education in a course component? Interviews (initial and final), practical tasks (initial and final), and classroom observations throughout the semester were used as data collection instruments with seven participants enrolled in the course. The data were analyzed through the steps described in the content analysis method proposed by Bardin (2011). Initially, although familiar with assessment processes as students, participants showed critical views regarding unclear assessment models. However, when taking on the role of teacher-evaluators, challenges emerged related to the adoption of restricted linguistic patterns and instruments, indicating a lack of theoretical and practical repertoire. Throughout the course, participants demonstrated progress, integrating theoretical concepts, proposing more elaborate instruments, and showing greater autonomy in speaking assessment. The post-instruction analysis revealed improvements in assessment literacy, indicating significant progress for the context of the pre-service teacher education course. This study emphasizes the importance of including discussions about assessment in the curriculum of foreign language teaching courses and in continuing education programs, recognizing the persistent need for the development of assessment literacy for teachers in initial education and throughout their careers.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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