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dc.contributor.advisorBarbosa, Lúcia Maria de Assunçãopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Karine Caroline dept_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T20:47:18Z-
dc.date.available2024-01-18T20:47:18Z-
dc.date.issued2024-01-18-
dc.date.submitted2023-09-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karine Caroline de. Desafios, vivências e estratégias no ensino remoto: professores de língua espanhola e a (auto)formação. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47358-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou os percursos de professores de língua espanhola inseridos no contexto de ensino remoto emergencial (ERE) durante a pandemia do Covid-19, em que as aulas e as atividades precisaram ser, exclusivamente, on-line. O objetivo deste trabalho foi apresentar os principais desafios e as estratégias usadas pelos professores de espanhol durante o período do ensino remoto emergencial, além de evidenciar elementos significativos que possibilitaram a realização das aulas de língua espanhola, mesmo diante dos desafios impostos pela realidade do ERE. Também buscou-se ampliar as reflexões dos professores, tentando compreender e identificar os processos de (auto)formação que os levaram a transformações e estratégias de ensino-aprendizagem no ensino remoto emergencial. As discussões detalhadas sobre os elementos essenciais no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras durante o ERE incluíram tópicos como: a interação (VYGOTSKY, 1991; FIGUEIREDO, 2019; LEITE ARAÚJO, 2021), a motivação (KUSMARYONO; JUPRIYANTO; KUSUMANINGSIH, 2021; KRASHEN, 1987; GARDNER; LAMBERT, 1972), a abordagem nos cursos de línguas (ALMEIDA FILHO, 1993; SANTOS, 2004; PARAQUETT, 2010), a (auto)formação crítica e reflexiva (CAVALCANTE, 2019) e as estratégias de ensino-aprendizagem (FERNÁNDEZ, 2005). O arcabouço teórico foi construído com base no entendimento de que, durante o período de aulas on-line, os professores precisaram se reinventar e se adaptar, na prática, para manter a qualidade de suas aulas. Sob o paradigma qualitativo do estudo, esta pesquisa aplicada desenvolveu-se com professores de língua espanhola que atuaram em escolas de idiomas, em cursos abertos e sequenciais de Brasília (DF), durante a pandemia do Covid-19. A modalidade escolhida para o estudo qualitativo foi o estudo de caso, pois a pesquisa partiu de um contexto particular e específico, o ERE, um momento não criado exclusivamente para a pesquisa (PAIVA, 2019). Os professores foram incentivados a narrar sua prática a partir de um roteiro aplicado para recolhimento das narrativas. Conhecer os percursos de ensino-aprendizagem utilizados pelos professores durante o ensino remoto emergencial mostrou que eles adquiriram uma capacidade (auto)formativa e reflexiva no novo formato de aulas (OLIVEIRA, W.; OLIVEIRA, F.; POMMER, 2020; RADETZKE, GÜLLICH; EMMEL, 2020). Narrando suas vivências, os docentes refletiram sobre os desafios, o trabalho pedagógico, as novas ferramentas de ensino, a abordagem que conduziam e as próprias reflexões pessoais sobre o trabalho no ensino remoto. Diante disso, evidenciou-se uma realidade complexa que foi trabalhar em ambientes remotos na área educacional. Com o objetivo de garantir uma visão abrangente do ensino de línguas em suas práticas on-line, os quatro professores participantes da pesquisa tiveram uma preocupação quanto à visão abrangente do ensino de línguas em suas práticas online, considerando a diversidade linguística e também cultural que a língua espanhola possui, e buscaram refletir sobre a relação língua-cultura como indissociáveis, ou seja, a cultura e a língua partilhando do mesmo espaço (ALMEIDA FILHO, 2002), nas estratégias utilizadas nas aulas. Os resultados do estudo demonstraram que a competência estratégica e reflexiva foram elementos importantes para o ensino de línguas em um meio alternativo com diversas possibilidades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesafios, vivências e estratégias no ensino remoto : professores de língua espanhola e a (auto)formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLínguas estrangeiras - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanholapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study investigated the journeys of Spanish language teachers engaged in the context of emergency remote teaching (ERT) during the Covid-19 pandemic, where classes and activities needed to be exclusively online. The objective of this work was to present the main challenges and strategies used by Spanish teachers during the period of emergency remote teaching, as well as to highlight significant elements that allowed the execution of Spanish language classes, even in the face of challenges imposed by the reality of ERT. Detailed discussions on essential elements in foreign language teaching and learning during ERT included topics such as: interaction (VYGOTSKY, 1991; FIGUEIREDO, 2019; LEITE ARAÚJO, 2021), motivation (KUSMARYONO; JUPRIYANTO; KUSUMANINGSIH, 2021; KRASHEN, 1987; GARDNER; LAMBERT, 1972), approach in language courses (ALMEIDA FILHO, 1993; SANTOS, 2004; PARAQUETT, 2010), (self)critical and reflective formation (CAVALCANTE, 2019), and teaching-learning strategies (FERNÁNDEZ, 2005). The theoretical framework was built on the understanding that, during the period of online classes, teachers needed to reinvent and adapt themselves in practice to maintain the quality of their teaching. With the aim of ensuring a comprehensive view of language teaching in their online practices, the four participating teachers in the research had a concern regarding the comprehensive view of language teaching in their online practices, considering the linguistic and cultural diversity that the Spanish language possesses, and they sought to reflect on the language-culture relationship as inseparable, that is, culture and language sharing the same space (ALMEIDA FILHO, 2002), in the strategies used in the classes. Under the qualitative paradigm of the study, this applied research was developed with Spanish language teachers who worked in language schools, in open and sequential courses, during the Covid-19 pandemic. The chosen modality for the qualitative study was the case study, as the research started from a particular and specific context, ERT, a moment not created exclusively for the research (PAIVA, 2019). The teachers were encouraged to narrate their practice based on an applied script for gathering narratives. Understanding the teaching-learning paths used by teachers during emergency remote teaching showed that they acquired a (self)formative and reflective capacity in the new format of classes (OLIVEIRA, W.; OLIVEIRA, F.; POMMER, 2020; RADETZKE, GÜLLICH; EMMEL, 2020). By narrating their experiences, the teachers reflected on the challenges, pedagogical work, new teaching tools, the approach they conducted, and their own personal reflections on remote teaching. In this work, efforts were also made to broaden teachers' reflections, seeking to understand and identify the processes of (self)formation that led them to transformations and teaching-learning strategies in emergency remote teaching. In view of this, a complex reality of working in remote environments in the educational field was evidenced. The results of the study demonstrated that strategic and reflective competence were important elements for language teaching in an alternative medium with diverse possibilities.en
dc.description.abstract2Este estudio investigó los caminos de los profesores de lengua española inseridos en el contexto de enseñanza remota emergencial (ERE) durante la pandemia de Covid-19, en el que las clases y actividades debían ser exclusivamente online. El objetivo de este trabajo fue presentar los principales desafíos y estrategias utilizadas por los profesores de español durante el período de emergencia de la enseñanza remota, además de resaltar elementos significativos que permitieron llevar a cabo las clases de español, incluso frente a los desafíos impuestos por la realidad del ERE. También buscamos ampliar las reflexiones de los docentes, tratando de comprender e identificar los procesos de (auto)formación que los llevaron a transformaciones y estrategias de enseñanza-aprendizaje en la enseñanza remota de emergencia. Las discusiones detalladas sobre los elementos esenciales en la enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras durante los ERE incluyeron temas como: interacción (VYGOTSKY, 1991; FIGUEIREDO, 2019; LEITE ARAÚJO, 2021), motivación (KUSMARYONO; JUPRIYANTO; KUSUMANINGSIH, 2021; KRASHEN, 1987 ; GARDNER; LAMBERT, 1972), el enfoque en los cursos de idiomas (ALMEIDA FILHO, 1993; SANTOS, 2004; PARAQUETT, 2010), la (auto)formación crítica y reflexiva (CAVALCANTE, 2019) y las estrategias de enseñanza-aprendizaje (FERNÁNDEZ, 2005) . El marco teórico se construyó a partir del entendimiento de que, durante el período de clases en línea, los docentes necesitaban reinventarse y adaptarse, en la práctica, para mantener la calidad de sus clases. Bajo el paradigma cualitativo del estudio, esta investigación aplicada se desarrolló con profesores de lengua española que actuaron en escuelas de idiomas, en cursos abiertos y secuenciales, en Brasilia (DF), durante la pandemia de Covid-19. La modalidad elegida para el estudio cualitativo fue el estudio de caso, ya que la investigación partió de un contexto particular y específico, los ERE, un momento no creado exclusivamente para la investigación (PAIVA, 2019). Se animó a los profesores a narrar su práctica a partir de un guion aplicado para recopilar las narrativas. Conocer los caminos de enseñanza-aprendizaje utilizados por los docentes durante la enseñanza remota de emergencia demostró que adquirieron una capacidad (auto)formativa y reflexiva en el nuevo formato de clase (OLIVEIRA, W.; OLIVEIRA, F.; POMMER, 2020; RADETZKE, GÜLLICH; EMMEL, 2020). Al narrar sus experiencias, los docentes reflexionaron sobre los desafíos, el trabajo pedagógico, las nuevas herramientas didácticas, el enfoque que adoptaron y sus reflexiones personales sobre el trabajo en la enseñanza remota. Ante esto, se destacó una realidad compleja, que era trabajar en ambientes remotos en el área educativa. Con el objetivo de asegurar una visión integral de la enseñanza de idiomas en sus prácticas en línea, los cuatro docentes participantes en la investigación se preocuparon por la visión integral de la enseñanza de idiomas en sus prácticas en línea, considerando la diversidad lingüística y cultural que tiene la lengua española, y buscaron reflexionar sobre la relación lengua-cultura como inseparable, es decir, cultura y lengua compartiendo un mismo espacio (ALMEIDA FILHO, 2002), en las estrategias utilizadas en las clases. Los resultados del estudio demostraron que la competencia estratégica y reflexiva eran elementos importantes para la enseñanza de idiomas en un entorno alternativo con diversas posibilidades.es
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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