Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de | pt_BR |
dc.contributor.author | Bernardes, Isadora Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T16:33:40Z | - |
dc.date.available | 2024-01-17T16:33:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-13 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDES, Isadora Silva. A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos: uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico. 2023. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47318 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Há uma história a ser contada e essa história é a minha experiência com a
Pedagogia Crítica de Projetos (DIAS; COROA; LIMA, 2018; ALBUQUERQUE,
2020), experiência como algo que nos acontece (BONDÍA, 2002). Nesta pesquisa, a
escola é entendida como um lugar de experiências que coaduna com a utilização da
pedagogia crítica de projetos. Por isso, o objetivo desta pesquisa é compartilhar
conhecimento sobre a construção de uma pedagogia crítica de projetos para uma
educação linguística em inglês. Por meio da contação de uma história, desejo
inspirar as/os leitoras/es e contribuir para a construção de comunidades
pedagógicas críticas. Nesta história, que é contada em seis atos, analiso minha
experiência com a pedagogia crítica de projetos em uma escola de inglês onde atuei
por onze anos e construí parte significativa da minha carreira. O primeiro e o
segundo ato são destinados à análise do processo de agenciamento meu e de
outros três docentes, o que foi imprescindível para que essa história acontecesse.
No terceiro ato, detalho o processo de planejamento. O quarto ato, por sua vez, é
dedicado à análise das minhas primeiras experiências com a pedagogia crítica de
projetos. O quinto ato conta a história daquele projeto que sedimentou a nossa
relação com a pedagogia crítica de projetos. Por fim, o sexto e último ato apresenta
meus pensamentos e minhas reflexões acerca da pedagogia crítica de projetos,
entendendo-a como um contínuo vir a ser. Eu (não) termino esta (auto)etnografia.
Faço um ritual de passagem para que outras/os professoras/es e pesquisadoras/es
se sintam convidadas/os a construir novos conhecimentos a partir das suas
histórias. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas docentes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | There is a story to be told and this story is my own experience with Critical Pedagogy
of Projects (DIAS; COROA; LIMA, 2018; ALBUQUERQUE, 2020), being experience
as something that happens to us (BONDÍA, 2002). In this research, school is
understood as a place of experiences, which aligns with the use of Critical Pedagogy
of Projects. Because of this, the objective of this research is to share knowledge
about the construction of a Critical Pedagogy of Projects for language education in
English. Through the telling of a story, I wish to inspire readers and contribute to the
construction of critical pedagogical communities. In this story, which is told in six
acts, I analyze my experience with Critical Pedagogy of Projects at an English school
where I worked for eleven years and built a meaningful part of my career. The first
and second acts are devoted to the analysis of my agency process and that of three
other teachers, which was essential for this story to happen. In the third act, I
describe the planning process. The fourth act is delineated to be space for the
analysis of my first experiences with Critical Pedagogy of Projects. The fifth act tells
the story of that project that established our relationship with Critical Pedagogy of
Projects. The sixth and last act presents my thoughts and my reflections about
Critical Pedagogy of Projects, understanding it as a continuous becoming. I (do not)
finish this (auto)ethnography. What I do is a rite of passage so that other teachers
and researchers feel motivated to build new knowledge from their stories. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|