Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gadelha, Lauana Cristina de Sousa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-17 | - |
dc.identifier.citation | GADELHA, Lauana Cristina de Sousa. Histórias de vida de professoras/es surdas/os no Distrito Federal: educação, línguas, políticas, lutas e sonhos. 2023. 209 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47359 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral apresentar e discutir histórias de vida de professoras/es
surdas/os do Distrito Federal. Como objetivos específicos, este trabalho pretende dar espaço
para as histórias vividas por professoras/es surdas/os do Distrito Federal, a partir do registro e
discussão de suas vivências e lutas. Entendendo que ser surda/o no Brasil é enfrentar uma
sociedade que estabelece padrões únicos e tem dificuldades para lidar com a pluralidade e a
diversidade (GLÁDIS PERLIN, 1998, GESSER, 2009, CASTRO JUNIOR, 2015, ALBRES,
2016, QUADROS E STUMPF, 2018; SKLIAR, 2010). Este trabalho é guiado pela seguinte
pergunta de pesquisa: o que dizem as histórias de vida de professoras/es surdas/os no Distrito
Federal? Esta é uma pesquisa qualitativa (FLICK, 2011) e interpretativista (MOITA LOPES,
1994), com histórias de vida (NÓVOA, 2007), a qual prevê que pesquisadores/as são parte do
próprio processo de pesquisar, o qual não objetiva neutralidade ou objetividade. O material de
pesquisa foi gerado através de entrevistas, realizadas em Libras com gravações em vídeo e,
posteriormente, transcritas em português. Ao todo, foram entrevistadas/os doze professoras/es
surdas/os do Distrito Federal. As entrevistas com as histórias de vida das/os participantes, após
transcritas, foram organizadas como material de pesquisa (FLICK, 2011) e analisadas
criticamente a partir do estabelecimento das seguintes: vida na infância: chegada na família,
relações com familiares; relações sociais interpressoais; educação e vivência escolar; lutas e
conquistas; busca por pertencimento; a escolha da profissão de professor/a; sonhos e futuro; a
relação com as línguas, Libras e português; política e sociedade. As histórias apontam questões
fundamentais para a compreensão da luta da pessoa surda por seus direitos. As histórias
mostram, ainda, importantes questões sobre vida, luta, educação e desenvolvimento da pessoa
surda, o que torna esta pesquisa importante fonte para sensibilização, informação sistematizada
e transformação da área de formação de professores surdos no Brasil e sobre a compreensão do
papel da Libras no país. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Histórias de vida de professoras/es surdas/os no Distrito Federal : educação, línguas, políticas, lutas e sonhos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this study is to present and discuss the life stories of deaf teachers in
Distrito Federal. As specific objectives, this study aims to make room for the stories
experienced by teachers from Distrito Federal based on the recording and discussion of their
experiences and struggles. Considering that being deaf in Brazil is facing a society that
establishes single standards and has difficulties in dealing with plurality and diversity.
(GLÁDIS PERLIN, 1998, GESSER, 2009, CASTRO JUNIOR, 2015, ALBRES, 2016,
QUADROS E STUMPF, 2018; SKLIAR, 2010), this study is guided by the following research
question: what do the life stories of deaf teachers in Distrito Federal say? This is a qualitative
(FLICK, 2011) and interpretive (MOITA LOPES, 1994) research, with life stories (NÓVOA,
2007), which is grounded on the concept that researchers are part of the research itself, which
does not aim at neutrality or objectivity. The research material was generated through
interviews, which were conducted in Brazilian Sign Language with video recordings and, later,
transcribed into Portuguese. A total of twelve deaf teachers from Distrito Federal were
interviewed. The interviews with the life stories of the participants, after being transcribed,
were organized as research material (FLICK, 2011) and critically analyzed based on the
establishment of the following categories: life in childhood; arrival in the family; relationships
with family members; interpersonal social relations; education and school experience; struggles
and conquests; a quest for belonging; the choice of the teaching profession; dreams and future;
the relationship with Brazilian Sign Language and Portuguese; politics and society. The stories
point to fundamental questions for understanding the deaf person´s struggle for their rights. The
stories also demonstrate important questions about life, struggle, education and development of
the deaf people, which make this research a source material for raising awareness and
transforming understanding about Brazilian Sign Language and deaf teachers ́ training in
Brazil. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|