Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47356
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AdoniranRibeiroRocha_DISSERT.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMukai, Yukipt_BR
dc.contributor.authorRocha, Adoniran Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T20:41:24Z-
dc.date.available2024-01-18T20:41:24Z-
dc.date.issued2024-01-18-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.citationROCHA, Adoniran Ribeiro. Estratégias de aprendizagem e afetividades: uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47356-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa desta dissertação tem como objetivo geral identificar as estratégias de aprendizagem e verificar sua relação com a afetividade no ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de graduação em Língua e literatura japonesa de uma universidade pública. Para este fim, foram elaborados quatro objetivos específicos. São eles: (1) Identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos para aprender o idioma no ensino remoto durante a pandemia; (2) Identificar as avaliações quanto ao desempenho que os estudantes fazem da própria aprendizagem por meio do ensino remoto emergencial e a qualidade dos recursos utilizados; (3) Identificar como as afetividades influenciaram na aprendizagem de língua japonesa pelo ensino remoto emergencial durante a pandemia; e por último (4) Averiguar a relação entre as estratégias de aprendizagem utilizadas no ensino remoto e a afetividade dos alunos. Para alcançar os objetivos propostos, o pesquisador realizou uma pesquisa qualitativa interpretativista, utilizando narrativa, questionário e entrevista, aplicados de forma on-line e analisando os dados colhidos com base nos referenciais teóricos. Este estudo se baseou em autores da área de estratégias de aprendizagem, como Rebecca Oxford (1990, 2001), O’Malley e Chamot (1990), Brown (2014), Rubin (1975); em autores sobre emoções e afetividades como Humberto Maturana (2002), Arnold (2009, 2011), Barcelos (2015), Arnold e Barcelos (2015), Ramos (2020), Aragão (2011), ente outros. Após a análise de dados verificou-se que os alunos utilizaram predominantemente estratégias de aprendizagem diretas e que a afetividade teve impacto no desempenho dos alunos com emoções negativas advindas do isolamento social diminuindo o rendimento dos estudantes nas atividades. O ensino remoto emergencial trouxe uma série de dificuldades para os estudantes, como dificuldade para se organizar, ter um local adequado para realizar as tarefas, falta de equipamentos adequados para acompanhar as aulas. O desempenho dos alunos também foi prejudicado por problemas emocionais advindos do isolamento social. Os alunos relataram desânimo com os estudos e descontentamento com o próprio desempenho. Isto posto, esta pesquisa demonstrou a importância de se criar ambientes afetivamente acolhedores aos alunos mesmo em ambientes virtuais a fim de diminuir a evasão, e também demonstrou a importância de medidas que visem diminuir a desigualdade no acesso a tecnologias para o ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias de aprendizagem e afetividades : uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remotopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordLínguas estrangeiras - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLíngua japonesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19 - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this dissertation research is to identify learning strategies and examine their relationship with affectivity in emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic. The research was conducted with undergraduate students in the Japanese Language and Literature program at a public university. Four specific objectives were formulated for this purpose. They are as follows: (1) Identify the learning strategies used by students to learn the language in remote teaching during the pandemic; (2) Assess the students' self-evaluation of their learning through emergency remote teaching and the quality of the resources used; (3) Investigate how affectivity influenced the learning of the Japanese language through emergency remote teaching during the pandemic; and finally, (4) Examine the relationship between the learning strategies used in remote teaching and the students' affectivity. To achieve the proposed objectives, the researcher employed qualitative research methods, including narratives, questionnaires, and interviews, which were conducted online. The collected data were analyzed based on theoretical frameworks. This study drew upon authors in the field of learning strategies, such as Rebecca Oxford (1990, 2001), O'Malley and Chamot (1990), Brown (2014), and Rubin (1975). Additionally, authors on emotions and affectivity were consulted, including Humberto Maturana (2002), Arnold (2009, 2011), Barcelos (2015), Arnold and Barcelos (2015), Ramos (2020), Aragão (2011), among others. After analyzing the data, it was found that the students predominantly used direct learning strategies, and affectivity had an impact on their performance, with negative emotions arising from social isolation leading to decreased student achievement in activities. Emergency remote teaching presented various difficulties for students, such as challenges in organization, finding suitable study spaces, and a lack of appropriate equipment to participate in classes. Emotional problems stemming from social isolation also hindered students' performance. The students expressed demotivation in their studies and dissatisfaction with their own performance. Therefore, this research demonstrated the importance of creating emotionally supportive environments for students, even in virtual settings, in order to reduce dropout rates. It also highlighted the significance of measures aimed at reducing inequality in access to educational technologies.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.